NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Neste tutorial segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.
Neste tutorial, serão comentadas e analisadas as informações básicas e instruções gerais de uso da intranet, aspectos de segurança e internet, bem como uma noção geral sobre comunicação de dados e operações em rede, melhor forma de uso de algumas tecnologias, veremos as formas de uso de meios de acessos e os termos mais usados das tecnologias relacionadas aos assuntos. Será visto também algumas telas, teclas e visualização de ambientes. Estes tipos de informações são cobrados na maioria dos concursos públicos e também no uso diário dentro das organizações.
Todas as marcas e nomes aqui citados têm seus direitos reservados aos respectivos fabricantes, sendo aqui mencionados para efeitos de estudo e pesquisa. Neste tutorial, iniciaremos com estudo de algumas definições, nomenclaturas e meios de acesso.
INTRANET
* Conceitos fundamentais sobre Intranet e Arquiteturas II
A intenção deste tutorial não é levar conhecimentos técnicos avançados e soluções em casos, mais sim elucidar a usuários comuns, com uma linguagem simples e enxuta e um grau de instrução geral e básica sobre este assunto de Intranet e Arquitetura TCP/IP. Questões mais técnicas sobre intranet e protocolos e toda a parte de infra-estrutura devem ser pesquisados em outros materiais neste site. Prosseguindo no tema do tutorial, será dada continuação a explicações básicas sobre protocolos e aplicações.
- SNMP
A sigla SNMP significa “Simple Network Management”. Este protocolo é responsável pelo gerenciamento de redes. É mais usado pelas áreas de tecnologia das empresas e serve fundamentalmente para gerenciar tráfego de dados. O SNMP atua na camada de aplicação.
- SMTP
A sigla SMTP significa “Simple Mail Transfer Protocol”. Traduzindo o termo : “Protocolo de Transferência de Simples Mensagens". Este protocolo é usado para enviar mensagens via internet. Por meio desse, é possível ter o endereço eletrônico que grande parte dos usuários utiliza diariamente, exemplo: usuário@gmail.com. Este é um dos protocolos mais antigos do mundo Web.
Falando um pouco de software de correio eletrônico, este tipo de aplicativo surgiu com a finalidade de auxiliar a comunicação e a troca de informação entre as pessoas. Anteriormente ao nascimento deste tipo de aplicativo, os documentos e mensagens eram distribuídos na internet de forma menos ágil. Dessa forma, com a expansão dos serviços na Web, o correio eletrônico tornou-se uma ferramenta bastante utilizada na otimização de trabalhos dentro das organizações ou mesmo na residência dos usuários. O protocolo SMTP atua na camada de aplicação.
O SMTP é mais comumente usado em configurações de programa cliente de recebimento de mensagens eletrônicas. Exemplos deste tipo de programa: Outlook Express e Eudora.
Veja abaixo, uma tela de configuração no programa de correio eletrônico. Não é intuito desse tutorial ensinar configurações deste software, será mostrado apenas para efeito de conhecimento.
1 – Tela principal do Outlook Express
2 – Veja o protocolo SMTP onde é configurado e usado para enviar mensagens de correio eletrônico.
3 – POP
A sigla POP significa “Post Office Protocol”. É protocolo responsável por verificar e transferir mensagens do servidor de mensagens para o computador do usuário. Esse protocolo permite que a mensagem seja visualizada apenas por uma única máquina. O POP é também usado por programas de correio eletrônico para manipulação de mensagens eletrônicas que são armazenadas em uma caixa de correio eletrônico. O protocolo POP, atualmente, se encontra em sua terceira versão.
Observe o protocolo POP3, no mesmo programa de recebimento de mensagens, onde é configurado e usado para receber mensagens de correio eletrônica. O POP3 atua na camada de aplicação.
4 – DHCP
O termo DHCP significa “Dynamic Host Configuration Protocol”. É o protocolo que facilita e otimiza a configuração do número IP das estações de trabalho de uma rede de computadores.
Este protocolo oferece uma configuração dinâmica com concessão de endereços IP de host e distribui outros parâmetros de configuração para clientes de rede de computadores.
A configuração do DHCP é feita diretamente na placa de rede do computador cliente e o serviço é realizado por uma máquina servidor. Para usuários que estão em casa, este configuração somente é utilizada quando o provedor de internet oferece este recurso.
Observe a tela de configuração do Windows XP:
Leia as informações na indicação: “As configurações IP podem ser atribuídas “automaticamente” se a rede oferecer suporte a estes recursos. Caso contrário, você precisa solicitar ao administrador da rede as configurações IP adequados”.
Dessa forma, se a rede que está trabalhando com distribuição automática de IP é o protocolo DHCP que fará este serviço. O protocolo DHCP atua na camada de aplicação.
- TCP
O termo TCP que dizer “Transmission Control Protocol”. Este protocolo verifica se os dados são enviados de forma correta, em uma seqüência apropriada e sem erros pela rede de computador.
Este protocolo é considerado de grande complexidade e não será estudado aqui de forma ampla.
Neste site existem outros tutoriais referenciando o mesmo e com bom apoio de conhecimento. O TCP atua na camada de transporte.
O protocolo TCP tem as seguintes características:
» Orientado à conexão : Apresenta Controle de Fluxo e Erro fim-a-fim.
» É um serviço confiável de transferência de dados, pois garante a entrega de pacotes de dados.
» Ordena as mensagens.
» Existe uma opção de envio de dados urgentes.
- IP
O termo IP significa “Internet Protocol”, ou Protocolo de Internet.
É o protocolo responsável pelo envio de pacotes de dados. O IP é considerado não confiável, pois não garante a entrega de pacotes e, além disso, não é orientado a conexão. O protocolo IP atua na camada Inter-Rede.
- UDP
O termo UDP significa “User Datagram Protocol”. É um tipo de protocolo considerado mais simples e que não é orientado à conexão e também não é confiável. Trata-se apenas de uma simples extensão do protocolo IP e foi arquitetado para atuar em aplicações que não gerem volume muito alto de tráfego na Internet. O UDP atua na camada de Transporte.
- ARP
O termo ARP quer dizer “Address Resolution Protocol”. É responsável pela conversão de endereço IP (lógico) em endereço MAC (físico).
Veja a ilustração abaixo do uso do ARP:
Com o comando efetuado, verifique que é mostrado o endereço IP da máquina e seu respectivo endereço de placa de rede. Os endereços IP e físicos não estão corretos, evidentemente, apenas está sendo usa a tela do sistema DOS para efeito de conhecimento do ARP.
Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.
Até a próxima.
Confira todos os artigos de Informática para Concursos:
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI