NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisLucineiagomes : Som002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

SISTEMAS ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (S.O. M) - Módulo 02.

 

Objetivos:

 

Este é o segundo módulo de Sistemas Organização e Métodos (S.O. M). Neste módulo você conhecerá os subsistemas empresariais, subsistemas de informação, análise dos subsistemas empresariais e a adaptação de um sistema.

 

Pré-requisitos:

 

Ter interrese sobre o assunto e ter lido a lição do módulo anterior.

 

Conhecendo os Subsistemas empresarias:

 

Logicamente, eles variam de empresas para empresas, são feitos de maneira diferentes, pois as estruturas das empresas variam e são planejadas das mais diversas maneiras possíveis.

 

Veja como se classificam os subsistemas empresariais: É uma classificação genérica por isso é necessário o Analista de Sistema, Organização e métodos verificar e considerar cada caso que compõem a sua empresa.

 

» Subsistemas de apoio: Subsistema de Informática, Organização e métodos, Jurídico, etc.

 

» Subsistemas Complementares: Subsistema Contábil, Financeiro e Recurso Humano.

 

» Subsistemas Principais: Subsistema Técnico de produção e mercadológico.

 

Subsistemas de Informação

 

1 - Subsistemas Empresariais: Conheça O SIE (Sistema de Informação Empresarial) ele pode ser dividido em subsistema de Informação Empresarial:

 

» Produção ou Serviço;

 

» Comercial / vendas;

 

» Materiais / Estoque;

 

» Financeiros / Contábil

 

» Jurídico / Obrigações

 

» Recursos Humanos (divisão do RH, formando outro subsistema.

 

» Recrutamento de Pessoal

 

» Folha de Pagamento

 

» Encargos e salários

 

Análise dos Subsistemas Empresariais

 

Sabemos que a empresa é um sistema aberto já visto no módulo anterior, isto é, envolve a idéia de entrada, processamento e saída. A empresa utiliza recursos, tais como materiais, humanos, financeiros que, após algum processamento, geram novos bens e/ou serviços a serem fornecidos ao mercado.

 

O ambiente em que vive a empresa é essencialmente dinâmico, fazendo com que um sistema organizacional, para sobreviver, tenha de responder eficazmente às pressões exercidas pelas mudanças contínuas e rápidas do ambiente.

 

 

» Entrada:- depois que procuramos e coletamos, os dados de entrada são inseridos no subsistema para serem processados.

 

» Processamento:- é onde organizamos  as tarefas, operações, aplicamos as ordens, cálculos e realizamos com definição  as funções que  nos são requeridas conforme tarefas e objetivos.

 

» Saída:- Origem das informações e produtos / serviços, é onde emitimos os relatórios, conciliamos os dados e telas.

 

Descobrimos ao longo dos anos que as empresas que apenas tinham as informações coletadas sem organização e planejamentos tiveram sérios problemas e algumas foram à falência por não saberem organizar as informações que fazem partem do sistema que contribuem muito para a gestão e ações dentro de uma organização. Existem ainda empresa que não se dão conta desses fatores e que contribuem para  sérios problemas dentro de uma organização.

 

Vejamos o que a Falta de Organização contribui:

 

 

1 - Destruição da Empresa, podendo causar diversos problemas:

 

A) - Internos

 

» Problema de Gestão

 

» Insatisfação

 

» Comunicação problemática

 

B)-  Externos

 

» Oportunidades para os concorrentes

 

» Perda de cliente

 

» Falta de credibilidade

 

Não é necessário saber de TI (Tecnologia da Informação) para administrar com boa gestão essas informações ou dados de uma empresa, o administrador terá que compreender os seguintes fatores de:

 

» Estoque

 

» Produção

 

» Financeiro

 

» Jurídico

 

» Tecnológico

 

Logicamente com compreensão nesses fatores citados o administrador poderá entender e compreender o ambiente da empresa para que seja coletado com maior precisão os dados que fora passado e então irá fazer  uma planejamento envolvendo todas as áreas e atividades da empresa, com a intenção de eliminar os problemas existentes, criando soluções inovadoras, dando ênfase ao que a empresa possui de melhor, otimizando seus processos e tornando-a competitiva.  Para que isso se torne possível é necessário que seja feito um levantamento detalhado de informações que se julgarem necessárias de todas as áreas da empresa. Assim, o planejamento organizacional é um ferramenta de essencial importância, pois visa adiantar às alterações da realidade por intermédio do planejamento (desenvolvimento dos sistemas)

 

Nota: A Palavra Chave para Organizar uma Empresa é:

 

 

Adaptação de um sistema

 

Sabemos que o nosso ambiente (nosso externo) está em constantes mudanças, assim como no mundo em que vivemos nas questões ambientais, de leis, de questões sociais, econômicas e aprendemos adaptar a todas essas mudanças. Assim como nós seres humanos e de constante readaptação ao meio os sistemas podem sofrer mudanças internas conforme seu ambiente externo. Assim sendo adaptação é a capacidade do sistema para se transformar ou modificar seu ambiente quando algum deles sofreu uma mudança. Existem quatro tipos de adaptação que o analista de sistemas, organização e métodos deveriam considerar:

 

Adaptação ambiente-ambiente:

 

é simples de entender, é quando ocorre uma mudança no ministério do trabalho no quis respeito a valores de percentagem descontados, por exemplo, em folha de pagamento ou nos impostos atribuídos a empresa nas questões jurídicas altera o sistema financeiro da empresa, e por essas mudanças altera o ambiente do sistema contábil.

 

Adaptação ambiente - sistema:

 

 É quando um sistema se modifica para reagir a uma mudança ambiental. É quando uma empresa tem que modificar sua estrutura organizacional conforme ações do ambiente.

 

Adaptação sistema-ambiente:

 

Essa adaptação ocorre quando o sistema reage a uma mudança interna e assim modificando o seu ambiente. Exemplo, quando uma alteração no sistema administrador de compras e faturamento altera os resultados de recebimento da empresa.

 

Adaptação sistema-sistema:

 

Neste caso é quando o sistema se alto modifica reagindo a mudanças internas. Exemplo é quando o sistema administrador de cobrança sofre alteração devido a campanhas diferentes de recebimento e podem adaptar ás novas necessidades que o setor de cobrança exige.

 

Conclusão

 

Concluímos mais um estudo sobre Sistema Organização e métodos (S.O. M), em algumas faculdades esta matéria tem a sigla inversa como OSM. Espero que tenham gostado! Até o próximo módulo a seguir.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI