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FILTRO DE TUTORIAIS:
Estes tutoriais trarão uma série de tópicos sobre matemática básica de nível primário e secundário e que são pontos fundamentais em concursos públicos realizados, e até mesmo podem servir como fonte de consultas e recursos. Neste tutorial serão tratados assuntos sobre dízimas periódicas, representações fracionárias e exercícios para fixação de conteúdo.
Este tutorial não tem como objetivo ser apenas a única fonte de leitura, sendo necessário o estudo em livros técnicos e um acompanhamento personalizado em questões de maior abrangência, porém serve como uma fonte de direcionamento e consulta.
* Definição
Em tutoriais passados já foi visto que FRAÇÃO é uma ou várias das partes em quantidades iguais em que se divide a unidade ou o todo.
Somente para relembrar:
Veremos mais neste tutorial, todas as operações com frações em um sistema passo-a-passo e como forma de fixar bem as soluções oferecidas, serão analisados e feitos vários exercícios de resolvidos, pois como norma a matemática é aprendida em sua essência por dois aspectos: teoria e MUITA PRÁTICA.
* Adição e subtração com denominadores iguais
Para se efetuar o cálculo com frações com denominadores iguais, siga os exemplos abaixo:
4/20 + 5/20 + 6/20
Neste caso, soma-se ou subtrai-se os numeradores e conserva-se os denominadores:
Resultado da fração acima:
15/20
* Adição e subtração com denominadores diferentes
Neste caso efetua-se a substituição das frações dadas por outra equivalentes, fazendo uso do cálculo do MMC dos denominadores.
1/4 + 1/2 + 2/3
MMC (4,2,3) = 12
Assim:
3/12 + 6/12 + 8/12
17/12
* Exercícios resolvidos para prática
1. Calcule os resultados das expressões
a) 8 1 + 3 2 (Frações com números mistos)
2 5
Solução:
(8 + ½) + (3 + 2/5) =
(8 + 3) + (1/2 + 2/5) =
11 + (1/2 + 2/5) = 11 + (5/10 + 4/10) =
11 9/10
b) 15 5/6 – 2 3/4
Solução:
(15 + 5/6) – (2 + ¾) =
(15 – 2 ) + (5/6 – ¾) =
13 (10/12 – 9/12) =
13 1/12
c) 2 1/3 x 4/5
Solução:
(2 + 1/3) x 4/5 =
2 x 3 + 1_ x 4/5 =
3
7/3 x 4/5 =
28/15 = 1+13/15
d) 1/2 ÷ (1 3/4)
1/2 ÷ (1 + 3/4) =
1/2 ÷ 1 x 4 + 3 = 1/2 ÷ 7/4 =
4
1/2 x 4/7 = 4/14 (fazendo a simplificação pelo número 2)
2/7
* Multiplicação de frações
Os passos para se efetuar uma multiplicação de frações são simples:
1) Multiplicar o numerador, dando origem a outro númerador
2) Multiplicar o denominador, dando origem a outro denominador
Exemplos:
a) 2/5 x 3/2 =
6/10
b) 4/3 x 1/5 x 1/4 =
4/60 (Neste caso podemos simplificar por 4)
1/15
* Divisão de frações
Para dividir uma fração deve-se multiplicar o primeiro número pelo inverso do segundo número da equação dada, ou seja, o dividendo pelo inverso do divisor.
Exemplos:
a) 3/5 ÷ 2/7 =
3/5 x 7/2 =
21/10
b) 2/3 ÷ 1/6
2/3 x 6/1 =
12/3 (Neste caso podemos simplificar)
4
Observe:
Nunca faça contas envolvendo dízimas periódicas (ensinado no tutorial anterior). Faça a troca de todas as dízimas periódicas por frações geratrizes (também comentado no tutorial anterior) antes de efetuar qualquer conta.
* Exercícios resolvidos para prática
a) Quanto vale 3/4 de 480 ?
Solução:
3/4 x 480 =
3 x 480 = 1440/4 = 320
4
Então, dois terços de 480 são 320.
b) João gastou em compras diversas dois quintos da quantia que possuía e ainda lhe resta o valor de R$ 80,00. Quanto João tinha inicialmente?
Solução:
Neste o problema menciona quintos de uma quantia. Assim é possível indicar por 5x.
Inicial = 5x
Gastos = 2/5 de 5x = 3x
Resto = 80,00
Temos então:
5x – 3x = 80
2x = 80
X = 80/2
X = 40
Logo, como a quantia inicial foi representada por 5x, temos então:
5x = 5 x 40 = 200,00
João tinha inicialmente um valor de R$ 200,00
c) Um caderno de 10 matérias custa 2/3 a mais que um caderno de 5 matérias. Juntos eles tem o valor de R$ 24,00. Qual o valor de cada caderno?
Solução:
O preço do caderno 10 matérias foi indicado como 2/3 a mais do preço do outro caderno, temos:
Caderno 5 matérias: 3x
Caderno 10 matérias : 3x + 2/3 de 3x = 3x + 2x = 5x
Juntos os cadernos tem o valor de R$ 24,00
3x + 5x = 24,00
8x = 24
x = 3
Assim:
O caderno de 5 matérias custa : 3x = 3 x 3 = R$ 9,00
O caderno de 10 matérias custa : 5x = 5 x 3 = R$ 15,00
Nas próximas lições veremos mais sobre os principais temas de matemática para concursos.
Até a próxima.
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