[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalTutoriaisLucineiagomes : Msproject006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

FILTRO DE TUTORIAIS:




 

MsProject -  Módulo 06

 

Objetivos:

 

Este é o sexto módulo de MsProject, nele veremos a continuação de calendário ( base, projeto e recurso) e também como aplicar calendário a uma tarefa.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, é aconselhável você ler a lição anterior. Bons estudos!

 

Calendário

 

Antes de darmos continuidade ao projeto Escola, falaremos um pouco mais sobre o calendário. Os calendários produzem como soluções atribuídas a tarefas agendadas e como as próprias tarefas são agendadas. Os calendários base são conjuntos de dias e períodos de trabalho e de folga que os três outros tipos de calendários usam:

 

1 – Calendário base: Os calendários base possui capacidades de ser utilizados para o calendário do projeto e os calendários de tarefas oferecem a base dos calendários de recursos. Os calendários de recursos e do projeto encontram quando o trabalho nas tarefas pode acontecer, garantindo que os recursos sejam agendados apenas quando estiverem livres para o trabalho.

 

» Os calendários de projeto afetam o modelo que se refere a quando as tarefas são agendadas.

 

» Os calendários de recursos afetam um recurso ou categoria de recursos específica.

 

» Os calendários de tarefas aceitam que as tarefas tenham um calendário diferente do calendário do projeto.

 

Os calendários se colocam somente aos recursos de trabalho e não aos recursos materiais.

 

Estes calendários são totalmente diferentes do modo de exibição Calendário, que exibe a agenda do projeto em um formato de calendário.

 

Os calendários base também são aqueles em que os calendários de recursos se baseiam. Pode-se também optar por um calendário base para ser o calendário do projeto padrão e pode-se colocar um calendário base a tarefas como um calendário de tarefas. No MS Project são fornecidos três calendários base que são:

 

Figura 01 – Tipos de calendário.

 

» Padrão: é o calendário base que é utilizado por padrão para os calendários de tarefa, de recursos e do projeto. Esse calendário cogita uma agenda de trabalho tradicional: de segunda-feira a sexta-feira, de 8:00 às 17:00, com uma hora de intervalo.

 

» 24 horas: cogita uma agenda sem nenhum período de folga. Pode-se utiliza-lo quando os recursos e as tarefas forem agendados para diferentes turnos do dia ou da noite ou quando os recursos de equipamento trabalharem nas tarefas consecutivamente.

 

» Turno da noite: cogita uma agenda de turno noturno de segunda-feira à noite até sábado de manhã, das 23:00 às 8:00, com uma hora de intervalo.

 

Pode-se também desenvolver seus próprios calendários base. Isso será especificamente viável se possuir agendas alternativas para diversos recursos como, suponha que, uma agenda de meio período, uma agenda de turno diversificada, uma agenda de turno de 12 horas ou uma agenda de fim de semana.

 

2 - Calendário do projeto: este calendário aponta a agenda de trabalho padrão para todos os recursos atribuídos a um projeto. Por exemplo, o calendário base Padrão é o calendário do projeto. As horas do período de trabalho determinadas no calendário Padrão são as folgas e as horas de trabalho padrão de cada recurso.

 

Podem-se configurar as horas e dias de trabalho do calendário do projeto para que cogitem as horas e dias de trabalho de qualquer pessoa que encontram-se trabalhando no projeto. Pode-se mencionar períodos de folga normais, assim como folgas especiais “feriados da empresa”. Pode-se também mostrar outros períodos de folga a fim de cogitar os períodos em que toda a equipe estará trabalhando em atividades não relacionadas ao projeto.

 

Caso possua agendas alternativas em que uma série de recursos trabalhe como, por exemplo, agenda de meio período, agenda de turno diversificado ou uma agenda de 24 horas, você terá capacidade de configurar e aplicar um calendário base individual.

 

3 - Calendário de recursos: As horas de trabalho e folgas determinadas no calendário do projeto é o tempo de cada recurso ou grupo de recursos. Melhor dizendo, o calendário de recursos quando se inicia é parecido ao calendário do projeto.

 

Caso você queira, poderá personalizar os calendários dos recursos individuais para mostrar horas de trabalho específicas, férias, licenças de faltas e etc. Essa forma pode ajudá-lo a desenvolver uma agenda mais correta, principalmente se possuir diversificações significativas no período de trabalho dos recursos. O MS Project apenas agenda os recursos quando eles encontrarem livres, de maneira com seus calendários de recursos.

 

Caso possua agendas alternativas em que a seqüência de recursos trabalhe como, suponha que, uma agenda de meio período, uma agenda de turno variável ou uma agenda de 24 horas, poderá configurar e aplicar um calendário base individual. O calendário base que se desenvolva torna-se o calendário dos recursos selecionados. Pode-se personalizar os calendários individuais das agendas dos recursos individuais. Caso modifique os períodos de trabalho no mesmo e o recurso for direcionado a uma tarefa, a mesma será agendada no decorrer do tempo de trabalho no calendário de recursos.

 

O que tem em comum às opções de calendário e os calendários de períodos

 

O calendário do projeto e os calendários dos recursos de períodos de trabalho são utilizados para situar quando os recursos encontrarem-se livres para serem agendados para as tarefas. Pode-se também utilizar os calendários para situar um dia de trabalho ou uma semana de trabalho mais curta para todos os recursos. Suponha que, é admissível que se queira configurar um dia de cinco horas e uma semana de vinte e cinco horas para lidar com tarefas não pertencentes ao projeto e pelas quais os recursos são responsáveis. Caso você modifique os períodos de trabalho, seja consciente que o MS Project ainda trabalhará com base no calendário de oito horas por dia e de quarenta horas por semana até que se modifique o modo como ele calcula as durações e outras abreviações de tempo colocadas. Para que o MS Project decifre um dia como cinco horas ou uma semana como vinte e cinco horas, será necessário modificar as configurações para isso vá ao menu Ferramentas -> Opções -> Calendário.

 

Figura 02 – Caixa de diálogo Opções.

 

Na aba Calendário, como mostra na figura acima pode-se colocar as horas de início e término padrão de quaisquer datas implantadas no MS Project .Pode-se também estabelecer o número de horas de um dia, o número de horas de uma semana e o número de dias de um mês. Se você mostrar que tem cinco horas em um dia, quando colocar uma duração de um dia para uma tarefa, o MS Project a agendará como um dia de cinco horas, independente se os recursos estiverem atribuídos ou não. Dessa maneira, quando colocar um período de uma semana para uma tarefa, o MS Project a agendará como uma semana de vinte e cinco horas.

 

Quando comparar os padrões de agendamento de tarefas com os calendários dos recursos, pode-se afirmar que sua agenda apareça, de maneira correta, os dias e semanas de trabalho do projeto.

 

Aplicando um calendário a uma tarefa

 

Para fazer a aplicação do calendário a uma tarefa siga os passos abaixo:

 

» Vá até o menu Exibir -> Gráfico de Gantt.

 

Figura 03 – Menu Gráfico de Gantt.

 

» A aparência do MS Project ficará como ma figura a seguir:

 

Figura 04 – Tem do MS Project.

 

» Em Nome da tarefa, selecione a tarefa à qual você quer atribuir um calendário. No nosso caso insira a tarefa Reunião com professores, como mostra abaixo:

 

Figura 05 –Nome da tarefa.

 

OBS: Veremos nos módulos  posteriores como inserir tarefas.

 

» Dê um clique em Informações sobre a tarefa  ele se encontra na barra de ferramentas e, surgirá à figura abaixo e, em seguida, clique na guia Avançado.

 

Figura 06 – Informações sobre a tarefa.

 

» Em Calendário, clique no calendário que você quer utilizar para a tarefa, no nosso caso será (24 horas).

 

» Marque a caixa de seleção O agendamento ignora calendários de recursos para que o calendário de tarefas ignore todos os calendários de recursos, se aplicável.

 

» Pronto dê um clique em OK.

 

Conclusão

 

Concluí-se mais um módulo de MsProject, espero que você tenha gostado. E até o próximo. Bons estudos.

 

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI