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PagerMaker 7.0 – Parte 5

 

Objetivos: Esta é a quinta parte de uma serie de tutoriais sobre PagerMaker.

Nesta parte do tutorial você vai conhecer mais alguns recursos necessários para criar vários tipos de publicações.  

 

Pré-requisito: Para poder acompanha essa lição e importante que você tenha estudado as primeiras partes desse tutorial.

 

Introdução

 

Nesta quinta  parte desse tutorial continuarei a abordar mais alguns recursos necessários para sua publicação, detalhando-os para que você possa ter mais familiaridade com o software e aprender a criar seus próprios documentos eletrônico passo-a-passo.

 

Recursos básicos para uma publicação

 

Menu Utilitários

 

Figura 1.0- Menu Utilitários

 

No menu utilitários temos as seguintes opções :

 

Recursos Adicionais » Exibe uma lista de Recursos instalados no PagerMaker. Nos iremos ver apenas os recursos adicionais mais importantes:  

 

Figura 1.1- Lista de Recursos Adicionais.  

 

Alterar Caixa: Permite alterar as caixas do texto entre Caixa Baixa, Caixa Alta, Caixa de Titulo, Caixa de Frase e ainda Alternar Caixa. Você deve primeiro selecionar o texto que deseja alterar para depois acionar a opção.

 

Figura 1.2- Alterar Caixa

 

Capitular: Você pode criar ou remover letras iniciais maiúsculas grandes ou capitulares no inicio de um parágrafo ou na margem junto a um parágrafo. Você deve selecionar o caracter a ser capitulado.

 

Figura 1.3- Capitular

 

Contador de Palavras: Ao abrimos a caixa de diálogo Contador de Palavras, vamos ver nela a descrição da quantidade de Caracteres, Palavras, Frases, Parágrafos, Blocos de Texto e Matérias da Publicação ativa.

 

Figura 1.3- Contador de Palavras

 

Criar Brochura: Abre uma caixa de dialogo onde se permite criar uma brochura ou seja paginas opostas. Você deve estar com sua publicação aberta para utilizar esta opção. Terminadas as especificações para a brochura nesta caixa de dialogo, o PagerMaker fechará sua publicação ativa e criará uma outra com as especificações que você deu para a brochura. 

 

Figura 1.4- Criar Brochura

 

Nesta caixa de diálogo temos as seguintes opções :

 

Tamanho : especifica o tamanho das páginas opostas(brochura).

 

Página em Branco: Insere uma página em branco entre as páginas da brochura ( especifique a localização da página em branco na caixa de listagem de página, que fica ao lado ).

 

Inverter: Inverte a ordem das páginas

 

Excluir: Exclui uma página selecionada na caixa de listagem de páginas.

 

Reverter: Reverte as alterações feitas nas páginas.

 

Lay out: permite especificar o tipo de brochura: Nenhum, Costura( 2 a 2), Encadernação Colada( 2 a 2), consecutiva ( 3 a 3) e consecutiva ( 4 a 4 ).

 

Desnível total:  especifica o tamanho do desnível total.

 

Espaço da Medianiz: determina o espaço da medianiz ( espaço entre uma e outra página oposta ).

 

Equilibrar Colunas : para utilizar esta opção , você deve primeiramente selecionar dois ou mais blocos de textos contidos em colunas separadamente. Ele irá permitir que se alinhe as colunas inferiormente ou superiormente e ainda acrescentar linhas .

 

Figura 1.5- Equilibra Colunas

 

Gerenciador de Grades: gerencia a inserção de guias como colunas, réguas e linha de base.

 

Figura 1.6- Gerenciador de  Grades

 

Nesta caixa de diálogo temos as seguintes opções:

 

Aplicar: este grupo de opções permite configurar se as definições de grade serão aceitas pela página mestra ou apenas algumas páginas da publicação. Em opções você configura os tipos de grade que irão ser aceitas pela publicação.

 

Definir grade: Neste grupo de opções você define os tipos de guia e suas respectivas distâncias, tais como : numero de coluna, linhas e tamanho da medianiz.

 

Copiar Guias : Copia guias de outras páginas.

 

Salvar Grades : Salva as configurações de grades de uma publicação. Ela abrirá uma caixa permitindo o salvamento de arquivo com extensão GRD. Selecione-o e mande abrir.

 

Carregar grades: abre um arquivo de configuração de grade com extensão GRD. Selecione a unidade de disco e diretório onde encontra-se o arquivo. Selecione-o e mande abrir.

 

Limpar: deleta  todas as grades ( linhas guias, guias de coluna e linhas de base ) da publicação.

 

Aplicar:aplicar as configurações feitas nesta mesma caixa de dialogo.

 

Marcadores e Numerações: Insere marcadores ou numeração a um texto previamente selecionado.

 

Figura 1.7- Marcadores e Numerações

 

Nesta caixa de diálogo temos as seguintes opções :

 

Estilo de marcação :  define o tipo de marcador a ser inserido.Clicando no botão editar você consegue buscar outros tipos de marcadores.

 

Intervalo: determina as quais textos devem ser aplicados os marcadores ou numerações.

 

Números: clique no botão número para aparecer as opções de números.

 

  

Figura 1.8- Estilo da Numeração

 

Estilo de numeração : Configura os tipos de numeração( arábico, romano ou Alfabético), se existe algum caracteres separador entre as numerações e o texto e ainda em qual numero irá a numeração.

 

Remover: Remove marcadores e numeração aplicadas por esta opção. Você deve selecionar o texto de onde os marcadores e ou numeração estão atuando e escolher o botão Remover.

 

Moldura: cria uma moldura envoltória ao objeto selecionado.

 

Figura 1.9- Moldura

 

Nesta caixa de diálogo temos as seguintes opções :

 

Estender:  configurar a distância da moldura com o objeto.

 

Moldura Vazada: configura a moldura a sobrepor o interior vazadamente.

 

Atributos: Abre a janela Preenchimento e Linha de Contorno, permitindo configurar especificações para a moldura.

 

Remover: Remove uma moldura de um objeto.

 

Localiza » Localiza um texto, caracter ou uma formatação( Fonte, Tamanho etc. ) especificada no texto selecionado, em uma matéria completa, em todas as matérias da publicação ativa ou em todas as matérias de todas as publicações abertas. Disponíveis somente na visualização da matéria. Tecla de Atalho: Ctrl+ F.

 

Figura 1.10- Localizar

 

Nesta caixa de diálogo temos as seguintes opções :

 

Localizar: digite palavras em que deseja localizar.

 

Opções: opções para respeitar caixa alta/baixa ou não e Palavra inteira ou não.

 

Documentos a pesquisar: pesquisa apenas na matéria atual ou em outras matérias da publicação.

 

Matéria a pesquisar: pesquisar apenas na matéria atual ou em outras matérias da publicação.

 

Localizar: localiza a palavra desejada com todas as condições de localização especificada nesta mesma opção Localizar.

 

Atributos de Caractere: abre uma caixa de diálogo onde você pode especificar condições de caractere para localizar a palavra desejada, conforme mostrado na Figura 1.11.

 

Figura 1.11- Atributos de Caracteres

 

Atributos de Parágrafos: abre uma caixa de diálogo onde você pode especificar condições de parágrafos para localizar a palavra desejada, conforme mostrado na Figura 1.12.

 

Figura 1.12- Atributos de Parágrafos

 

 Localizar Próxima » Usado após ter sido especificado um texto, caracteres ou uma formatação( Fonte, Tamanho etc.) com o comando Localiza, este comando localiza a próxima ocorrência. Disponível somente na visualização da Matéria, após ter sido usado o comando Localizar. Tecla de Atalho: Ctrl+G

 

Alterar » Localiza e substituir um texto, caracteres ou uma formatação( Fonte, Tamanho, etc) especificada, no texto selecionado, em uma matéria inteira, em todas as matérias da publicação ativa ou em todas as matérias de todas as publicações abertas. Disponível somente na Visualização  da Matéria, conforme mostrado na Figura 1.13. Tecla de Atalho: Ctrl+H.

 

Figura 1.13- Alterar

 

Ortografia » Verifica e ajuda a corrigir erros gramaticais básicos e de ortografia, no texto selecionado, em uma matéria inteira, em todas as matérias da publicação ativa ou em todas as matérias de todas as publicações abertas. Disponível somente na visualização da matéria, conforme mostrado na Figura 1.14.Tecla de Atalho: Ctrl+L.

 

Figura 1.14- Ortografia

 

Nesta caixa de diálogo temos as seguintes opções :

 

Iniciar:  iniciar o corretor ortográfico, procurando por possíveis erros.

 

Substituir: substitui palavras com erro ortográfico por uma palavra selecionada na caixa de listagem de sugestões.

 

Incluir: inclui palavras com possível erro ortográfico no dicionário.

 

Opções: opções de grafias alternativas e mostrar as palavras com erros repetitivos.

 

Documentos a pesquisar: pesquisa erros na publicação atual ou em todas as publicações abertas.

 

Matérias a pesquisar: pesquisa erros no texto selecionado dentro da matéria, na matéria atual ou ainda em todas as matérias que se encontram abertas.

 

Livro » Compila duas ou mais publicações do PagerMaker em um livro e cria uma lista de nomes das publicações. È possível compilar um índice e um sumario de todas as publicações no livro e imprimir todas as publicações em forma de livro de uma vez.

 

Figura 1.15- Lista de Publicação

 

Entrada de Índice » Abre uma caixa de diálogo para definir uma entrada de índice no ponto de inserção. Não estará disponível se não houver um texto ou ponto de inserção selecionado.

 

Figura 1.16- Entrada de Índice.

 

Exibir Índice » Exibe todas as entradas de índice da publicação ou do livro ( uma seção de índice por vez) para revisão e edição. Para visualizar as entradas da publicação atual em um livro, pressione Shift enquanto escolhe este comando.

 

 

Figura 1.17- Exibir Índice.

 

Criar Índice » Compila e formata as entradas de índice de toda a publicação em forma de livro ou apenas publicações ativas em uma única matéria que você pode, em seguida, fazer fluir.

 

Figura 1.18- Criar Índice.

 

Criar Sumário » Gera um Sumário composto de todos os parágrafos da publicação ativa em forma de livro ou apenas da publicação ativa cujo atributo Incluir no Sumario está ativado na caixa de diálogo Especificações do Parágrafo.

 

 

Figura 1.19- Criar Sumário.

 

Definir cores » Permite criar e editar cores personalizadas, que podem ser aplicadas a textos ou gráficos. Você também pode importar bibliotecas de cores padronizadas e personalizadas.

 

Figura 1.20- Definir cores .

 

Nesta caixa de diálogo temos as seguintes opções :

 

Nova: abre a caixa de dialogo opções de cores, criando uma nova cor com as devidas configurações desta caixa de dialogo opções de cores.

 

Figura 1.21- Opções de Cores .

 

Editar: abre a caixa de dialogo Opções de Cores, permitindo editar uma cor selecionada na caixa de listagem de cores.

 

Figura 1.22- Opções de Cores .

 

Importar : abre a caixa de diálogos Importar Cores, permitindo selecionar um arquivo para se copiar todas as cores existentes nele próprio.

 

Figura 1.23- Importar cores .

 

Remover: remove uma cor selecionada na caixa de listagem de cores.

 

Remover o que não foi usado: remove todas as cores que não foram utilizadas ainda na publicação.

 

Conclusão

 

Nesta parte do tutorial, abordei alguns recursos necessário para criar uma publicação e manipulá-la de acordo com a tarefa que você deseja executar. Através do menu utilitários é possível você ter acesso a vários recursos oferecidos pelo PagerMaker  e assim formatar  o seu texto  de acordo com a necessidade de sua publicação. Na próxima parte desse tutorial continuarei a abordar mais recursos necessários para sua publicação, detalhando-os passo-a-passo.

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