NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos
Este é mais um módulo de Sistemas Organização e Métodos (S.O. M). Neste módulo irei mostrar um pouco do assunto projeto e algumas considerações ou características que possuem cada tipo de Gerência de projeto que atuam nas grandes ou pequenas organizações.
Pré-requisitos:
Ter interrese sobre o assunto e ter lido a lição do módulo anterior.
É em seu contexto a realização de um produto ou serviço único feito em um determinado prazo ou em tempo indeterminado. Todos os projetos contêm início meio e fim que contêm resultados diferentes ou que já tenha sido projetado. Veja a seguir alguns tipos de resultados que podem trazer um projeto:
- Um serviço de que pode ser representado em vários exemplos como serviços de utilidade pública, serviço de telecomunicação entre outros.
- Um produto ou um item lançado no mercado. Poderá ser um produto final ou não.
- Um resultado, ou seja, documentos como, por exemplo, em projeto de pesquisa para beneficiar toda a sociedade.
Nota: a característica mais importante é a excentricidade do projeto, ou seja, ele deverá ter uma qualidade singular.
Outra consideração importante é que o projeto deverá ter um estudo antes de ser aplicado. Um estudo preparatório onde o analista deverá verificar as questões que compõem um projeto como exemplo os custo a ser aplicado no mesmo.
Chamamos também de gestão de projetos, são aplicadas na gerência as habilidades técnicas, conhecimentos e elaboração de atividades para compor um projeto. É neste aspecto que o profissional consegue em uma linha de execução seguir seus objetivos dentro de um processo nos quais são adaptados ou readaptados. Neste inclui o acompanhamento em seqüência da implantação, planejamento, execução, meio e fim. Necessariamente o mesmo não participa diretamente da execução do projeto, ou seja, do resultado final. Poderá apenas participar da integração dos serviços e acompanhar o desenvolvimento do projeto.
Conhecendo alguns tipos de Gerência de projeto e suas características:
- Gerência de integração de projetos – Neste o profissional, ou seja, o analista tem que integrar os componentes que fazem parte do projeto para atingir seus objetivos e superar as expectativas da organização. O mesmo deverá desenvolver de forma estrutural e formalizada. Deverá também acompanhar e gerenciar o plano de desenvolvimento do projeto bem como administrar as mudanças que podem ocorrer.
- Gerência de tempo de projetos – Neste deverá acompanhar as atividades se estão sendo feitas de formas a respeitar os prazos estabelecidos, bem como medir tempo x mão de obra para cumprir o cronograma de horários de atividades.
- Gerência de custo de projetos – Neste o profissional deverá aplicar suas habilidades nas questões finanças, aonde através de cálculos e informações chegará a valores de orçamento que são medidos conforme sua moeda ou aplicação dos recursos necessários. O mesmo profissional desenvolverá uma planilha de custos onde ajudará caso ocorra imprevistos no orçamento os consideráveis risco que podem ocorrer no projeto, ou seja, medindo os riscos poderá evitar ruínas piores na questão orçamento de risco de projeto.
- Gerência de qualidade de projetos – Neste o profissional deverá dentro das questões fundamentais exigirem e garantirem a qualidade desejada de todos que envolve o projeto. Visa aqui à qualidade de mão de obra, a melhoria constante, a falta de defeitos na produção de um produto ou serviço, na qualidade do prazo real que foi estabelecido entre outras características.
- Gerência de recursos humano de projetos – Nesse o profissional deverá auxiliar para que haja de uma maneira mais eficiente a contratação de equipe voltada às características do projeto, bem como respeitar suas qualidades e o nível das pessoas.
- Gerência de comunicação de projetos – Neste o profissional com a ajuda de recursos internos e externos de comunicação, deverá atingir todos os elementos que compõem o projeto através de comunicações internas ou externas vincularem as informações com o objetivo de interagir melhor a equipe bem como divulgar o produto ou serviço do projeto.
- Gerência de risco de projetos – Existe nesse processo uma série de análise importante para o projeto. É a resposta dos resultados positivos e a diminuição do que representa negativo para o projeto.
- Gerência de escopo de projetos – Neste o administrador tem como referência as questões que darão base para o projeto, é aqui que o administrador irá analisar a estrutura em um processo de análise longo focado para adquirir o sucesso do projeto.
- Gerência de aquisição de projetos – Neste o profissional deverá considerar as bases que a estrutura precirá para aplicar o projeto. São distribuídas em várias questões de plana aquisição, solicitação, procedência, contrato e fechamento do contrato. Geralmente são bases de fora da estrutura organizacional que fazem parte de gerente de aquisição.
Chegamos ao fim de mais um módulo espero que tenha gostado até o próximo!
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI