NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Neste tutorial segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.
Neste tutorial, serão comentadas e analisadas as informações básicas e instruções gerais de uso da intranet, aspectos de segurança e internet, bem como melhor forma de uso de algumas tecnologias, veremos as formas de uso de meios de acessos e os termos mais usados das tecnologias relacionadas aos assuntos. Será visto também algumas telas, teclas e visualização de ambientes. Estes tipos de informações são cobrados na maioria dos concursos públicos e também no uso diário dentro das organizações.
Todas as marcas e nomes aqui citados têm seus direitos reservados aos respectivos fabricantes, sendo aqui mencionados para efeitos de estudo e pesquisa. Neste tutorial, iniciaremos com estudo de algumas definições, nomenclaturas e meios de acesso.
* Meios e caminhos de acesso
Existem várias formas e meios de acessar a rede mundial de computadores e várias tecnologias de conexões à internet.
Observe na figura abaixo, e veja que a internet liga todo o mundo:
* Tipos de acesso mais usuais:
- Acesso do tipo linha telefônica (fio de cobre par trançado)
1) Acesso Dial – Up
Este é o tipo de conexão da forma discada, ou seja, o usuário tem um telefone em casa e um computador com um dispositivo de fax - modem interno ou externo. Esta linha telefônica pública e analógica onde o usuário paga pelo pulso usado, não transmitindo voz e dada simultaneamente. Sua taxa de transmissão de dados é altamente baixa e a velocidade tráfego na internet lenta e muito pouco viável para que necessite de agilidade e rapidez. Porém esta forma de conexão Dial-Up ainda é muito utilizada.
Observe abaixo, modelo de conexão discada:
Os passos:
1 – Computador PC usa um dispositivo de fax-modem interno/externo para fazer conexão.
2 – Esta conexão é feita junto a um PSTN (Public Switched Telephone Network).
3 – A conexão é recebida pelo provedor discado do acesso à internet.
4 – Os dados passam pela estrutura interna do provedor de internet.
5 – E deste ponto os dados são enviados ao backbone principal que libera o acesso à grande rede de computadores (internet).
Veja um dispositivo de fax-modem externo e interno:
Fax-modem externo
Fax-modem interno
2) ADSL
O termo ADSL é a sigla de Assymmetric Digital Subscriber Line ou “Linha Digital Assimétrica para Assinante”.
Trata-se de uma tecnologia que permite a transferência de dados em alta performance e velocidade por meio de linhas telefônicas tradicionais.
Esta tecnologia, que no princípio era para poucos usuários por ser pouco acessível financeiramente, se tornou mais usual e se encontra hoje em grandes patamares de uso no mercado consumidor. A tecnologia ADSL ou “banda larga” como é conhecida ganha cada mais adeptos em todo o Brasil.
- Funcionamento da ADSL
O serviço de ADSL divide a linha telefônica em três canais virtuais, sendo:
1 para voz;
1 para download;
1 para upload.
Na teoria as velocidades de download podem ir da velocidade de 256 Kbps até 6.1 Mbp. No caso de Uploads as taxas variam entre 16 Kbps até 640 Kbps. É claro que estas velocidades dependem centralmente da infra-estrutura que se está rodando o serviço de ADSL, bem como do fornecedor da tecnologia ADSL.
Observe acima que entre os canais virtuais disponíveis há um somente para voz. Esta repartição de canais permite que o usuário fale ao telefone e ao mesmo tempo navegue na internet, ou seja, não é necessário desconectar para falar ao telefone. Isto foi simplesmente um avanço significativo, pois com o sistema Dial-up (discado), quando o usuário acessa a internet o telefone fica ocupado, inviabilizando, alguém entrar em contato, ou mesmo o próprio dono da linha entrar em contato com alguém quando estiver usando a internet.
De maneira mais simples, o que a tecnologia ADSL faz é aproveitar para a transmissão de dados às freqüências que não são usadas pelo telefone.
Veja abaixo, esquema de funcionamento ADSL:
Entenda os caminhos:
1 – Um computador com placa de rede conectado à uma linha telefônica e um dispositivo de modem que serve de meio físico de conexão.
2 – Para que haja a separação na linha telefônica entre dados e voz é necessário que na parte do usuário tenha um aparelho chamado de Splitter. Neste aparelho o usuário conecta o cabo que sai do aparelho telefônico e o cabo que sai do modem ADSL.
3 – Na parte da central telefônica há também o que chamamos de Splitter. Desta forma quando o usuário realiza uma chamada de telefone (voz), o sinal é repassado para a rede de comutação de circuitos de companhia telefônica (PSTN) e segue pelo caminho normal. Ao usar a internet, o sinal percorre o caminho via DSLAN.
4 – Quando a conexão é feita para internet existe um equipamento chamado de DSLAN (Digital Subscriber Line Access Multiplexer), que é usado para limitar a velocidade do usuário e faz a unificação de diversas linhas ADSL. Este equipamento é o que faz você ter uma navegação a 256 Kbps mesmo se sua conexão suporte 1 Mbps ou 4 Mbps.
Cabe a este equipamento que fica na parte da provedora do serviço ADSL gerenciar todas essas conexões, distribuindo os serviços conforme contratado por cada um.
Observe alguns modelos de modem ADSL:
- Outros tipos de DSL
a) HDSL
Este é a sigla de (High bit Rate Digital Subscriber Line). Este é um tipo de serviço que usa linha simétrica e oferece taxas de transferências de dados de 2 Mbps (formato do padrão brasileiro – 3 pares de fio trançado) ou então uma velocidade de 1.54 Mbps (formato do padrão americano – 2 pares de fio trançado)
b) SDSL
Esta é sigla Single Line Digital Subscriber Line.
Usa o mesmo mecanismo da HDSL, porém com um único par trançado para fazer o serviço de comunicação.
c) VDSL
Sigla de Very Hight bit Rate Digital Subscriber Line.
É um serviço de DSL que trabalha com velocidade de taxas de 13 e 52 Mbps para receber dados e 1.5 e 2.3 para enviar dados, usando para isto um único cabo de fio trançado.
Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.
Até a próxima.
Confira todos os artigos de Informática para Concursos:
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI