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FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos
Neste módulo sobre o FLASH você verá alguns botões, como: Girar, mencionar e etc.
Pré-requisitos:
Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.
Botão Girar
O botão Girar , um dos transformadores da ferramenta da seta, aplica transformações bem legais nos objetos gráficos. Quando ele é ativado, com um objeto selecionado, o botão Girar faz aparecer oito alças em torno do objeto. Veja o exemplo abaixo o que foi falado aqui.
Figura 01 – Alças aplicadas ao objeto.
As alças encontradas nos vértices do quadrado que cobre o objeto gráfico giram em ambos os sentidos. Tente desenhar um retângulo após clicar no botão Girar. Arraste o mouse para cima, e observe o objeto girando.
Figura 02 – Objeto em rotação.
Vamos fazer diferente agora, iremos distorcer o retângulo. Na figura 01 está indicando o local de distorção do objeto, clique nele para distorcer o objeto.Veja a figura 03.
Figura 03 – Figura distorcida.
Observe que as alças internas torcem o objeto gráfico. A Figura 03 mostra um retângulo torcido pelo acionamento de uma das alças internas.
Botão dimensionar
O botão dimensionar , ou ajustar tamanho, é mais um dos transformadores da ferramenta da Seta. O dimensionar possui oito alças em torno do objeto gráfico, da mesma maneira do botão girar. As alças encontradas nos vértices do quadro que envolve o objeto modificam o tamanho do desenho de forma proporcional, sem gerar distorções na figura. Já as alças internas modificam o tamanho do objeto gráfico apenas no sentido vertical ou horizontal, distorcendo a figura. Tente criar um objeto oval e ajustar seu tamanho, usando as alças dos vértices e também utilize as alças internas para distorcer a figura. Veja o exemplo abaixo.
Figura 04 – Objeto oval distorcido pelo botão dimensionar.
Geralmente todos os efeitos desenvolvidos pelas alças aplicadas pelos botões Girar e dimensionar têm capacidade para ser aplicados tanto sobre objetos independentes, como sobre objetos agrupados ou seleções múltiplas de objetos.
Pratique o emprego desses recursos, combinando os efeitos de ambos os botões, para ter um bom conceito do que é aceitável fazer com eles.
Inspetores de Transformações
O inspetor Transformar aceita que faça aplicações de várias transformações sobre os objetos gráficos por meio de uma caixa de diálogo, informando valores percentuais para combinar tamanho, rotação e torção. Siga os passos a seguir para ver as opções de transformações.
» Vá até o menu Modificar-> Transformar. Veja a figura abaixo:
Figura 05 – Menu transformar.
Vamos a um exemplo:
1 - Trace um retângulo, escolha a ferramenta da Seta e, em seqüência, dê dois cliques em cima do objeto para marcá-lo.
2 - Em Transformar você dimensionará para modificar o retângulo. Depois clique também em dimensionar e girar. Veja a figura a seguir.
3 - Valores abaixo de 100% diminuem o tamanho do objeto. Valores superiores a 100% aumentam e 100% conserva o tamanho original do objeto. Após entrar com os valores que deseja, clique no botão OK para aplicar a transformação. Entre também com um valor no campo Girar para aplicar um ângulo de rotação, no nosso caso entramos com o valor 10.
Botão copiar
Esse botão cria uma cópia do objeto gráfico. Caso você queira ter uma cópia do desenho com algumas modificações aplicadas, selecione o desenho com um clique, vá em Transformar, clique no botão Copiar , arraste a cópia do desenho para uma área vazia da tela de pintura e, no quadro Transformar, faça as transformações que você quiser.
Modificação de linhas e de formas com a seta
Outra forma de transformar objetos de desenho no FLASH é por meio da Seta.
Somente com alguns cliques é aceitável fazer as mais diversas maneiras, a partir de formas básicas, como ovais e retangulares. Vamos a um exemplo abaixo:
1 - Trace um retângulo e se você quiser transformar um dos lados uma certa curvatura, selecione a ferramenta Seta e posicione o mouse sobre a linha, de forma que apareça abaixo da seta uma pequena linha curva. Veja a figura a seguir:
2 - Mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado, arraste no sentido oposto ao do retângulo. À medida que se arrastar o mouse, verá surgir uma linha que representa o contorno da figura, sendo puxada na mesma direção, definindo um novo formato para o desenho. Veja a figura abaixo como ficou.
3 - Observe que a pintura interna do retângulo também preenche a nova área criada. Se a pintura for um degrade, o efeito do degrade não terá o seu tamanho ajustado de acordo com a nova área criada.Veja a figura abaixo.
4 – Vamos repetir o processo, mas em vez de posicionar o ponteiro sobre uma das bordas do retângulo, aproxime-o de um de seus vértices, até surgir o ângulo de 90 graus. E com o botão esquerdo pressionado, arraste o mouse e altere a posição do vértice dele.
Concluí-se mais um módulo de FLASH, neste módulo você estudou sobre alguns botões. Até o próximo módulo.
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