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As orações subordinadas adverbiais exercem a função sintática de adjunto adverbial da oração principal.
Exemplo:
Eles chegaram quando amanhecia.
oração subordinada adverbial temporal
O fazendeiro vendeu as cabeças de gado porque precisava de dinheiro.
oração subordinada adverbial causal
Observações:
Em sua forma desenvolvida as orações subordinadas adverbiais são introduzidas por conjunções e locuções conjuntivas adverbiais.
Quando reduzidas, não apresentam conjunções ou locuções conjuntivas. O verbo aparece no infinitivo, gerúndio ou particípio.
As orações subordinadas adverbiais são classificadas em função do sentido exposto pela oração. São elas:
TEMPORAL
CAUSAL
CONDICIONAL
PROPORCIONAL
FINAL
CONSECUTIVA
CONFORMATIVA
CONCESSIVA
COMPARATIVA
Expressa idéia de tempo, ou seja, o momento em que acontece ou começa a acontecer o fato da oração principal.
Iniciam-se por: quando, antes que, logo que, assim que, desde que, sempre que.
Exemplos:
Escreva-me sempre que você sentir saudades.
As pessoas começaram a acenar logo que a cantora apareceu na janela.
Expressa a causa do fato originado na oração principal. São iniciadas por: porque, já que, uma vez que, visto que, como.
Exemplos:
Porque era verão, a praia estava lotada.
Uma vez que tinha compromisso importante não aceitou o convite.
Impõe uma condição para que o fato contido na oração principal ocorra. Inicia-se por: se, caso, desde que, a não ser que, uma vez que, contato que.
Exemplos:
Você perderá o emprego caso chegue atrasado.
Aceitarei o cargo desde que a promessa seja cumprida.
O plano dará certo, contanto que a inflação continue sob controle.
Expressa uma relação de proporcionalidade entre o fato da oração principal e da oração subordinada. Inicia-se por: à proporção que, à medida que, quanto mais, ao passo que.
Exemplos:
À medida que a gasolina aumenta vários preços também aumentam.
Quanto mais prometem os políticos, menos acredito neles.
Expressa a finalidade do fato contido na oração principal. Inicia-se por: a fim de que, para que.
Exemplos:
Fizemos à reunião para que todos entendessem o projeto.
Os desabrigados foram enviados aos ginásios escolares a fim de que ficassem protegidos do temporal.
Expressa o resultado do fato relatado pela oração principal. Inicia-se pela conjunção que (precedida de tão, tal, tanto, tamanho).
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Exemplos:
Estudou tanto para o vestibular que passou em primeiro lugar.
O professor foi tão aplaudido que ficou emocionado.
Jesus é tão importante que não podemos viver sem a presença Dele.
Expressa idéia de conformidade com o fato relatado na oração principal. Inicia-se por: conforme, como, consoante, segundo.
Exemplos:
O juiz agiu conforme determina a lei.
Os computadores precisam de bons antivírus, segundo dizem os especialistas em segurança.
As cortinas foram abertas como nos instruíram.
Expressa uma idéia contrária ao fato contido na oração principal. Inicia por: embora, ainda que, mesmo que, se bem que, por mais que, por menos que.
Exemplos:
Por mais que eu estudasse não conseguia entender o problema.
Acredito nas leis, ainda que não sejam respeitadas.
Expressa uma comparação entre o fato expresso pela oração subordinada e o expresso pela principal. Inicia-se por: como, assim como, mais... do que, menos... do que, tão... como, tanto... quanto.
o goleiro era tão rápido quanto o piscar de olhos.
O Brasil tem mais impostos do que serviços públicos decentes.
O problema do computador era menos crítico do que pensavam os especialistas.
A seguir alguns exercícios resolvidos.
1 - (Univ. Fed. Santa Maria-RS) - Leia, com atenção, os períodos abaixo:
I - Caso haja justiça social, haverá paz.
II - Embora a televisão ofereça imagens concretas, ela não fornece uma reprodução fiel da realidade.
III - como todas aquelas pessoas estavam concentradas, não se escutou um único ruído.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as circunstâncias indicadas pelas orações destacadas.
a) tempo, concessão, comparação
b) tempo, causa, concessão
c) condição, conseqüência, comparação
d) condição, concessão, causa
e) concessão, causa, conformidade
Resposta: D
A oração I expressa uma condição para que haja paz: justiça social.
A oração subordinada no item II expressa uma idéia contrária ao fato exposto pela oração principal. A televisão oferece imagens concretas, mas não reproduz fielmente a realidade.
A oração III expressa a causa para não se escutar um único ruído: a concentração de todas aquelas pessoas.
A conjunção como estabelece diferentes relações de sentido entre a oração principal e a subordinada adverbial. Assinale a relação estabelecida.
Como havia chovido na véspera, os caminhões não conseguiram chegar à fazenda.
a) causa
b) conformidade
c) comparação
RESPOSTA: A
A causa para os caminhões não chegarem à fazenda foi a chuva.
Tudo aconteceu como eles haviam previsto.
a) causa
b) conformidade
c) comparação
RESPOSTA: B
O fato realizou-se de acordo, conforme eles haviam previsto.
O que vimos nesse último exercício, a conjunção como adquirindo vários significados, chama-se polissemia conjuntiva.
A conjunção como pode introduzir as seguintes orações:
causal - pode ser substituída pela conjunção porque;
comparativa - equivale a do mesmo modo que;
conformativa - equivale a de acordo com.
As orações subordinadas adverbiais classificam-se em:
TEMPORAL » expressa idéia de tempo.
CAUSAL » expressa a causa do fato originado na oração principal
CONDICIONAL » impõe uma condição para que o fato contido na oração principal ocorra.
PROPORCIONAL » expressa uma relação de proporcionalidade entre o fato da oração principal e da oração subordinada.
FINAL » expressa a finalidade do fato contido na oração principal.
CONSECUTIVA » expressa o resultado relatado pela oração principal.
CONFORMATIVA » expressa idéia de conformidade com o fato relatado na oração principal.
CONCESSIVA » expressa uma idéia contrária ao fato contido na oração principal.
COMPARATIVA » expressa uma comparação entre o fato expresso na oração principal e o expresso pela subordinada.
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