NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos:
Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Neste módulo estudaremos sobre símbolos (Criando, utilizando e editando símbolos simples).
Pré-requisitos:
Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.
Um símbolo é um gráfico, botão ou clip de filme que pode ser desenvolvido uma vez e, depois, o mesmo pode ser reutilizado em todo o filme, até mesmo em outros. Os Símbolos podem possuir todos os elementos e funções de um filme completo do FLASH, incluindo diversos quadros e camadas. Quando criamos um símbolo automaticamente ele se torna parte da biblioteca.
A utilização de símbolos nos filmes diminui muito o tamanho do arquivo. Salvar várias instâncias de um símbolo requer menos espaço de armazenamento do que salvar uma descrição completa do elemento em cada ocorrência.
NOTA: Instância -> é uma cópia de um símbolo que se localiza no Palco ou aninhado dentro de outro símbolo. Uma instância pode ser bem diferente de seu símbolo quanto à cor, tamanho e função. Editar símbolos atualiza todas as suas instâncias. Porém, a editar uma instância de um símbolo só atualiza essa instância.
Suponha que, pode-se diminuir o tamanho de arquivo dos filmes se transformar gráficos estáticos, como figuras de fundo, em símbolos que podem ser reaproveitados. A utilização de símbolos também pode agilizar a reprodução do filme, pois só é preciso fazer um único download de um símbolo em um navegador.
A utilização de símbolos também aceita compartilhar figuras e outros elementos, como clipes de filme ou sons, entre os filmes do FLASH.
Repetições ou instâncias de um determinado símbolo surgem como elementos autônomos no filme, mas ficam todas ligadas a um símbolo principal. Todas as modificações que forem realizadas no símbolo mestre refletem em suas instâncias. Os símbolos são feitos geralmente com as ferramentas gráficas comuns.
Faça uso de símbolos sempre que um elemento for usado mais de uma vez em um filme, seja ele animado ou não. Pode-se também transformar as propriedades das instâncias dos símbolos sem modificar o símbolo mestre (principal).
Cada símbolo possui a sua própria Linha do Tempo independente. Porém, quando editamos um símbolo, o Palco e a Linha do Tempo se transformam, passando a mostrar o conteúdo específico do símbolo que está sendo editado. Entretanto, é aceitável editar alguns parâmetros de um símbolo diretamente no palco do filme principal, como será mostrado, mas na frente.
Sempre que for desenvolver um símbolo, você deverá decidir o tipo de símbolo que será feito. Existem três tipos de símbolos: Clipes de Filmes, Gráficos botões. Veja abaixo a definição de cada um:
» Gráficos: Os símbolos de imagens possuem imagens estáticas ou seqüências de imagens com animações ligadas à Linha do Tempo do filme principal. Os sons ou controles interativos não funcionam.
» Clipes de Filmes: Os Clipes de Filmes são usados para desenvolver pequenos trechos de animação que funcionam independentes da Linha do Tempo do filme principal. Podem possuir sons, controles interativos, e até mesmo instâncias de outros Clipes de Filmes. Eles são como minifilmes. Eles tem a capacidade de ser dominados por botões, por ações de quadros, ou por outros Clipes de Filmes. Eles também podem ser usados em botões, na criação de botões animados.
» Botões: Os botões são elementos que respondem a eventos do mouse, exemplo cliques, disparando ações dentro do filme. Eles têm a capacidade de conter Clipes de Filmes com animações, que transformarão de comportamento de acordo com a movimentação ou o evento do mouse.
Essas opções aparecem na caixa de propriedade do símbolo, veja a figura abaixo:
Figura 01 – Propriedades do símbolo.
Criando, utilizando e editando símbolos simples
Iremos iniciar pelo desenvolvimento de símbolo mais simples, possuindo uma figura estática. Inicie um novo projeto no FLASH e faça uma figura qualquer. Na seqüência, clique duas vezes ligeiramente sobre a figura com a Seta, para selecioná-la. Com a figura selecionada, vá ao menu Inserir - > Converter em Símbolo(figura 02), ou se achar melhor use o teclado, pressione a tecla F8. Aparecerá a caixa de Propriedades do Símbolo Figura 01, na qual se pode determinar o nome e o tipo do símbolo.
Figura 02 – Menu inserir -> converter em símbolo.
Iremos chamá-lo Quadrado. Entre com o nome dele “Quadrado” no campo Nome, e marque a opção Gráfico, na seqüência de um clique em OK .
Como vimos acima quando criamos um símbolo, o FLASH guarda-o automaticamente na biblioteca do filme. Mesmo que alguém o apague da tela, Existirá sempre uma cópia dele na biblioteca. Para isso, sempre que desejar remover um símbolo de um filme, terá também que retira-lo da biblioteca para não aumentar o tamanho do arquivo desnecessariamente.
Para visualizar o conteúdo da biblioteca, vá até o menu Janela -> Biblioteca. Veja esse passo na figura abaixo:
Figura 03 – Menu janela -> Biblioteca.
Caso ache melhor utilizar o teclado, pressione Ctrl+L. A figura 04 mostra a biblioteca, observe que até agora só possui o quadrado que acabamos de fazer. Para ver a imagem do símbolo na biblioteca, clique sobre seu nome na lista. Veja a figura abaixo:
Figura 04 – Menu janela -> Biblioteca.
É admissível também criar símbolos a partir da janela da própria biblioteca. Se tiver fechado a biblioteca, pressione Ctrl+L para abri-la novamente. Vamos fazer outro símbolo, mas desta vez vamos colocar mais quadros a ele.
Existem duas opções para fazer um novo símbolo a partir da biblioteca. Uma delas é por meio do menu Opções da janela da biblioteca.
Figura 05 – Menu Opções.
A outra forma é com um clique no ícone Novo Símbolo , localizado na parte inferior da janela da biblioteca.
Aparecerá para você a janela Propriedades do Símbolo (figura 01). Entre com um nome “Retângulo” para o símbolo e dê um clique na opção Gráfico. Clique em OK para concluir a operação.
Observe que surgirá o local de edição do Retângulo, se você observar direitinho no centro da tela existe uma cruz, ela mostra o ponto central do símbolo que sera desenvolvido. Isto quer dizer que você terá que criar o símbolo respeitando a posição dessa cruz. Observe que existe um rótulo com o nome do símbolo, logo acima da área de identificação das camadas, na Linha do Tempo.
Figura 06 – Rótulo Retângulo.
Iremos dar inicio a criação desse símbolo, usando o outro símbolo com a imagem estática que fizemos anteriormente. Para isto, pressione Ctrl+L para abrir a biblioteca. Selecione o nome do símbolo que criamos, arraste e solte sobre a tela de pintura, procurando encaixar o melhor possível o ponto de referência sobre a marca do ponto de referência que está sendo criado.
Quando você colocou o símbolo sobre a tela, foi feito o primeiro Quadro-Chave na Linha do Tempo. Agora iremos fazer quinze quadros na linha do tempo, clicando com o botão direito na posição 15 na Linha do Tempo, e escolhendo a opção Inserir Quadro Chave. Será desenvolvido um Quadro-Chave na posição 15, e quadros vazios nas posições intermediárias.
Agora retorne à posição 1, dê um clique com o botão direito e escolha a opção Criar Interpolação de Movimento. Agora clique na posição 7 e escolha a opção Inserir Quadro Chave novamente para criar um Quadro-Chave no meio da seqüência, em que será feito uma pequena modificação no tamanho do quadrado. Com o ponteiro ainda na posição 7, escolha o quadrado com a Seta e clique no botão dimensionar. Diminua um pouco o tamanho do quadrado. Acabamos de desenvolver um quadrado com uma pequena animação.
Concluímos mais uma lição sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. Neste módulo estudamos símbolos. Bons estudos e até o próximo capitulo.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI