NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisKeniareis : Dicionarioinfo004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Mini-Dicinario Técnico de Informática- Parte 4

 

Objetivos: O objetivo desse dicionário é conter algumas palavras usadas na informática e que muitas das vezes não sabemos o significado, então com o objetivo de ampliar o conhecimento de quem deseja saber mais sobre palavras técnicas utilizadas na informática.

 

Introdução

 

Na Quarta parte desse tutorial será abordadas palavras de H, I, J usadas na informática e seus significados.

 

H

 

Handashaking » Sinais enviados entre dois modens para assegurar que a conexão entre ambos foi feita, a velocidade e os protocolos estao corretos e,mais tarde, que os dados foram enviados e aceitos.

 

Hacker » Pessoa maníaca por computador, grande conhecedor de rede e segurança.
Capaz de invadir sistemas de computadores, nem sempre com intenção de provocar dado a usuarios ou frabricantes.

 

Hard disk » Disco rígido interno. Dispositivo usado para armazenar informações.

 

Hardware » Componentes fisicos de um sistema de computador, abragendo quaisquer perifericos como impressoras, modems, mouses.

 

Hexadecimal » Um sistema numerico com 16 digitos, onde os de 1 a 10 são representados por numeros de 0 a 9; e os de 11 a 16 são representados por letras de A a F.

 

Hieraquia » É uma conjunto dos diretorios de um determinado sistema de aquivos, que engloba a raiz e todos os subdiretorios.

 

Hipermídia » Possui capacidade de agregar várias mídias, como texto, hipertexto, imagens, sons, videos, animação em um único arquivo.

 

Hiperespaço » Espaço criado pela Internet entre sistema remotos. Graças a esse espaço criado na web, é possivel estar em dois lugares ao mesmo tempo.

 

Hipertexto » Documento que contens links ou seja ligaçoes não-lineares para outrs documentos, o que permite um processo de leitura não sequencial.

 

Hiperlink » Palavras ou endereços em destaques de uma página da Web que, ao serem clicadas se conectam a outra página ou parte da página.

 

Hit » É um forma questionavel de medir o trafego em um website. Conta-se um hit toda vez que um browser faz uma solicitação a um servidor.

 

Home Pager » O mesmo que Entry Pager ou é a primeira tela que o internauta vê ao visitar um website.

 

Host » Servidor. Numa rede é o computador que hospeda as arquivos ou recursos que serao acessados pelos demais micros da rede.

 

Host Dedicado » Um serviço de hospedagem de páginas web ou outros tipos de servidores, onde o cliente dispões de um serviço exclusivo, que pode ser configurado de acordo com as necessidades e receber atualizações de software e hardaware sempre que necessario.

 

Html » Uma linguagem de formatação de texto desenvolvida no inicio da Internet, mais é padrão até hoje.

 

HTTP » Este protocolo é o conjunto de regras que permite a transferência de informações na Web e permite que os autores de páginas de hipertextos incluam comandos que possibilitem saltos para recursos e outros documentos disponíveis em sistemas remotos, de forma transparente para o usuário.

 

Hub » Dispositivo que une linhas de comunicação em um local central, fornecendo uma conexão comum a todos os dispositivos de rede.

 

I

 

I/O » Entrada e saída- Entrada são os dados que fluem para o seu computador. Saida são aqueles dados que já foram processados.

 

IAP » Provedor de Acesso a Internet.

 

ICQ » Programa de bate-papo desenvolvido pela Mirabilis que permite encontrar pessoas conectadas em tempo real e manter conversas ou sessões de chat. Para isso, é necessario que a outra pessoa também tenha o programa de computador instalado e esteja registrada na rede ICQ.

 

ID » ou username ou ainda nome do usuario, é o endereço que representa uma identidade ou uma conta pessoal em um computador.

 

IDC » Empresas que concentram servidores, links rápidos, salas refrigeradas, equipe tecnica e toda a infra-estrutura para armazenar servidores.

 

Impressão » Ë uma maneira de medir quantas vezes um banner é mostrado, contando-se como uma impressão toda vez que isso ocorre.

 

Inch » Polegada. Uma polegada equivalente a 2,54 cm.

 

Informática » Estudo cientifico de informação automática, compreendendo coleta, armazenamento, classificação, transformação e disseminação da informação.

 

InfoBahn » O mesmo que super-rodovia de informações ou super infohighway. É o conjunto de ligações entre computadores, formando uma rede de redes, com meios de
comunicação extremamente rápidos. Nome usado as vezes abusivamente pela mídia tradicional para designar as redes atualmente existentes, em particular a Internet,
pois a grande maioria delas ainda tem interligações bastante lentas.

 

Input/Output » Entrada /Saida- Duas das três atividades que caracterizam um computador. Entrada e Saida são tarefas complementares de leitura e transferencia de dados ao microprocessador.

 

Interativo » Processo de comunicação, atraves do qual o usuario recebe resposta imediata a um comando dado ao computador.

 

Interface » Placa,conector ou outro dispositivo que conecta componentes de hardware ao computador, para que as informações possam ser transferidas de um local ara outro.

 

Interface Gráfica » É um meio de comunicação ou de transmissão de informações.É um termo bastante generico, usado em relação a um interface, que facilita o uso de um programa.

 

Internet » É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP. Originalmente criada nos EUA, se tornou uma associação mundial de redes interligadas ,em mais de 70 países.

 

Internet provider » Provedor de acesso- Empresa que nos fornece acesso à Internet.

 

Interpolação » Um processo utilizado por scanners e câmeras digitais,entre outros didpositivos, suportado tambem pela maioria dos programas de tratamento de imagebs, que permite aumentar artificialmente a resolucão das imagens, adicionando pontos de cores intermediárias entre os já existentes.

 

Internic » Uma organização americana que atribui números IP únicos a quem os pedir e é também o gestor da raiz (topo da hierarquia) do DNS mundial. Também mantém uma série de informações a respeito da Internet. Você pode acessar estas informações via FTP, utilizando o endereço ftp.internic.net.

 

Intranet » São redes corporativas que se utilizam da tecnologia e infra-estrutura de comunicação de dados da Internet. Utilizadas na comunicação interna da própria empresa e/ou comunicação com outras empresas.

 

IP » O mais importante dos protocolos em que se baseia a Internet. Parte IP do protocolo TCP/IP, é responsável por direcionar os pacotes de informação na rede
da origem até o destino.

 

IRC » Sistema interativo no qual os usuários da Internet podem conversar (através do teclado) em tempo real, possibilitando ainda a transferência de arquivos entre os usuários. Depois do e-mail, é o serviço mais popular da Internet. Existem várias opções de canais, proporcionando maior privacidade. No Brasil, existem vários
servidores de IRC que podem ser acessados através de programas como o Global Chat ou o popular mIRC.

 

ISDN » Integrated Services Digital Network - Permite acessar a Internet a 128 Kbits usando a linha telefônica. Disponível na maioria das cidades, mas pouco usado por causa das altas tarifas.

 

ISO » International Standards Organization- Ë a organização que cria padrões internacionais para diversas áreas, incluindo computadores e internet.

 

ISP » Internet Service Provider- Ë o mesmo que provedor de acesso. Uma companhia que fornece à Internet, a particulares ou empresas, seja através de linha telefônica, ou de tecnologias como ISDN, ADSL, cabo, etc.

 

IT » Information Technology ou Tecnologia da Informação- Área responsável pelo estudo, implementação e desenvolvimento da tecnologia usada para o processamento e armazenamento de informações.

 

J

 

Java » Linguagem de programação multiplataforma, com uma sintaxe parecida com o C++, porém com bibliotecas diferentes. Os programas Java podem ser executados em qualquer sistema operacional, desde que a Java Virtual Machine esteja instalada. Este programa converte o código Java em comandos que o sistema operacional possa executar.

 

JavaScript » Linguagem baseada em scripts, desenvolvida pela Netscape Communications e pela Sun Microsystems, que combinada ao HTML confere mais dinamismo e interatividade às páginas de um site.

 

JPG » Joint Photografic Experts Group- Extensão de arquivos de imagens e fotos, muito usados na Internet, que podem ser demostrados e gerenciados por diversos aplicativos como browsers e o Paint da Microsoft.

 

K

 

KB/S » Kybytes por segundo- Medida de velocidade de transferencia de dados.

 

Kbps » Kbits por segundo- Kbps é a velocidade de tráfego de dados, equivalente a mil bits por segundo. Lembrando que 8 bits eqüivalem a 1 byte.

 

Keyboard » Teclado.

 

Kerning » Medida do espaço existente entre os caracteres que compõem um texto.

 

Keyframe » quadros chave- Um recurso de produção de imagens animadas, onde são criadas apenas algumas das principais cenas, que se tornam as cenas-chaves, de onde as demais animações são criadas.

 

Keyword » Palavra usada em ferramentas de busca ou base de dados, que traz em si o significado de um assunto.

 

Kilobyte » Unidade de medida equivalente a 1024 bytes.

 

Knowbot » Uma ferramenta que permite que sejam pesquisados diversos bancos de dados diferentes a procura de endereços eletrônicos e outras informações sobre usuários da Internet.

 

Conclusão

 

Nesta parte do tutorial abordei algumas palavras de H, I, J e K, usadas na informática. Na próxima parte deste tutorial outras palavras seguindo a ordem alfabética e descrevendo seus significados.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI