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FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos:
Este é mais um módulo de Sistemas Organização e Métodos (S.O.M). Neste módulo você verá a continuação da estrutura formal e informal, como surgem os lideres de grupos informais, os fatores que condicionam o aparecimento dos grupos informais e etc.
Pré-requisitos:
Ter interrese sobre o assunto e ter lido a lição do módulo anterior.
Os Líderes de grupos informais surgem por várias causas como:
1- Idade
2- Antiguidade
3- Competência técnica
4- Localização no trabalho
5- Liberdade de mover na área de trabalho
6- Agradáveis e comunicativas personalidades
Ainda que cada indivíduo em um grupo de trabaho venha a ser líder de determinada pequena estrutura informal, em regra há um líder primário que está acima dos outros. A administração deve saber quem é o líder informal e trabalhar com esse indivíduo a fim de afirmar que esta liderança esteja seguindo os objetivos da empresa em vez de antagonizá-los.
Estrutura informal
É um bom lugar para Gestores formais se ampliarem e adquirirem experiência. No entanto, Gestores informais podem falhar como líderes formais por não lidarem bem com a responsabilidade formal.
O grupo surge e continuar para alimentar os desejos de seus membros e, envolve, basicamente, o desenvolvimento e manutenção da cultura do grupo, o desenvolvimento e manutenção de sistemas e canais de comunicação e o exercício do controle social, através do qual o comportamento dos outros é influenciado e aceitável. O controle social acontece interno e externamente.
O controle interno acontece para que membros do grupo se comportem de acordo com a cultura do grupo. O controle externo é dirigido aos de fora do grupo, tais como diretoria, sindicato. A pressão do controle externo pode ser bastante grande, por exemplo, por ocasião de alguma greve.
Uma administração efetiva resulta numa situação em que a estrutura informal complementa o trabalho - o ideal é haver perfeita interação entre os dois tipos de estruturas. O quadro a seguir mostra as principais vantagens e desvantagens da estrutura informal em uma organização.
Fatores que condicionam o aparecimento dos grupos informais:
» Interesses comuns que se desenvolvem entre um certo número de pessoas que, através deles, passam a sintonizar-se mais intimamente
» A interação provocada pela própria estrutura formal
» Os defeitos na estrutura formal
» A flutuação do pessoal dentro da empresa provoca, normalmente, alteração dos grupos sociais informais
» Períodos de lazer
» Disputa do poder
Principais vantagens:
» Proporciona maior rapidez no processo de decisões
» Reduz distorções existentes na estrutura formal
» Complementa a estrutura formal
» Reduz a carga de comunicação dos Gestores
» Motiva e integra as pessoas da empresa
Principais desvantagens:
» Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelos Gestores
» Dificuldade de controle
» Possibilidade de atrito entre as pessoas
A estrutura informal será bastante desenvolvida e bem utilizada quando:
» Os objetivos da entrega foram idênticas aos objetivos dos indivíduos
» Existir habilidade das pessoas em lidar com a estrutura informal.
Estrutura Formal
É representada pelo organograma da empresa, no módulo anterior mostrei alguns modelos de organograma e seus aspectos. Na estrutura formal que representa os aspectos básicos são quando a análise dos componentes, condicionalmente de níveis de abrangência da estrutura organizacional.
A Estrutura organizacional não é estórica, o que poderia ser reduzida com base na sua representação gráfica. O organograma ela é dinâmica, principalmente quando são considerados seus aspectos informais provenientes da caracterização das pessoas que fazem parte de seus esquemas de funcionamentos.
O Planejamento Organizacional deveria está voltado para os seguintes objetivos:
» Identificar as tarefas físicas e mentais que precisam ser desempenhadas
» Agrupar as tarefas em funções que possam ser bem desempenhadas e atribuir sua responsabilidade a pessoas ou grupos, isto é, organizar funções de responsabilidade,
» Informações e outros recursos necessários para trabalhar de maneira tão eficaz quando possível incluindo Feedback sobre seu desempenho real.
» Medidas de desempenho que sejam compatíveis com os objetivos e as metas empresariais.
» Motivação para desempenhar tão bem quanto possível.
Tipos de Estrutura Organizacional
Na consideração dos tipos de estrutura organizacional deve-se lembrar que estes são os resultados da departamentalização (funcional, clientes, produtos, territorial, por projetos, matricial), metodologia de desenvolvimento, implementação e avaliação da estrutura organizacional.
No Desenvolvimento da estrutura organizacional, devem-se considerar seus componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de abrangência.
Na Implantação é muito importante o processo participativo de todos os funcionários da empresa, visando uma maior integração e motivação
Na Avaliação quanto ao alcance dos objetivos estabelecidos, bem como as influências dos aspectos formais e informais na empresa.
Entre os fatores internos que influenciam a natureza da estrutura organizacional da empresa (Drucker, 1962) estão:
» A natureza dos objetivos estabelecidos para a empresa e seus membros
» As atividades operantes exigidas para realizar esses objetivos
» A seqüência de passos necessária para proporcionar os bens ou serviços que os membros e clientes desejam ou necessitam
» As funções administrativas a desempenhar
» As limitações da habilidade de cada pessoa na empresa e limitações tecnológicas
» As necessidades sociais dos membros da empresa
» Tamanho da empresa
Nota: Os elementos e as mudanças no ambiente externo são forças poderosas que dão forma à natureza das relações externas.
Com vistas no esboço da estrutura organizacional, Vasconcellos (1972:145) apresenta os seus componentes, condicionantes e níveis de influência que podem ser assim resumidos:
Componentes da estrutura organizacional
1 - Sistema de responsabilidade (resultado da alocação de atividades)
» Departamentalização;
» Linha e assessoria e
» Especialização do trabalho
2-Sistema de autoridade (resultado da distribuição do poder)
» Amplitude administrativa
» Níveis hierárquicos;
» delegação
» Descentralização/centralização
3-Sistemas de comunicações (integração das unidades organizacional)
» O que comunicar
» Como comunicar
» Quando comunicar
» De quem comunicar
» Para quem comunicar
Sistemas de decisão-Resultado da ação sobre as informações
Pela visão de Drucker – Três análises para determinar a estrutura organizacional necessária:
» Análise das atividades
» Análise das decisões
» Analise das relações
Condicionantes da estrutura organizacional
Vasconcellos resume em:
» Objetivos e estratégias estabelecidas pela empresa
» Ambiente da empresa
» Tecnologia aplicada na empresa
» Recursos humanos considerando suas habilidades, capacitações e níveis de motivação e de comprometimento para com os resultados da empresa.
Níveis de influência da estrutura organizacional
Níveis de Abrangência da estrutura organizacional
Os três níveis quando ao desenvolvimento, implementação da estrutura organizacional nas empresas
» Nível da empresa
» Nível da Unidade estratégica de negócio
» Nível da corporação
Visualização dos componentes condicionantes, níveis de influência e níveis de abrangências da estrutura organizacional.
Concluímos mais um módulo de OSM, espera que tenha gostado. Até o próximo!
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