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FILTRO DE TUTORIAIS:
Estes tutoriais trarão uma série de tópicos sobre matemática básica de nível primário e secundário e que são pontos fundamentais em concursos públicos realizados, e até mesmo podem servir como fonte de consultas e recursos. Neste tutorial serão tratados assuntos sobre equações do segundo grau, suas principais formas de resolução, exemplos práticos resolvidos, bem como definições sobre o tema.
Este tutorial não tem como objetivo ser apenas a única fonte de leitura, sendo necessário o estudo em livros técnicos e um acompanhamento personalizado em questões de maior abrangência, porém serve como uma fonte de direcionamento e consulta.
* Definição
Como informado em tutoriais anteriores, denomina-se equação do 2º grau com uma variável toda e qualquer equação que esteja na forma:
Onde : a, b, c pertence a R, com a ≠ 0
* Relações entre os coeficientes e as raízes da equação do 2º grau.
Considerando que a equação ax2 + bx + c = 0 e supondo delta maior ou igual a 0, casos estes que existem raízes reais x’ e x”, diferentes ou iguais. Desta forma entre as raízes x’ e x’ e os coeficientes a,b, c desta equação, estabelecemos as seguintes relações:
a) 1ª Relação
A soma das raízes
Se for maior ou igual a, temos:
Adicionando membro a membro 1 e 2, temos a seguinte fórmula.
Logo a soma das raízes é igual a:
Observação:
Se a = 1, estas relações podem ser escritas:
x’ + x” = -b/1 ---> x’ + x” = -b
x’ . x” = c/1 ----> x’ . x” = c
* Exemplo para fixação de conteúdo
Resolva a equação x/x+1 + 3/x -2 = 1/2, U = R – {-1,2}
x/x + 1 + 3/x – 2 = 1/2 ----> x(x – 2) + 3(x + 1) = 1/2
(x + 1). (x – 2)
-> 2x(x – 2) + 6(x + 1) = (x + 1).(x – 2)
2(x + 1).(x – 2) 2(x + 1).(x – 2)
-> 2x2 – 4x + 6x + 6 = x2 – x – 2
-> 2x2 + 2x + 6 – x2 + x + 2 = 0
-> x2 + 3x + 8 = 0
a = 1
b = 3
c = 8
Discriminante:
= b2 – 4ac
= 32 – 4.(1).(8)
= 9 -32
= -23 < 0
Como < 0, a equação não tem raízes reais.
S = ø
2ª relação: Produto das raízes
Se é maior ou igual, temos:
Multiplicando membro a membro de x’ e x”, ou sentença de x’ com x”, temos o seguinte processo:
* Exemplo para fixação de conteúdo
Dada a equação 3x2 – 10x + 3 = 0, temos :
- Soma das raízes
x’ + x” = -b/a --->
x’ + x” = -(-10) = 10
3 3
- Produto das raízes
x’.x” = c/a -->
x’.x” = 3/3 = 1
S = {1 , 10}
3
* Exercícios resolvidos
1) Determine o valor de “m” na equação (m + 2)x2 – 3x + 2 = 0, de modo que a soma das raízes da equação seja igual a 1/4.
Resolução:
Pela relação:
x’ . x” = -(-3) = 3/m + 2 --> (1)
m+2
Pelo problema:
x’ + x” = 1/4 ---> (2)
Fazendo a comparação de (1) e (2), temos:
3 / m + 2 = 1/4
---> 1(m + 2) = 3 x 4
---> m + 2 = 12
---> m = 12 – 2
---> m = 10
Resposta: m = 10
2) Qual deve ser o valor de “p” na equação 3x2 -x + p – 1 = 0, de modo que o produto de suas raízes seja igual a ½ ?
Resolução:
Pela relação:
x’ . x” = c/a ---> p – 1 ---à (1)
3
Pelo problema:
x’ . x” = ½ ----> (2)
Comparando (1) e (2), temos:
p – 1 = ½ --> 2(p – 1) = 3 . 1 ---->
3
2p – 2 = 3
2p = 3 + 2
2p = 5
P = 5/2
Resposta: p = 5/2
Nas próximas lições veremos mais sobre os principais temas de matemática para concursos.
Até a próxima.
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