NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos
Este é o sétimo módulo da parte avançada de CorelDRAW, nele estudaremos como aplicar envelopes predefinidos e também como extrudar objetos.
Pré-requisitos:
Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.
Podem-se colocar envelopes predefinidos de diversas maneiras. Para isso siga os passos abaixo:
» Escolha o objeto com a ferramenta Seleção.
» Abra o menu desdobrável Ferramentas interativas -> ferramenta Envelope interativo .
» Ative o botão Manter linhas da Barra de propriedades para evitar que o CorelDRAW modifique as linhas retas do objeto em curvas ao aplicar o envelope.
» Dê um clique no botão Adicionar predefinição da Barra de propriedades e escolha a forma de envelope que se quer aplicar.
Observação: Pode-se acertar a maneira de um envelope predefinido após aplicá-lo a um objeto.
Extrudando objetos
Quando se aplica extrusões atribui uma ilusão de profundidade a objetos bidimensionais.
Em extrusões vetoriais, o CorelDRAW cogita pontos do objeto e os une para criar superfícies extrudadas. Tais superfícies são projetadas em direção a um ponto de fuga, colocando profundidade ao objeto original para que ele fique como se fosse tridimensional. Entretanto, os pontos de fuga das extrusões Paralela para trás e Paralela para frente são infinitos, assim sendo, as superfícies extrudadas podem nunca convergir.
Após fazer uma extrusão vetorial, pode-se editá-la, colocar preenchimentos a diversas superfícies extrudadas ou a todas elas e colocar fontes de luz para aperfeiçoar o efeito da extrusão.
Desenvolvendo extrusões vetoriais
Pode-se colocar uma extrusão vetorial básica aos objetos para fazê-los parecer tridimensional. Pode-se também colocar uma chanfradura a um objeto e a uma extrusão vetorial, bem como copiar e clonar os atributos de extrusão de um objeto para outro.
A chanfradura cria a ilusão de que as bordas de um objeto foram cortadas em um ângulo diferente de 90 graus. Se menciona valores de ângulo e profundidade apropriados para o tamanho do objeto sendo cortado. A ilusão, propriamente, é desenvolvida através da adição de objetos por cima do objeto de controle (o objeto extrudado). Esses objetos trabalham em conjunto para oferecer ao mesmo uma aparência tridimensional.
A clonagem também transfere os atributos de extrusão vetorial de um objeto para um objeto escolhido. O objeto em questão assume todas as configurações relacionadas a extrusão vetorial, enquanto suas configurações de preenchimento e contorno continua da mesma maneira. Nos clones, porém, as modificações são feitas no objeto extrudado original “denominado principal”, após o que também são colocadas ao clone. Entretanto, podem-se editar as configurações de extrusão do objeto clonado; quaisquer modificações devem ser feitas no objeto principal.
Podem-se fazer extrusões vetoriais copiando e clonando. A cópia transfere os atributos de extrusão de um objeto para um objeto selecionado. O objeto escolhido assume todas as configurações relacionadas à extrusão vetorial, enquanto seus atributos de preenchimento e contorno permanecem da mesma maneira. Os dois objetos extrudados não possuem conexão, podendo ser editados independentemente.
Vamos aplicar extrusões vetoriais básicas
Pode-se colocar uma extrusão vetorial a um objeto para dar a ele a ilusão de profundidade.
Para aplicar faça:
» Abra o menu desdobrável Ferramentas interativas -> ferramenta Extrusão interativa.
» Escolha o objeto que se quer extrudar. Uma seta pequena surgirá abaixo do cursor para mostra que se pode extrudar o mesmo.
»Dê um clique no botão Modo de extrusão vetorial da Barra de propriedades .
» Mova o marcador de ponto de fuga (representado por "X") para determinar a profundidade e a direção da extrusão. O marcador de ponto de fuga surge após você iniciar a mover.
» Escolha um tipo de extrusão na caixa de listagem Tipo de extrusão da Barra de propriedades. No nosso caso será a que está marcada com a seta.
» Selecione a profundidade de ponto de fuga na caixa Profundidade da Barra de propriedades, no nosso caso será 79 .
Colocando extrusões vetoriais chanfradas
Pode-se colocar bordas chanfradas a um objeto ou a uma extrusão vetorial.
Para isso faça:
» Selecione o objeto.
» Aplique a extrusão como você aprendeu anteriormente.
» Usando a ferramenta Seleção, escolha a extrusão.
» Dê um clique no botão Chanfraduras da Barra de propriedades.
» Ative a caixa de seleção Utilizar chanfradura.
» Entre com o valor na caixa Profundidade da chanfradura para mostrar a profundidade que se queira para a chanfradura. Pode-se mostrar valores de 0,001 a 1980 polegadas (ou o equivalente em outras unidades de medida).
» Entre com um valor na caixa Ângulo da chanfradura para mostrar o ângulo no qual se queira cortar a borda da chanfradura. Pode-se mostrar valores de 1,0 (uma chanfradura praticamente reta) a 89,0 graus (uma chanfradura de ângulo alto).
Observação: Para visualizar apenas a chanfradura, marque a opção Mostrar apenas chanfradura.
Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você. Bons estudos.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI