NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Flash030
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


 

FLASH - Módulo 30

 

Objetivos

 

Vamos a mais um módulo sobre o FLASH. Neste módulo estudaremos sobre cenas e ações.

 

Pré-requisitos:

 

Para acompanhar esta lição, você deve ter lido as lições passadas.

 

Cenas

 

Quando damos inicio a um novo projeto no FLASH, existe apenas uma cena. Cada cena possui a sua Linha do Tempo independente, como se fosse um filme separado, e todas dividem a mesma biblioteca do filme.

 

Esse tipo de composição recebe a organização do filme em partes lógicas, tais como: introdução, aviso do carregamento do filme para Web sites em que a transferência do arquivo pode demorar um pouco, uma introdução com som e movimento, interface com botões, finalização e créditos.

 

Para desenvolver uma cena, vá até o menu Inserir -> Cena.

 

 

Para editar o nome de uma cena, vá até o menu Modificar -> Cena.

 

 

Surgirá a caixa de diálogo Propriedades da Cena, nela você poderá apenas editar o nome da cena. Veja a seguir:

 

 

Na caixa de diálogo da cena pode-se criar, excluir, duplicar e ter suas propriedades alteradas na caixa de diálogo.

 

O FLASH mostra as cenas na ordem em que aparecem na caixa de diálogo. Essa ordem pode ser modificada, arrastando os nomes das cenas na caixa de diálogo. Esses comandos são:

 

» Adicionar : Cria uma cena, clique nesse botão para criar uma cena. Ao ser criada a nova cena, o FLASH passa imediatamente para ela, e inclui seu nome na lista.

 

 

» Excluir: Exclui a cena cujo nome estiver selecionado na janela. Quando você manda excluir, aparece uma caixa de diálogo, perguntando se é isso mesmo que você deseja fazer.

 

 

» Duplicar: Cria uma cópia exata da cena ativa cujo nome estiver selecionado. Ao criar cópia, ela é renomeada, repetindo o nome da original seguido de Copiar.

 

 

Além da ordem determinada na caixa de diálogo, as cenas podem ser mostradas a partir de comandos, ou ações, disparados por botões ou outros elementos dentro do filme, dependentes ou não da escolha do usuário. Normalmente, ao pressionar um botão em um filme em FLASH, o usuário está desviando a seqüência do processamento para uma outra cena. Isso será mostrado para você nos próximos módulos alguns exemplos que usarão várias cenas, comandadas por botões ou pela seqüência natural do filme.

 

Outra forma de navegar pelas cenas de um filme é usar o menu Exibir. Selecione a opção Ir para para abrir o submenu.

 

 

» Primeiro (Home): Leva à primeira cena do filme (de acordo com a ordem determinada na caixa de diálogo).

 

» Anterior (Page Up): Retorna à cena anterior.

 

» Próximo (Page Down): Avança para a próxima cena.

 

» Último (End): Avança até a última cena do filme.

 

Logo abaixo dessas opções, você pode visualizar as cenas do filmes que estão em uso. Caso queira ir para a cena, basta selecionar a mesma.

 

Outra forma de navegar entre as cenas é clicando no ícone Editar Cena, localizado no canto superior direito da tela e selecionar o nome da cena que você quer.

 

 

Como foi falando no inicio, cada cena tem sua própria Linha do Tempo, podemos desviar a seqüência do filme para um determinado quadro dentro de uma cena, e desta para o meio de outra cena, e assim por diante.

 

Ações

 

No FLASH as ações são comandos ou grupos de comandos disparados por algum evento no filme. Esses eventos podem ser uma tecla pressionada no teclado, um clique ou movimento do mouse, ou podem estar ligados a algum quadro na Linha do Tempo; quando o ponteiro atinge esse quadro, os comandos a ele associados são disparados. São essas ações que criam à interatividade nos filmes em FLASH, pois aceitam a intervenção do usuário na seqüência de execução de quadros, Clipes de Filmes e cenas.

 

Ações Em quadros

 

Para aprendermos sobre ações em quadro vamos a um simples exemplo, siga os passos abaixo:

 

1 - Crie um projeto novo e fala um desenhe qualquer no primeiro quadro.

 

 

2 - Com a Seta marque toda a figura e modifique-a  em um símbolo, para isso vá ao menu Inserir -> Converter em Símbolo ->Gráfico.

 

» - Na Linha do Tempo, clique com o botão direito no quadro 20 e escolha  Inserir Quadro.

 

» - Com a Seta desloque o circulo até a extremidade direita da tela, posicionando-o fora do palco.

 

5 - Clique com o botão direito no quadro 1 na Linha do Tempo e selecione Criar Interpolação de Movimento para criar a animação.

 

6 - Usando a barra de controle, volte o ponteiro ao quadro 1 e execute a animação. Observe que o símbolo se move mais lentamente pela tela do que os exemplos que mostramos anteriormente. Quando maior o número de quadros, mais tempo será preciso para que a animação seja concluída, ou seja, os movimentos serão mais lentos.

 

Para que colocamos o símbolo fora do palco?

 

Para você saber disso, vá até o menu Controlar -> Testar Filme.

 

 

Observe, ao ser executado fora do ambiente de desenvolvimento, o símbolo continua visível apenas enquanto estiver dentro do palco. Ao deslocar-se para fora do palco, à figura se oculta na margem direita.

 

Observe também que o filme fica se repetindo indefinidamente, e não queremos isto. Queremos que o filme seja executado apenas uma vez. Para isso, insira uma ação que interromperá a execução no último quadro do filme.

 

7 - Vá até o menu Inserir -> Camada para criar uma nova camada. O FLASH criará a nova camada com 20 quadros, e a colocará acima da camada atual. Aproveite para nomear as camadas. Dê dois cliques sobre o nome de cada camada para editar. Nomeie a camada superior como Ações.

 

8 - Com a camada Ações selecionada, clique com o botão direito no quadro 20 e escolha Inserir Quadro-Chave, ou pressione F6, para criar um Quadro-Chave.

 

9 - Ainda com a camada Ações selecionada, Vá até o menu Modificar  -> Quadro, ou clique duas vezes sobre o quadro 20 para abrir a caixa de diálogo Propriedades do Quadro. Clique na guia Ações na caixa de diálogo.

 

 

10 – Dê um clique no botão com o sinal de mais (+) para abrir o menu suspenso, selecione a opção Stop e clique em OK.

 

 

Acaba-se de colocar uma ação no último quadro da animação. A ação Stop interrompe a execução da cena. Esta é uma das ações mais simples que você utilizará no FLASH.

 

NOTA: Caso você não crie um Quadro-Chave antes de incluir a ação, o comando não será inserido no quadro 20, e sim no primeiro Quadro-Chave imediatamente anterior, que, no caso, é o quadro 1 da seqüência.

 

Conclusão

 

Concluímos mais uma lição sobre o FLASH, espero que tenha sido de utilidade a você. Neste módulo estudamos cenas e ações. Bons estudos e até o próximo módulo.

 

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI