NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisJorgeasantos : Informaticaconcursos033
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Informática para Concursos– 33ª parte

Conhecimentos Básicos de Microinformática – INTRANET, SEGURANÇA E INTERNET

Neste tutorial segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.

Neste tutorial, serão comentadas e analisadas as informações básicas e instruções gerais de uso da intranet, aspectos de segurança e internet, bem como melhor forma de uso de algumas tecnologias, veremos as formas de uso de meios de acessos e os termos mais usados das tecnologias relacionadas aos assuntos. Será visto também algumas telas, teclas e visualização de ambientes. Estes tipos de informações são cobrados na maioria dos concursos públicos e também no uso diário dentro das organizações.

Todas as marcas e nomes aqui citados têm seus direitos reservados aos respectivos fabricantes, sendo aqui mencionados para efeitos de estudo e pesquisa. Neste tutorial, iniciaremos com estudo de algumas definições, nomenclaturas e meios de acesso.

INTERNET

* Conceitos e informações gerais

Como visto em alguns tutoriais anteriores, a internet pode ser definida como uma rede mundial de comunicação de dados. Trata-se de uma rede interconectada através de uma arquitetura tecnologia chamada TCP/IP que serve de comunicação de dados.

Observe na figura abaixo, um esquema simples de conexão para internet:

No exemplo acima, temos 03 tipos de conexões:

1. Conexão à internet tipo Cable modem ou caracterizado como ADSL (será explicado mais à frente).

2 – Conexão comum tipo Dial Up – telefone tradicional.

3 – Outro tipo de conexão que pode ser VOIP (nova tecnologia) – O que especifica um “DISPOSITIVO QUALQUER”, implica evidentemente em um equipamento que sirva de conexão com a internet.

* Taxas de transferência

É chamados de taxa de transferência os diversos dados que são transmitidos em certo espaço de tempo.

Esta taxa de transferência é medida e definida em bps ( bits por segundo ).

Veja as unidades de transferências:

1 – Kbps

Um Kilobit por segundo (kbps ou kbit/s) é a unidade transmissão de dados igual a 1.000 (mil) bits por segundo. Como exemplo, a maioria das aplicações de áudio tem medições de 4 kbit/s – que é o mínimo necessário para se falar.

2 – Mbps

O megabit por segundo (mbps) é a unidade de transmissão de dados equivalente a 1.000 Kilobits (kbps), ou 1.000.000 de bits transferidos por segundo. Desta forma então, podemos analisar que   1 Mbps = 1.000 Kbps. Observe que como exemplo, a grande parte dos softwares de vídeo são medidos em mbit/s.

3 – Gbps

O Gigabit por segundo (gbps) é a unidade de transmissão de dados e equivale a 1 bilhão de bytes por segundo. Nos cálculos de unidades de medida 01 Gbps = 1000 Mbps

4 – Tbps

O Terabit por segundo (tbps) é uma unidade de transmissão de dados e equivale a 1 trilhão de bytes por segundo. Nos cálculos de unidades de medida 01 Tbps = 1000 Gbps

Tome nota para não esquecer:

1 byte = 8 bits = 1 caractere qualquer (letra, número, etc)

1 bit = 1/8 byte = 1/8 caracteres quaisquer

Observe a tabela abaixo:

* Endereços de host na internet

Observando ainda a primeira figura, porém mais especificamente sobre um computador simples com uma conexão simples dial-up.

O computador pessoal neste cenário é chamado de HOST. Desta forma então um host de internet é uma máquina conectada á rede mundial de computadores.

Esta máquina possui um endereço chamado endereço MAC. O termo MAC, vendo do inglês (Media Access Control) e é o endereço físico do host ou estação, ou ainda melhor falando, da interface de rede, ou seja, trata-se da identificação física da placa de rede de seu computador.

Este endereço MAC, possue 48 bits de tamanho que são expressos em doze dígitos hexadecimais. Os primeiros seis dígitos do endereço MAC são administrados pelo consórcio chamado IEEE e identifica o fabricante da placa de rede ou o fornecedor, os seis últimos dígitos são a identificação da placa de rede.

No mundo não existem duas placas de rede com o mesmo endereço MAC, ou seja, o endereço representado por esta é único e exclusivo. Geralmente estes endereços MAC são gravados na memória ROM e copiados para a memória RAM quando a placa é iniciada juntamente com o sistema operacional e os outros dispositivos de rede.

Ao deixar a fábrica, o produtor do hardware atribui um endereço físico a cada placa de rede, que por sua vez é programado em um chip que fica acoplado na placa de rede.

Assim, o endereço MAC está localizado na placa de rede e se a placa de rede for trocada em um computador, o endereço físico da estação mudaria para o novo endereço MAC. Há dois formatos para os endereços MAC: 0000.0c14.1456 ou 00-01-0d-14-25-57 (exemplos).

Veja abaixo, como obter no seu computador o endereço MAC:

1) Clicar na opção “iniciar” do seu computador

2) Após clicar na opção acima, procure a opção “executar”

3) Ao clicar no item “executar”, abrirá uma caixa de diálogo conforme abaixo:

No campo onde se encontra a opção “abrir”, basta digitar as letras “cmd” e clicar no botão “Ok”.

4) Feito os 3 passos acima abrirá uma tela escura do sistema operacional DOS, veja:

Nesta tela, o usuário irá digital o seguinte comando do DOS: IPCONFIG /ALL

Este comando pode ser digitado em letras maiúsculas ou minúsculas e também pode ser efetuado em qualquer unidade do HD, letras C: D: ou outra qualquer que represente a unidade de disco rígido.

5) No sistema operacional DOS, conforme item anterior, digite e comando IPCONFIG /ALL

A tela abaixo aparecerá, veja no destaque um exemplo de endereço físico de uma placa de rede.

Conforme, falado anteriormente este número é único na internet e representa a identificação de sua placa de rede.

Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.

Até a próxima.


Confira todos os artigos de Informática para Concursos:

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI