NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisKeniareis : Dicionarioinfo009
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Mini-dicionário técnico de informática - última parte

 

Objetivos:

 

O objetivo desse dicionário é conter algumas palavras usadas na informática e que muitas das vezes não sabemos o significado, então com o objetivo de ampliar o conhecimento de quem deseja saber mais sobre palavras técnicas utilizadas na informática.

 

Introdução:

 

Essa é ultima parte desse tutorial será abordadas palavras de  iniciais v,w,x,z usadas na informática e seus significados.

 

V

 

válvula » as válvulas tem seu funcionamento baseado no fluxo de elétrons no vácuo. a idéia é que o filamento metálico da válvula ao ser aquecido, emite elétrons que agitados graças à alta temperatura, conseguem vencer a barreira superficial do metal e fechar o circuito com outro filamento localizado próximo ao primeiro. as válvulas já atingiam freqüências de alguns megahertz, o problema é que esquentavam demais, consumiam muita eletricidade e se queimavam com facilidade. era fácil usar válvulas em rádios, que usavam poucas, mas construir um computador, que usava milhares delas era extremamente complicado, e caro. apesar de tudo isso, os primeiros computadores baseados em válvulas começaram a surgir durante a década de 40, naturalmente com propósitos militares. os principais usos eram a codificação e decodificação de mensagens e cálculos de artilharia. apartir da década de 50, as válvulas foram rapidamente substituídas pelos transistores e mais tarde pelos circuitos integrados e microchips.

 

vapoware » programas ou pacotes de programas que são anunciados para comércio em data definida e são lançados com grande atraso ou nunca são lançados.

 

Como exemplo temos o windows 1.0 anunciado para 1083 mas só apareceu em 1985. uma versão do lótus 123 para os/2 anunciado para abril de 1987 mas somente foi posto a venda em 1991.

 

varredura » método para varrer o feixe de elétrons num crt, através do qual o feixe explora repetidas vezes, da esquerda para a direita, enquanto se desloca de cima para baixo, para cobrir a superfície da tela inteira.

 

velocidade de varredura horizontal » número de linhas varridas por segundo, geradas por uma placa de vídeo com uma determinada resolução.

 

velocidade de varredura vertical » número de varreduras completas da tela do crt executado pelo feixe de elétrons por segundo. ela deve exceder 50 hz para evitar tremulação perceptível.

 

verônica » um poderoso sistema para pesquisa de informações em diversos bancos de dados da internet. a pesquisa é feita em servidores gopher a partir de palavras chaves fornecidas pelo usuário.

 

vesa (vídeo electronic standards association) » interface para controle de monitores de vídeo que a microsoft recomenda para os pcs atuais.

 

vetor de interrupção » único elemento de uma tabela contendo endereços iniciais de rotinas de serviço de interrupção. ele permite à cpu descobrir para onde transferir o controle ao receber uma interrupção.

 

vga » vídeo graphics array èsistema gráfico de vídeo. padrão para monitores de vídeo. permite boa qualidade de imagens. pode ser monocromático (uma cor) ou policromático (colorido).

 

viewer » rama que permite ver um arquivo gravado num determinado formato.

 

Existem portanto viewer de gif, jpeg, postscript, etc.

 

vetor » designar uma imagem que é montada tendo por base cálculos matemáticos. por isso, as imagens vetoriais são muito mais fáceis de serem manipuladas.

 

vírus » programa estranho ao sistema de computador, capaz de copiar e instalar a si mesmo. é concebido para provocar efeitos nocivos ou estranhos a funcionalidade do sistema ou aos dados nele armazenados. pode causar prejuízos irreparáveis ao sistema e ate mesmo ao d.

 

vírus de macro » vírus criado em uma linguagem de macro, que é associado a uma aplicação. é transportado por arquivo de documento usado com essa aplicação e é executado quando o documento é aberto.

 

visões » em banco de dados refere-se a visualização das informações dispostas em forma de listagens independentes das tabelas e organização lógica dos dados.

 

visicalc » visicalc estabelece as planilhas eletrônicas como aplicativo obrigatório em microcomputadores. criado em 1979 pelo estudante do primeiro ano da harvard bussines school, dan bricklin, e por bob frankston, do mit, o visicalc foi uma dádiva dos céus para os usuários de wall street que tinham comprado os primeiros microcomputadores dois anos antes. no início roda no apple ii e era praticamente o único responsável pela venda desta máquina.

 

visual basic » linguagem de programação da microsoft líder de mercado na área de programação para microcomputadores.

 

vram » deo ram - tipo especial de memória dram, próprias  para utilização em placas de vídeo. as placas de vídeo de maior desempenho utilizam vram enquanto que as outras mais lentas utilizam dram.

 

vt100 » tipo de emulação de terminal muito freqüente na internet.

 

vms » virtual memory system- sistema operacional da digital equipment corporation/dec, muito utilizado em dispositivos wap.

 

vrml » virtual reality modeling language- é uma linguagem para criação de mundos virtuais. trata-se de uma serie de comandos que, quando interpretados pelo programa apropriado, permite criar objetos e animações, posicionar câmeras, luzes e assim por diante.

 

voice mail » refere-se a sistema de e-mail (ver) que suporta áudio, permitindo que os usuários remetam e recebam o apropriado arquivo de áudio com a mensagem.

 

W

 

waffle » um programa que possibilita a um bbs tornar-se um site usenet.

 

wap » wireless application protocol ou protocolo para aplicação sem fio- um protocolo de dados desenvolvido para uso em dispositivos sem fio, como celulares, para receber mensagens pela internet.

 

watermark » informações ocultas num sinal de video ou de audio, que permitem criar varios sistemas antipirataria. estes codigos podem orientar o dispositivo a simplesmente não copiar o video; pode distorcer as imagens ou o som durante a copia, prejudicando o resultado final.

 

wais » wide area information serve – sistemas de recuperação de informações usados, para rastrear palavras ou expressoes indexadas dentro dos arquivos e não apenas pelo seu nome. enquando archie, gopher e veronica pesquisam  menus, diretorios e arquivos, o wais procura informações dentro de documentos individuais.

 

wan » wide area network- uma arede que interliga computadores  geograficamente distantes, localizados em outras cidades, estados, ou mesmo do outro lado do mundo.

 

wap weblog » diario on-line. paginas que podem ser criadas na internet sem nenhum conhecimento tecnico, sendo atualizadas diaramente. trazem uma visão pessoal sobre os mais diversos assuntos.

 

wav » waveform audio, o formato nativo de audio da familia windows. os arquivos em wav são gravados de forma não compactada. o formato suporta varias taxas de amostragem. uma musica em wav pode ficar ate 1/10 do tamanho convertida em mp3.

 

whois » whois é um banco de dados de informações sobre domínios, redes, hosts e pessoas, fornecendo um serviço de diretório de usuários da internet.

 

web » “teia”em inglês. é um termo usado para se referir a redes de computadores. o termo surgiu devido o formado de uma teia de aranha lembrar a disposição fisica de uma rede, com cabos interligando os pontos. otermo www significa “word wide web”, ou larga teia mundial, sendo usado com relação à internet.

 

webdesigner » profissional da area de design voltado para a criação digital, em especial no meio internet.

 

webmaster » pessoa responsável por administrar um site na internet. o webmaster é coordenador do site ou pode ser o dono do site.

 

webserver » servido web – computador onde estão hospedada as páginas web.

 

window » janela.

 

win2000 » versão do windows nt, lançado no final de 1999. software para uso corporativo, concorrente do unix, linux e novell.

 

winchester » unidade para armazenamento de informações, programas, dados, etc, normalmente instalado no interior do microcomputador, conhecido como disco rígido ou hd (hard disk) ou ainda hdd (hard disk drive).

 

windows 2000 » ambiente gráfico de trabalho.

 

windows 3.x » ambiente gráfico de trabalho lançado pela microsoft em 1985, passou o restante dos anos 80 como uma espécie de piada. era lento, feio e fraco.

 

Então microsoft lançou o windows 3.0, uma completa versão reescrita, em um festival de hype multimídia de costa a costa cuidadosamente orquestrado na primavera de 1990. acabara o limite de memória de 640 kb do dos (mais ou menos); uma enxurrada de aplicativos chegou, juntamente com um tipo de multitarefa e o ambiente de desktop no qual vive hoje a maioria dos usuários. a versão lançada em 1992, acrescentou velocidade e estabilidade, sem falar no ole, nas fontes true type e nos comandos arrastar-e-soltar.

 

windows 95 » sistema operacional de 32 bits

 

windows 98 » sistema operacional de 32 bits.

 

windows me (milenium edition) » ambiente gráfico de trabalho.

 

windows nt » sistema operacional de 32 bits, para médios e grandes computadores (mainframe) ligados em rede. em 1991, ele era conhecido como os/2 3.0 ou os/2 nt. então a ibm e a microsoft donas do sistema tiveram um pequeno desentendimento e o nt retornou em 1993 e era totalmente windows nt.

 

winsock è programa que capacita o ambiente windows a operar na internet.

 

wireless » sem fios. um termo de moda atual, que refere-se a aparelhos, capazes de transmitir dados via radio, infravermelho ou outra tecnologia que não envolva o uso de fios. já existem varias tecnologias de transmissão de dados sem fio, como o bluetooth.  o principal uso são redes sem fio, hand-helds, celulares e outros tipos de dispositivos portáteis.

 

wmll » inguagem utilizada no wap.

 

word » um dos melhores e o mais utilizado dos editores de textos. fabricado pela microsoft, está na sua versão 2000, mas foi lançado para o ms dos.

 

wordperfect » um dos melhores editores de textos, foi criado pela novell, hoje é propriedade da corel como o nome de corel wordperfect como parte do corel suite, juntamente com demais aplicativos como corel quatro pro corel presentations e corel central.

 

wordstar » criado a partir do primeiro editor de textos o eletric pencil, um editor para escrever manuais de programas. mas o primeiro programa a explorar o potencial da editoração de textos foi o wordstar, criado por seymour rubenstein em 1980.

 

workgroups » trabalho em grupo.

 

workstation » estação de trabalho. este termo é geralmente usado em relação a computadores com um grande poder de processamento. apresentam processadores mais poderosos, maior quantidade de memória ram e sistemas operacionais mais avançados e estáveis como o unix e windows nt.

 

worm » acrônimo de write once read many. 1. ferramenta de busca na rede web; 2. verme programa que, explorando deficiências de segurança de hosts, logrou propagar-se de forma autônoma na internet na década de 80.

 

w3c » órgão que regulamenta as tecnologias que são aplicadas à internet.

 

wysiwyg » what you see is what you get ou o que você vê é o que você tem – ate parece letra de musica mas, na verdade, este termo se refere-se a maioria dos programas que trabalham visualmente uma informação que encontra-se em forma de códigos de programação. em contraste, existem os programas que utilizam marcação, onde é preciso utilizar comandos para formatar o layout de uma pagina. a vantagem dos editores wysiwyg é a facilidade de uso.

 

X

 

x.25 » protocolo de roteamento muito utilizado em redes públicas de pacotes.

 

x.400 » um protocolo que especifica serviços do tipo store-and-forward, sendo o serviço de correio eletrônico message handle system (mhs) o mais conhecido deles, como parte das recomendações osi/iso.

 

x.500 » é um padrão itu-tss/iso para serviços de diretório eletrônico.

 

x86 » família de microprocessadores que mantém esta compatibilidade. criada em 1981 e utilizada até hoje nos processadores da intel, amd. cyrix e outros fabricantes de processadores.

 

xc » microcomputador de baixo custo, compactos, para uso doméstico, com recursos específicos para educação, internet, controle bancário, entretenimento, etc.

 

xerox » corporação americana, responsável pela criação e desenvolvimento da xerografia, técnica responsável pela elaboração de fotocópias de documentos. a xerox é uma empresa envolvida em várias outras áreas da informática como a criação do conceito de placas de rede quando em 1981 lançou a lan star ethernet series.

 

xml » extensible markup language- o xml é uma linguagem para paginas web semelhante ao html ate certo ponto. a principal diferença é que em vez de simplesmente usar tags disponíveis , como no html, é possível criar tags personalizadas. esse é o motivo do nome extensible, algo como extendivel. o xml ainda é um padrão relativamente novo, quem vem ganhando espaço. atualmente, todos os principais browsers suportam o padrão.

 

xms » acrônimo de extended memory specification, ou especificação de memória estendida. é o conjunto de regras para que um programa possa acessar a memória estendida através do dos. esses regras foram desenvolvidas em conjunto pela lotus development, intel corporation, microsoft corporation e pela ast. o dos vem com um gerenciador de memória xms chamado himem.sys.

 

xt » acrônimo de extende tecnology, em português: tecnologia estendida. tipo de pc, xt, que é uma evolução em relação ao primeiro modelo lançado pela ibm. utiliza processador 8088 da intel e eventualmente o modelo 8086. antecessor ao pc at.

 

Z

 

z80 » um processador de 8 bits, fabricado pela zilog corporation, largamente utilizado nos primeiros computadores pessoais, que usavam o sistema operacional cp/m.

 

Ainda é usado em aplicações simples, como por exemplo, processador interno do teclado do pc.

 

zap » método de remoção permanente de um arquivo do disco, de forma que não existe a possibilidade de recuperação. através de um programa como o undelete.

 

zif » (zero inserction force – força de inserção zero) – é um soquete para circuito integrado. o zif implementa uma alavanca que aumenta ou diminui a pressão dos orifícios do soquete nos terminais do chip, o que facilita sua inserção e remoção.

 

zip » formato de compressão. deu origem ao verbo “zipar”, com o sentido de “comprimir”.

 

zip drive » mídia de transporte de media capacidade. dispositivo de armazenamento semelhante a um drive de discos flexíveis. tem uma grande capacidade de armazenagem.

 

zipcode » código de endereçamento postal (cep).

 

zmodem » um protocolo de transferência de dados por modem, com alguns melhoramentos em relação ao xmodem e ao ymodem, em particular, mais rápido.

 

Conclusão

 

Esta é a ultima parte do tutorial onde foi abordada palavras de iniciais v,x,w,z  usadas na informática.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI