NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos
Este é mais um módulo sobre o CorelDRAW. Nesta série você conhecerá um pouco mais sobre a utilização dessa ferramenta.
Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.
Primeiramente será mostrado de forma rápida os três transformadores. Estas ferramentas foram desenvolvidas para manipular objetos. O primeiro a ser mostrado já é conhecido, a ferramenta de seleção, sendo que a mesma já foi falada anteriormente.
Com a utilização do CorelDRAW , a Ferramenta Seleção será a ferramenta mais usada por você.
Dentre as ferramentas interativas a Ferramenta Transformação livre tem por função modificar objetos. Para ter acesso a ela, clique na setinha da segunda ferramenta, que é a Ferramenta Forma , com a finalidade de abrir o menu flutuante, é a última ferramenta.
E agora a janela de encaixe Transformação. Ela contém vários comandos relacionados a transformação de um objeto. Por ser uma janela de encaixe é indispensável um comando, pois o seu emprego fica restrita a determinadas operações. Aplique o comando Organizar/ Transformação.
Quando o objeto é selecionado pode-se modifica-lo totalmente com apenas um clique do mouse, em contra partida pode-se modificar este mesmo objeto via comando ou intuitivamente pela Ferramenta Transformar. Com o mouse, utilizando a Ferramenta Seleção, as modificações serão rápidas, mas imprecisas e duvidosas, já pela janela Transformar estas transformações serão precisas e claras. Verifique a seguir a figura 01, mostra a janela de transformação.
Figura 01 – Janela de encaixe Transformação.
Assim que o objeto é criado, o mesmo pode ter seu tamanho redefinido, ato de esticar um objeto.
Com a ferramenta de seleção , clique no objeto. Assim que clicar: 8 marcas de seleção será mostrada. Veja isso na figura a seguir.
Figura 2 – Alteração feita com a ferramenta seleção.
Com estas marcas de seleção pode-se aumentar, diminuir ou esticar proporcionalmente o seu desenho. Bastando apenas dar um clique em cima de uma das marcas e arrastar para algum dos lados.
É possível visualizar o tamanho da mesma como: altura e largura de um objeto selecionado na Barra de propriedades.
Pode-se também aumentar ou diminuir um objeto e ao mesmo tempo duplica-lo. Mas o que seria um objeto duplicado? No CorelDRAW existe o comando Editar -> Duplicado, vamos falar um pouco disso agora:
Este comando tem a função de desenvolver a criação de cópias de um objeto selecionado sem a necessidade de inserir seu conteúdo na Área de Transferência.
Como você vai aumentar ou diminuir um objeto e duplica-lo simultaneamente usando o mouse? Basta simplesmente você dá um clique em algumas das marcas de seleção, como foi falado anteriormente e arrastar para algum dos lados, aumentando ou diminuindo o objeto. Com o botão esquerdo do mouse pressionado, dê apenas um clique no botão direito. Pronto, pode soltar os botões, você acabou de criar um novo objeto duplicado.
Lembrete: Uma outra forma de duplicar um objeto, é seleciona-lo e pressionar a tecla + do teclado numérico, isso fará com que o objeto duplicado fique exatamente em cima do objeto original. Pressione quantas vezes quiser a duplicação.
Talvez seja imprescindível redefinir o tamanho de um objeto com uma certa exatidão: a janela Transformação aceita que você o faça e com mais rapidez. Para isso, selecione o objeto e abra a janela com o comando Organizar->transformação . Aparecerá para você a figura 01. Escolha tamanho e nas caixas de número determine o novo tamanho para o objeto, clique no botão Aplicar . Pronto seu objeto está com o tamanho redefinido, mas a Persiana oferece mais alguns recursos. Pode-se também aplicar a redefinição e duplica-lo. Para isto basta escolher o objeto, redefinir seu tamanho e clicar no botão aplicar a duplicado . Se ativar a opção Proporcional, que se deparar acima do botão aplicar a duplicado, cada vez que alterar o valor de uma das caixas de números a outra será alterada automaticamente.
Selecione a ferramenta transformação livre, para que a barra de propriedades mude suas opções: veja a figura seguinte .
Figura 3 – Barra de propriedades.
Com a ferramenta selecionada, clique sobre o botão ferramenta de escala livre na barra de propriedades. Há duas maneiras de redimensionar um objeto utilizando a ferramenta de transformação livre: a primeira condizente com a ferramenta é seleciona-la clicar sobre o objeto e mantendo o botão do mouse pressionado, arrastar para qualquer posição. A segunda é mudar o valor na própria Barra de Propriedades.
Espelhar um objeto, é simplesmente mudá-lo de lado, o mesmo que visualizar sua imagem num espelho.
Utilizando o mouse, clique numa das marcas de seleção que se localizam nos lados do objeto e arraste-o até o outro lado, veja a figura a seguir ele já se encontra espelhado.
Figura 4 – Objeto espelhado.
Pronto seu objeto já está espelhado. Ative um dos botões de espelhamento: horizontal / vertical , ou até os dois ao mesmo tempo e clique no botão Aplicar para que o objeto fique espelhado. Se desejar espelhar e duplicar, clique em Aplicar a duplicado.
Para espelhar um objeto utilizando a ferramenta seleção, selecione-a na barra de propriedades clique no botão Ferramentas de reflexão angular livre.
Ao clicar no botão, a ferramenta permanecerá habilitada para rotacionar o objeto livremente. Caso queira rotacionar o objeto com uma angulação especifica, digite o valor na caixa de número indicada na figura a seguir.
Figura 5 – Opção de ângulo.
Pode-se rotacionar um objeto num ângulo determinado por você. Isto pode ser feito manualmente ou via comando. Quando se seleciona um objeto, instantaneamente aparecem 8 pontos de seleção, isto foi mostrado e falado anteriormente. Dando um segundo clique aparecerão setas ao redor do objeto. Para rotacionar este objeto, basta clicar numa destas setas e movimentar o mouse para qualquer lado.
O círculo no centro do objeto representa o seu centro de rotação. Caso queira mudar o Centro de rotação, clique no circulo e arraste para a nova posição, que será o novo centro de rotação do objeto. Também é possível rotacionar e duplicar.
Figura 6 – Objeto sendo rotacionado.
A figura a seguir mostra o objeto rotacionado, olhe nos cantos marcados com um circulo, é para mostrar a você que o mesmo só poderá ser rotacionado quando sua seleção estiver daquela forma. Rotacionar objetos é bastante simples.
Existirá momentos em que será necessário rotacionar um objeto, com uma angulação perfeita. Por exemplo: 38,66 graus, quando isto acontecer abra a janela Transformação. Escolha rotação e estabeleça o ângulo de rotação.
O ângulo é estabelecido na caixa de números ângulos. Agora basta clicar no botão aplicar para que o objeto rotacione. Para mudar o centro de rotação do objeto, coloque os valores da coordenada na caixa de números horizontal e vertical.
Ative a opção centro relativo para que o comando reconheça e centro do objeto como ponto de referência. Desative a opção centro relativo para que o comando tome como referência o ponto zero das réguas horizontal e vertical.
Concluí-se mais uma lição sobre o CorelDRAW , espero que tenha sido de utilidade a você, e até a próxima lição. Bons estudos.
Frase: Não tenho um caminho novo. O que eu tenho de novo é um jeito de caminhar. (Thiago de Melo)
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI