AS EMPRESAS ESTÃO "DESESPERADAS" POR ESTE TIPO DE PROFISSIONAL... - VOCÊ É UM DELES?
MEGA FORMAÇÃO EM INFRAESTRUTURA DE TI - O Conhecimento que Vira Dinheiro - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos
Este é mais um módulo da parte avançada de CorelDRAW, nele veremos sobre lentes(desenvolvimento de lentes).
Pré-requisitos:
Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.
Quando se coloca uma lente a um objeto, se modifica a forma como os objetos por trás dele são percebidos. É aceitável escolher um dentre diversos tipos de lentes, cada um capaz de produzir resultados diferentes. Esses resultados diversificam desde uma modificação de cor, como exemplo, a produzida por um mapa de calor, inversão e aumento do brilho das lentes, até uma distorção, como a de uma lente de aumento ou uma objetiva olho-de-peixe. Os dois casos, a lente modifica o modo como percebemos os objetos que se encontram atrás dela e não as propriedades e atributos reais dos objetos.
Após desenvolver um objeto lente, pode-se editá-lo para alterar a forma como os objetos por trás dele são percebidos.
Desenvolvendo lentes
Pode-se aplicar lentes a qualquer objeto de caminho fechado desenvolvido pelo CorelDRAW. Pode-se, por exemplo, colocar lentes a triângulos ou objetos feitos com a ferramenta Mão livre e a ferramenta Mídia artística. Pode-se também colocar lentes a curvas e linhas de extremidades abertas, como Texto de parágrafo e Texto artístico. Além do mais, pode-se desenvolver lentes usando objetos importados de outros aplicativos, como bitmaps.
Pode-se optar dentre os seguintes tipos de lente: Transparência, Ampliar, Clarear, Inverter, Limite de cor, Adicionar cor, Tons de cinza tingidos, Mapa de calor, Mapa de cor personalizado, Aramado e Olho-de-peixe.
Iremos agora detalhar cada comando da lente, para isso vá ao menu Efeitos -> Lentes ou Alt+F3.
Surgirá para você um menu ao lado da tela de edição do CorelDRAW. Iremos detalhar agora esse menu:
» Lente Transparência: Quando se coloca uma lente Transparência a um objeto, ele adota a aparência de um pedaço de filme ou vidro tingido. Uma lente Transparência pode ter qualquer cor. Quando se coloca a lente sobre outros objetos, esses objetos assumem o tingimento da lente. Pode-se determinar o nível de transparência da lente.
Vamos a um exemplo:
Pode-se colocar uma lente Transparência a um objeto. O objeto lente assume a aparência de um pedaço de filme ou vidro tingido. Para desenvolver uma faça:
» Para praticarmos todos os testes, iremos usar um objeto cujo o qual vai ser observado pela lente e outro que será a própria lente. Escolha o objeto que será a lente com a ferramenta Seleção.
» Vá ao menu Efeitos -> Lente.
» Na caixa de listagem da janela de encaixe Lente escolha Transparência.
» Entre com um valor percentual de 0 a 100 na caixa Taxa para citar a taxa de transparência. À medida que se aumenta o valor, o objeto torna-se mais transparente. Em 100%, o preenchimento da lente desaparece. Observe abaixo:
» Lente Aumentar: Uma lente Aumentar gera um efeito parecido ao produzido por uma lente de aumento. A lente Aumentar substitui o preenchimento do objeto original, para que o objeto pareça transparente. Os objetos por trás da lente surgem ampliados pelo valor escolhido por você.
Vamos a um exemplo:
Pode-se colocar uma lente Aumentar a um objeto. O objeto lente aumentar os objetos por trás dele.
» Escolha o objeto com a ferramenta Seleção.
» Dê um clique em Efeitos -> Lente.
» Escolha Aumentar na caixa de listagem da janela de encaixe Lente.
» Entre com um valor de 0,1 a 100,0 na caixa Quantidade para mostrar a quantidade de ampliação que você quer.
» Dê um clique no botão Aplicar. Observe abaixo:
» Lente Clarear:Uma lente Clarear aumenta ou diminui o brilho dos objetos sob a lente. Pode-se determinar a taxa de clareamento ou escurecimento criado pela lente.
Vamos a um exemplo:
Pode-se colocar uma lente Clarear a um objeto. O objeto lente clareia ou escurece os objetos por trás dele. Para isso faça:
» Escolha o objeto com a ferramenta Seleção.
» Dê um clique em Efeitos-> Lente.
» Na caixa de listagem da janela de encaixe Lente escolha Aumentar Brilho.
» Entre com um valor percentual de -100 a 100 na caixa Taxa . Valores entre 0 e 100% aumentam o nível de brilho. Valores entre 0 e -100% aumentam o nível de escurecimento.
» Dê um clique no botão Aplicar.
» Lente Inverter: Uma lente Inverter faz com que todas as cores sob ela surgem como suas cores CMYK complementares. Cores complementares são as cores que surgem em lados opostos. Suponha que, quando uma lente Inverter é colocada a um bitmap fotográfico, o resultado simula um negativo fotográfico.
Vamos a um exemplo:
Pode-se colocar uma lente Inverter a um objeto. O objeto lente faz todas as cores por trás dele surgirem como suas cores CMYK complementares. Para isso faça:
» Escolha o objeto com a ferramenta Seleção.
» Dê um clique em Efeitos-> Lente.
» Escolha Inverter na caixa de listagem da janela de encaixe Lente.
» Clique no botão Aplicar.
Concluímos mais uma lição sobre o CorelDRAW, espero que tenha sido de utilidade a você, no próximo módulo veremos a continuação de Lentes. Bons estudos.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI