NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos
Vamos ao segundo módulo sobre o 3D Studio MAX. Neste módulo estudaremos a barra de ferramentas lateral.
Pré-requisitos:
Para acompanhar esta lição, você deve ter conhecimentos de informática.
Barra de Ferramentas Lateral
A barra de ferramentas lateral tem todas as funções presentes na barra de ferramentas superior, e algumas a mais.
Essa barra existe desde a primeira versão de 3D Studio MAX, e já é conhecida dos antigos usuários. Nela, cada tipo de operação está em uma seção. Nas figuras a seguir você verá todas as seções.
Na figura 1, possuímos o painel “create” (seção geometry) no qual você achará todas as ferramentas para criação de objetos 2D e 3D, bem como opções para criarmos luzes, helpers, etc. Veja abaixo:
Figura 1 - Barra de ferramentas “create ”.
Na figura 2, temos a barra de ferramentas Create com a lista de opções aberta que possuem todos os tipos de objetos que podem ser feitos com o programa.
Figura 2 - Lista de opções.
Cada seção (luz, shapes, etc.) tem sua lista de opções. A seção modifiers aceita a edição das características do objeto escolhido. Suponha que, que você fez um texto e quer modificá-lo, para isso basta selecionar o texto e ir ao painel modifier. Esse painel aceita colocar modificadores aos objetos selecionados (semelhante à barra de ferramentas superior).
Figura 3- Painel Modifier.
Quando o painel modifiers é selecionado sem nenhum objeto selecionado, ele ficará cinza, mostrando que não há seleção.Veja o mesmo da figura 3 agora sem nenhum objeto selecionado, observe a diferença:
Figura 4- Painel Modifier sem nenhum objeto selecionado.
Além dos modificadores disponíveis para você, temos outras opções, escolha o botão more, surgirá a caixa de diálogo abaixo:
Figura 5 – Caixa de diálogo Modifiers.
O quadro de ferramentas Hierarchy aceita fazer ajustes no centro de rotação e modificação de um objeto (pivo), configura suas características de movimento e cinemática inversa.
Figura 6 – Opção Hierarchy.
A barra de ferramentas Motion aceita fazer ajustes como um objeto irá se mover, bem como definir um caminho para esse objeto.
Figura 7 – Opção Motion.
A barra de ferramentas Display controla a visibilidade dos objetos presentes na cena. Esta função é de grande utilidade na seleção de objetos em uma cena complexa bem como para facilitar a localização de objetos em cenas muito “poluídas”.
Figura 8 – Opção Display.
Os objetos podem sumir (Hide), ou seja, não surgem na cena finalizada. Se colocarmos hide a câmeras e luzes, o efeito será preservado, ou seja o desenho não surgirá, mas a iluminação será conservada.
Os objetos podem também ser congelados. Quando isso acontece, os objetos não podem ser selecionados, porém surge na figura finalizada em cinza-escuro.
A barra de ferramentas “Utilities” concentra funções especiais e adições por meio de plugins. Nela, por exemplo, poderemos desenvolver uma simulação de movimentos reais, criar um script (pequeno programa para movimentos e funções automáticas), e etc.
Figura 9 – Opção Utilities.
Concluímos a segunda lição de 3D Studio MAX , espero que tenha sido de utilidade a você e até o próximo módulo.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI