NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos
Este é o módulo 2 de uma série de tutoriais sobre o CorelDRAW. Nesta série você aprenderá um pouco mais sobre essa maravilhosa ferramenta.
Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição, você deve ter lido a lição número 1.
Vamos detalhar um pouco a tela principal do CorelDRAW, mostrando sua Barra de Menu, Barra de comando, Ferramentas, régua, paleta de cores, barra de status e etc.
1 – Barra de títulos: Oferece não apenas o nome do aplicativo, como também o nome do arquivo recentemente aberto na área de trabalho. Com um duplo clique na barra de títulos poderá alternar entre a restauração e a maximização da janela do aplicativo. Com o apontador sobre ela, pressionar e arrastar o mouse fará mover a janela. No cantinho dessa barra existem botões que são comuns em praticamente todos os aplicativos, tais botões são: Minimizar , esse botão reduz a janela para um botão na barra de tarefas. Restaurar , esse botão restaura a janela de volta a seu tamanho original. Maximizar , esse botão aumenta o tamanho da janela para que a mesma ocupe toda a área disponível da tela do computador. Fechar , Esse botão encerra o corelDRAW. Verifique a barra de títulos na figura 01.
Figura 01 – Barra de titulo.
2 – Barra de Menu: Localiza-se abaixo da barra de títulos, onde a mesma possui um total de onze menus, os quais agrupam praticamente todos os comandos disponíveis no CorelDRAW . Veja a figura 02 essa opção.
Figura 02- Barra de Menu
3 – Barra de Comando: Esses são os botões utilizados normalmente em vários outros programas, botões de atalho padrão Windows e de comandos do CorelDRAW. Veja a figura 03 para essa barra de comando.
Figura 03 – Barra de Comando.
4 – Caixa de Ferramentas: Essa barra tem botões basicamente para manipulação e criação do CorelDRAW . Para escolher uma, basta você dar um clique em cima da mesma ou pressionar a tecla de atalho da respectiva ferramenta. Um exemplo dessas teclas são F5 e F6, que acionam, respectivamente, as ferramentas de criação traço e retângulo. Veja a figura seguinte essas ferramentas.
Figura 04 – Ferramentas.
5 – Régua: Pode-se configurar a régua em milímetros e polegadas. Para configurar a mesma basta apenas dar um duplo clique. São utilizadas para auxiliar na criação de objetos que necessitam ter medidas apropriadas e na posição dos mesmos com a página. Existem réguas verticais e horizontais. As horizontais exibem medidas reais tanto da página como de qualquer objeto constante na área de trabalho, e é a partir da mesma que saem as linhas-guia, usadas para precisar mais o posicionamento e o redimensionamento de objetos no CorelDRAW . As verticais possuem a mesma função da horizontal, porém com uma diferença, na vertical ambas réguas possuem suas medidas configuráveis. Verifique a régua na figura a seguir.
Figura 05 – Régua.
6 - Ponto Zero: Mostra onde se encontra o ponto zero das coordenadas de altura e largura da página, é uma opção muito favorável quando se quer realizar desenhos precisos. Para movimenta-lo dê um clique em cima do mesmo e arraste com o mouse até onde você desejar. A figura 06 mostra o ponto zero.
Figura 06 – Ponto zero.
7 – Paleta de cores: Tem um conjunto predefinido de cores, que você pode utilizar para colorir seus objetos de desenho, a partir dessa paleta o usuário seleciona e aplica ligeiramente a cor almejada para o preenchimento e para o contorno de um objeto. No CorelDRAW é aceitável trabalhar com mais de uma paleta de cores aberta ao mesmo tempo e admite visualizar as cores disponíveis e escolhe-las de uma maneira mais veloz, pode-se também personalizar suas cores. Veja a figura a seguir.
Figura 07 – Paleta de cores.
8 – Botões de rolagem: geralmente, é através do arraste do botão de rolagem que a janela é movimentada pela tela. Para isso, basta colocar o apontador sobre qualquer botão, pressionar e arrastar o mouse. A figura 08 mostra isso.
Figura 08 – Botões de rolagem.
9 – Controle de página: Além de aceitar o acesso a qualquer página do documento, é um excelente atalho para colocar novas páginas. Quando você desejar acessar página qualquer de uma maneira mais rápida, basta simplesmente clicar duas vezes sobre o ícone que mostra a página atual com o total delas. Após você dar o clique aparecera uma caixa de diálogos, onde basta apenas você digitar o numero da página que se deseja e depois clicar em OK para que a mesma seja acessada.Veja a figura 10.
Figura 09 – controle de página.
Figura 10 – Acessar página.
10 – Barra de status: Mostra os detalhes de um objeto marcado, como: tamanho, cor, espessura da linha, além de mostrar a posição real do ponteiro do mouse de acordo com o ponto zero. Essa barra pode ser personalizada caso o usuário ache melhor. Visualize a figura.
Figura 11 – Barra de Status.
11 – Página de desenho: Este é o local onde todos os trabalhos precisam estar posicionados. Esta página aparenta a folha que você usa na impressão de suas artes. O que não encontrar-se dentro da página de desenhos não será impresso, será impresso apenas o que estiver dentro. O tamanho da página é configurável, ou seja, é o usuário quem definirá o tamanho correto da mesma, através de configurações predefinidas ou personalizadas. Um documento pode possuir de uma a diversas páginas, de acordo com a necessidade que o mesmo impõe.
Figura 12 – Página de desenhos.
No CorelDRAW utilizam-se teclas para dar mais exatidão na hora de desenhar e também as tarefas mais rápidas, são elas: SHIFT e CTRL, Tab e Alt.
Para você selecionar um objeto oculto: posicione o ponteiro do mouse sobre os objetos sobrepostos e mantendo a tecla Alt pressionada, dê um clique sobre ele até selecionar o objeto desejado. Para selecionar mais de um objeto oculto, mantenha a tecla Shift pressionada junto à tecla Alt , enquanto clica sobre os objetos.
Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW , na próxima lição falarei um pouco mais e também será falado um pouco sobre arquivos, vetores e bitmaps. Bons estudos.
Frase: Os homens quando não são forçados a lutar por necessidade, lutam por ambição. (Nicolau Maquiavel, pensador Italiano)
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI