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PagerMaker 7.0 – Parte 4

 

Objetivos: Esta é a quarta parte de uma serie de tutoriais sobre PagerMaker. Nesta parte do tutorial você vai conhecer mais alguns recursos necessários para criar vários tipos de publicações.

 

Pré-requisito: Para poder acompanha essa lição e importante que você tenha estudado as primeiras partes desse tutorial.

 

Introdução 

 

Nesta quarta parte desse tutorial continuarei a abordar mais alguns recursos necessários para sua publicação, detalhando-os para que você possa ter mais familiaridade com o software e aprender a criar seus próprios documentos eletrônico de modo fácil e atrativo e passo-a-passo.

 

Recursos básicos para uma publicação

 

Menu Elemento

 

Figura 1.1-Menu Elemento

 

Preenchimento » Permite especificar um padrão no desenho de um retângulo, uma elipse ou um poligono. Um padrão de preenchimento também pode ser aplicado a uma caixa ou elipse selecionada. Com exceção de Nenhum, os padrões são opacos, ocultando tudo o que estiver atrás deles.

 

Linha de contorno » Especifica a espessura da linha e o padrão para a ferramenta retângulo, elipse ou polígono. Você pode especificar, ou seja, personalizar outras espessuras de linha, usando incremento de décimos de ponto, até 800 pontos.

 

Preenchimento e Linha de Contorno » Define os atributos de preenchimento e linha de contorno de um objeto selecionado, inclusive se o preenchimento ou linha de contorno for impressa sobreposta ou vazada em relação aos objetos no fundo, como mostrado na Figura 1.2. Tecla de atalho:car.

 

Figura 1.2-Preenchimento e Linha de Contorno

 

Quadro » Permite anexar um texto e gráficos a um quadro, definir atributos para quadros e os objetos que eles contêm, bem como navegar entre os quadros

 

Figura 1.3- Opção Quadro

 

Vejamos aqui algumas opções do submenu Quadro:

 

Anexar/Separra Conteúdo: Permite mover um texto ou gráfico importado para dentro ou para fora de um quadro. Não estará disponível se o quadro vazio não estiver selecionado com um bloco de texto ou gráfico importado ou se não houver um quadro com conteúdo selecionado. Tecla de Atalho: Ctrl+F

 

Opções de Quadro: Permite especificar o alinhamento e o deslocamento do texto ou dos gráficos dentro de um quadro. Não estará disponível se não houver um quadro selecionado. Tecla de Atalho: Alt+F.

 

Figura 1.4- Opções de Quadro

 

Vejamos aqui algumas opções da caixa de diálogo Opções de Quadro:

 

Posição do Conteúdo: No grupo Posição do Conteúdo você especifica a posição do conteúdo do quadro, tais como alinhamento vertical, alinhamento horizontal opções para quando o conteúdo não caber no quadro.

 

Inserção: No grupo de opções Inserção você determina a localização do ponto de inserção do conteúdo.

 

Alterar para Quadro/Objetos: Permite alternar entre usar um objeto como um retângulo, elipse ou polígono e como um quadro. Não estará disponível se não houver um quadro ou um objeto gráfico selecionado. Tecla de Atalho: Shift+Alt+F.

 

Próximo Quadro: Permite seguir uma trilha até o próximo quadro. Não estará disponível se não houver um quadro ligado a outros quadros ou se não houver um quadro selecionado. Tecla de Atalho: Alt+].

 

Quadro anterior: Permite seguir uma trilha até o quadro anterior. Não estará disponível se não houver um quadro ligado a outros quadros ou se não houver um quadro selecionado. Tecla de Atalho: Alt+[.

 

Remover de Trilhas: Permite remover um quadro de um conjunto de quadros em trilha. Não estará disponível se não houver um quadro ligado a outros quadros ou se não houver um quadro selecionado.

 

Excluir Conteúdo: Permite remover o texto ou um gráfico de um quadro e uma publicação. Não estará disponível se não houver um quadro com conteúdo selecionado.

 

Organizar » Este submenu organiza a ordem de sobreposição de objetos. Não estará disponível se não houver objetos selecionado.

 

Figura 1.5- Organizar objetos

 

Vejamos aqui algumas opçoes do submenu Organizar:

 

Trazer para frente: Move os objetos selecionados para frente de qualquer objeto sobreposto. Não estará disponível se não houver um objeto selecionado ou se nenhuma publicação estiver aberta. Tecla de Atalho: Shift+].

 

Avançar: Move os objetos selecionados para um nível acima em uma pulha de objetos sobrepostos. Não estará disponível se não houver um objeto selecionado ou se nenhuma publicação estiver aberta. Tecla de Atalho: Ctrlt+].

 

Recuar: Move os objetos selecionados um nível acima em uma pilha de objetos sobrepostos. Não estará disponível se não houver um objeto selecionado ou se nenhuma publicação estiver aberta. Tecla de Atalho: Ctrl+[.

 

Mandar para Trás: Move os objetos selecionados para trás de qualquer objeto sobrepostos. Não estará disponível se não houver um objeto selecionado ou se nenhuma publicação estiver aberta. Tecla de Atalho: Shift+[.

 

Alinhar Objetos » Só está disponível se dois objetos estiverem selecionados, conforme mostrado na Figura 1.6.

 

Figura 1.6- Selecionando Objetos

 

Este submenu permite alinhar objetos selecionados em relação uns aos outros e,em seguida, distribuí-los uniformemente, conforme mostrado na Figura 1.7. Tecla de Atalho: Shift+Ctrl+E.

 

Figura 1.7- Alinhar Objetos.

 

Texto em contorno » Permite determinar o fluxo do texto quando encontra um objeto gráfico. O texto interage com um objeto gráfico de três maneiras: pode cobrir o objeto gráfico, contornar os lados de uma forma retângulas ou contornar os lados de uma forma irregular, conforme mostrado na Figura 1.8. Tecla de Atalho:Alt+Ctrl+E.

 

Figura 1.8- Texto de Contorno

 

Vejamos aqui algumas opçoes da caixa de diálogo Texto de Contorno :

 

Opções de Contorno: Especifica o tipo de contorno.

 

Fluxo de Texto: Especifica como o texto deve fluir.

 

Espaço livre milímetros: Especifica a distância do contorno com o elemento gráfico.

 

Contornar com o texto na mesma camada apenas: Contorna o texto na mesma camada em que o elemento gráfico.

 

Agrupar » Combina um ou mais objetos selecionados em um grupo de forma que os objetos sejam tratados com uma unidade ou seja como um único objeto,conforme mostrado na Figura 1.9. Tecla de Atalho: Ctrl+G.

 

Figura 1.9- Objetos Agrupados

 

Desagrupar » Descombina um objeto combinado pelo comando Agrupar, conforme mostrado na Figura 2.0.

 

Figura 2.0. Objetos desagrupados

 

Travar Posição » Mantém os objetos no lugar. Você pode alterar os atributos de um objeto travado contanto que a alteração não afete o tamanho ou a posição do objeto: Tecla de Atalho:Ctrl+L.

 

Destravar » Desfaz a ação do comando Travar Posição, permitindo a movimentação do objeto selecionado. Tecla de Atalho: Alt+Ctrl+L.

 

Mascarar » Permite cobrir uma parte de um objeto de modo que apenas uma parte apareça de uma forma desenhada, conforme mostrado na Figura2.1. Tecla de Atalho: Ctrl+6.

 

Figura 2.1- Objetos mascarados

 

Retirar a mascara » Permite desfazer uma mascara selecionado o objeto de mascaramento ou o objeto mascarado. Tecla de Atalho: Shiftl+6.

 

Imagem » Opções para alterar imagens a partir do PagerMaker, caso não tiver nenhuma imagem na publicação, utilize o comando arquivo » Importar, com isso você escolher a imagem que você que trabalhar. Depois da imagem escolhida deve–se selecionar uma imagem para ser disponibilizar as seguintes opções:

 

Controle de Imagem: Permite alterar a aparência de uma imagem de bitmap selecionada caso ela seja um elemento gráfico do tipo pintura ou uma imagem TIFF digitalizada. Não é possível usar controle de imagem com EPS, elementos gráficos do tipo desenho ou imagens coloridas a não ser que tenham sido salvos como arquivos TIFF ou de pintura.

 

Origem do CMS: Permite selecionar um perfil de origem de uma imagem colorida ou de bitmap em uma publicação.

 

Efeitos dos Photoshop: Permite escolher um recurso adicional compatível com a Adober Photoshop diretamente do PagerMaker, quando um TIFF CMYK ou RGB estiver selecionado.

 

Espeficificações do Polígono » Permite alterar a forma dos polígonos, conforme mostrado na Figura 2.2. Você pode mudar o número de lados de até 100 e o grau do ângulo no qual os lados se encontram para formar uma estrela. Se não houver um objeto selecionado, a definição escolhida torna-se o padrão para os polígonos desenhados no PagerMaker. Não estará disponível se o objeto selecionado não for um polígono desenhado no PagerMaker.

 

Figura 2.2- Especificações de Polígono.

 

Cantos Arredondados » Permite selecionar a forma dos cantos quando é selecionada uma caixa desenhada no PagerMaker, conforme mostrado na Figura 2.3. Se nenhum objeto estiver selecionado, a definição escolhida torna-se o padrão para as caixas desenhadas no PagerMaker. Não estará disponível se o objeto selecionado não for uma caixa desenhada no PagerMaker.

 

Figura 2.3- Cantos Arredondados

 

Informações do Vinculo » Exibe informações de vinculo sobre um objeto selecionado, na publicação aberta do PagerMaker, conforme mostrado na Figura 2.4.

 

Figura 2.4- Informações de Vinculo.

 

Nota: De acordo com a imagem selecionada, vai abrir os arquivos vinculados a ela. No meu caso foi selecionado um objeto que importei da pasta Kenia-nãoapagar,e quando selecionei a opção informações de vínculos, foi aberta a pasta em que se encontra a imagem selecionada na minha publicação e outras imagens vinculados a ele.

 

Opções de Vinculo » Permite controlar a maneira pela qual o PagerMaker trata os arquivos vinculados, conforme mostrado na Figura 2.5. Você pode armazenar um arquivo vinculado no arquivo de publicação, atualizar o objeto vinculado quando o original for atualizado e fazer com que o PagerMaker o avise quando um arquivo vinculado for atualizado.

 

Figura 2.5- Opções de Vinculo

 

Não imprimível » Especifica um objeto selecionado como não imprimível de forma que ele não possa ser impresso. Você pode ocultar ou exibir objetos não imprimíveis no PagerMaker.

 

Remover Transformação » Remove a rotação, a inclinação e o reflexo de um objeto selecionado. Não estará disponível se nenhum objeto estiver selecionado ou se o objeto selecionado não tiver sigo girado, inclinado ou refletido.

 

Conclusão

 

Nesta parte do tutorial, abordei alguns recursos necessário para criar uma publicação e manipulá-la de acordo com a tarefa que você deseja executar. Através do menu elemento é possível você trabalhar e manipular o seu texto e sua imagem de acordo com a necessidade de sua publicação. Na próxima parte desse tutorial continuarei a abordar mais recursos necessários para sua publicação, detalhando-os passo-a-passo.

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