NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisKeniareis : Dicionarioinfo003
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Mini-Dicionário Técnico de Informática- Parte 3

 

Objetivos: O objetivo desse dicionário é conter algumas palavras usadas na informática e que muitas das vezes não sabemos o significado, então com o objetivo de ampliar o conhecimento de quem deseja saber mais sobre palavras técnicas utilizadas na informática.

 

Introdução

 

Na Terceira parte desse tutorial será abordadas palavras de E ,F e G usadas na informática e seus significados.

 

E

 

E-Business » eletronic-business- Todo e qualquer tipo de negócio realizado e administrado com a ajuda da Internet.

 

E-Commerce » eletronic-commerce- Todo e qualquer tipo de relação comercial de compra e venda de produto e/ou serviços, realizada com a ajuda da Internet.

 

ECMA » European Computers Manufactures Association – Associação Européia de Fabricantes de Computadores.

 

E-mail » Sistema de transmissão de documentos e mensagens entre pessoas através do uso de computadores. Na Internet, talvez seja o segundo serviço mais popular, depois das páginas WWW.

 

E-Marketing » eletronic –marketing- Todo tipo de empreendimento de marketing, realizado por uma empresa com a ajuda da Internet.

 

Emulador » Um programa que simula o ambiente de um outro computador. Existem atualmente emuladores para PC e Mac que simulam quase todos os equipamentos antigos, desde vídeo games até sistemas como MSX e Amiga. O problema dos emuladores é que, por trabalharem traduzindo instruções, sempre há perda de desempenho. Ë preciso um Pentium para rodar satisfatoriamente um jogo de Mega Drive, equipamento completamente ultrapassado.

 

Encriptação » Processo que codifica um arquivo por medida de segurança.

 

Endereço IP » Número especialmente desenvolvido para acessar um determinado computador na Internet.

 

Entry Page » Entry page- página de entrada ou home page é a primeira tela(página) que um internauta vê ao visitar um web-site.

 

EPS » Ecapsulated PostScript- Formato de arquivo muito usado na industria gráfica, pois transforma todas as informações contidas num documento ( texto, fotos, ilustração) em linguagem matemática descritiva para ser impressa da maneira mais profissional possível.

 

Ethernet » Um padrão muito usado para a conexão física de redes locais, originalmente desenvolvido pelo Palo Alto Research Center (PARC) da Xerox nos EUA. Descreve protocolo, cabeamento, topologia e mecanismos de transmissão. Os dados trafegam a velocidade nominal de 10 Mbps.

 

Extensão de arquivo » A extensão é um código universal que determina o tipo de arquivo em questão. Sendo a extensão que determina em qual aplicativo o arquivo foi criado.

 

F

 

FAQ » Frequently Asked Questions- As perguntas mais comum sobre algum tema. Para ler antes de perguntar.

 

FAT » File Allocation Table- Tabela de Alocação de Arquivos. Uma tabela, gravada no próprio disco, que indica quais setores estão disponíveis e quais contém dados de arquivos.

 

Feedback » Reação, retorno, resposta.

 

Finger » Programa utilizado para obter informações sobre alguém que tenha um endereço eletrônico na Internet. É indicado o endereço eletrônico da pessoa, o finger procura e devolve a informação relativa a mesma, após Ter inquirido ao computador onde essa pessoa tem a sua caixa de correio.

 

Firewall » Combinação de hardware e software cujo papel é o de filtrar o trânsito de informações entre redes fechadas (como as de uma empresa) e a Internet. Impede que usuários não autorizados entrem nesta rede interna, via Internet, ou que dados de um sistema caiam na Internet, sem prévia autorização. Usa sistemas de monitoração que olham tudo o que entra e sai do servidor e outros protocolos de segurança.

Floppy drive » Unidade de disco flexível e independente.

 

Fonte » Arquivo de fonte digital, que consiste em um conjunto de instruções para reproduzir uma serie de caracteres , de maneira harmônica, que permite a leitura desses caracteres em uma impressora e/ou no monitor.

 

Frame » Moldura, quadro. Quadro de uma pagina HTML. Cada home page pode Ter vários frame, sendo cada um deles, documento distinto.

 

FPS » Frames per Second ou Quadros por segundo- Expressão relacionado ao frame-rate, que indica o numero de quadros por segundo em um jogo, vídeo , ou qualquer outro tipo de imagem em movimento.

 

FQDN » Fully Qualified Domain Name ou Nome Qualificão de Domínio Completo- Tudo aquilo que encontra-se a direita do símbolo @ em um endereço eletronico. Geralmente, identifica-se a designação do país, da instituição e de um computador.

 

Freeware » Programa que pode ser usado gratuitamente. Não é a mesma coisa que domínio publico. O programa continua pertencendo ao seu criador.

 

FTP » Protocolo de Transferência de Arquivos. Ferramenta que permite transferir arquivos e programas de uma máquina remota para a sua e vice-versa na Internet.
Também é utilizado para designar o programa que realiza a transferência dos arquivos.

 

FTP Anônimo » É o uso do protocolo FTP em localidades conectadas à Internet que oferecem acesso público aos seus arquivos, sem a necessidade de identificação ou
senha especial. Normalmente o sistema requer que o login seja "anonymous" e a senha seja o e-mail do usuário.

 

FTP Server » Servidor de FTP- Computador que utiliza aplicativos(software) acessíveis via programa, que usam o protocolo de transferencia de arquivos.

 

Full-Duplex » Quando a informação circula em ambas as direções pela linha de dados. Se utilizarmos uma placa de som full-duplex para conversar pela Internet, poderemos falar e ouvir ao mesmo tempo.

 

FYI » Uma série de documentos sobre a Internet que contêm informações básicas para usuários iniciantes.

 

G

 

G-Line » Recurso usado por IRCops para impedir que determinado usuário ou um grupo deles entre em qualquer servidor da rede. Ao contrário do k-line ele vale em
toda rede, mas costuma durar poucas horas. Geralmente é usado contra quem insiste em usar bots de ataque.

 

Gama » Medida da quantidade de contraste característicos existente em algum suporte, por exemplo, papel, monitor , filme fotográfico.

 

Gamut » O maior intervalo de cores possíveis de produzir com um certo conjunto de tonalidades, num determinado equipamentos ou sistemas.

 

Gateway » O mesmo que roteador. Sistema que interliga duas ou mais redes com diferentes protocolos de comunicação, de modo que seja possível transferir informações entre elas. A Internet é formada por inúmeros roteadores interligados, cada um servindo como meio de conexão para uma rede distintas.

 

Geocities » Serviço pioneiro para hospedar gratuitamente páginas web.

 

Gestalt » Escola de Psicologia Experimental que realizou intensas pesquisas sobre a percepção do homem sobre as formas. O termo Gestalt se tornou sinônimo de boa forma.

 

GIF » Formato de compactação de imagem. As imagens compactadas em GIF não perdem qualidade como no JPG, mas em compensacão os arquivos são maiores. Também existem a ilimitação de 256 cores.

 

Gibabit » Altíssima comunicação de dados- um bilhão de bits por segundo.

 

Gigabyte » Unidade de armazenamento de dados. Um gigabyte eqüivale a 1.024 Megabytes. O tamanho do disco rígido HD é medido em gigabytes.

 

Gopher » Sistema de organização de arquivos através de menus. Ferramenta muito usada com a função de localizar e recuperar arquivos na Internet. O nome "gopher" é proveniente do mascote da Universidade de Minnesota, local onde o projeto foi desenvolvido. Os servidores Gopher podem ser acessados via telnet ou através de um browser. No Brasil, existem servidores Gopher como: ANTARES - Rede de Servicos de Informacao em Ciencia e Tecnologia. Centro de Recursos em Bioinformatica (BBRC), Brasilia, DF. RNP - Rede Nacional de Pesquisa - Rio de Janeiro. Projeto hiperNet - Universidade Federal de Santa Catarina, SC. Universidade de São Paulo. PUC - Rio de Janeiro. Base de Dados Tropical (BDT), Campinas, SP.

 

Guest » Cliente. Numa rede , são os terminais que enviam solicitações ao servidor. Ao abrir uma página qualquer seu micro passa a ser o guest que baixa os arquivos da pagina aberta a partir do servidor(ou host), onde esta hospedada.

 

GUI » Graphic User Interface- Interface grafica que procura facilitar a comunicação homem/máquina, lançando mão de recursos visuais a leitura, como icones, menus interativos , etc.

 

Conclusão

 

Nesta parte do tutorial abordei algumas palavras de E, F e G, usadas na informática. Na próxima parte deste tutorial outras palavras seguindo a ordem alfabética e descrevendo seus significados.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI