NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Objetivos
Este é o décimo módulo de PageMAKER, nele você verá sobre a utilização de textos.
Pré-requisitos:
Para acompanhar esta lição, é bom você ler as lições anteriores.
Muita gente usa o PageMAKER como ferramenta de conclusão, isto é, importa os textos de outros processadores de textos, desenhos, gráficos e outros elementos, e estabelece tudo como se quer. Mas, editar textos com PageMAKER é bastante simples, ele possue diversos recursos que auxiliam você.
Como digitar um texto no PageMAKER?
Observe que a ferramenta texto permite a digitação de textos em qualquer área da página ou prancheta. Vamos estudar agora detalhes importantes sobre esta ferramenta.
Vamos a um pequeno exemplo: Selecione a ferramenta texto no PageMAKER . Após selecionar, dê um clique na área da página, o cursor se posicionará no canto esquerdo e será criado um bloco de texto. Se você não digitar o texto, o bloco não será criado.
Entre com o texto “Aula de informática” e veja como é criado o bloco:
Figura 01 – Texto e o bloco.
Pode-se arrastar o ponteiro de maneira a criar uma área retangular, determinando assim, o espaço que deseja que o texto ocupe, isto é, o bloco de texto.
Para você visualizar as bordas de um bloco de texto, selecione a ferramenta ponteiro e dê um clique sobre o texto.
Além de você digitar o texto normal, pode-se usar métodos já conhecidos de outros programas como, por exemplo: Copiar, Recortar e Colar.
Para que você copie um texto de um bloco para outro, ou no mesmo bloco, você simplesmente selecionará a área a ser copiada, pressionar CTRL+C, logo após, posicione o cursor no local de destino e pressionar as teclas CTRL+V. Esses mesmos procedimentos também são realizados para o recurso Recortar (CTRL+X).
Blocos de texto
Sabe-se para visualizar as bordas de um bloco de texto, basta que você o selecione com a ferramenta ponteiro . Estas bordas possuem alças, como você pode observar na figura 01, que poderão indicar a existência ou não de conexões com outros blocos de texto. Quando o bloco de texto mostra alça vazia na parte superior, quer dizer que é o início do texto, isto é, não tem conexão acima. Quando mostra na parte inferior, indica que o final do texto está sendo mostrado no bloco, não tem conexão abaixo. Veja a figura 02:
Figura 02 – Alças vazia.
Agora vamos a um exemplo de blocos encadeados. Veja a figura 03, nela encontram-se dois blocos encadeados. O primeiro possui o sinal de mais (+) na alça inferior indicando a ligação com outro bloco. O segundo mostra o sinal de mais (+) na alça superior, também indicando a ligação com outro bloco. Veja isso a seguir:
Figura 03 – Blocos encadeados.
Outra forma é o surgimento de uma setinha vermelha na alça inferior. Neste caso, mostra a existência de texto adicional não mostrado no bloco em questão, ou em qualquer parte do documento.
Figura 04 – Bloco com seta.
Existem algumas formas para trabalhar com estas alças. Por exemplo, se você der um clique sobre a alça, será mostrado o ícone de texto carregado.
» Clique em cima da alça superior vazia de um bloco de texto, e arraste o ícone para definir uma nova área para o início do texto.
» Clique em cima da alça que possui o sinal de mais (+) ou seta vermelha, para definir o próximo bloco de texto.
Editor de capítulos
Se você escolher em editar enormes quantidade de texto usando o PageMAKER, contará com um bom processador de textos. Conhecido como editor de capítulos, este programa mostra o texto sem formatações e tem um corretor ortográfico.
Para editar um capítulo que já existe, basta selecionar o bloco de texto com a ferramenta ponteiro ou, posicionar o cursor FERRAMENTA TEXTO no interior do bloco, e escolher a opção Editar Matéria do menu Editar. Veja a figura a seguir:
Figura 05 – Editor de matérias.
Para que você edite de um novo texto através do editor de matérias, escolha a opção Editar Matéria, sem precisar selecionar blocos ou qualquer ferramenta. Após a digitação do novo texto, pressione CTRL+E para voltar ao modo layout de página, e arraste o ícone de texto carregado sobre o lugar que você quiser para a demarcação do novo bloco contendo o texto digitado. Quando se está no modo de edição de matéria, achamos na barra de menu, o menu Matéria com opções de fechar, mostrar os sinais de quebra de parágrafo e espaço entre palavras, nomes de estilos e criação de novas matérias do de edição de matéria possui também o corretor ortográfico. Veja a figura abaixo o menu matéria e em destaque Nova matéria.
Figura 06 –Menu matéria.
Para iniciar a correção ortográfica de um texto, escolha a opção Ortografia do menu Utilitários ou, pressione as teclas CTRL+L. No quadro de diálogo Ortografia mostrado, clique em Iniciar para que a primeira palavra desconhecida fique em destaque, pode-se corrigir, ignorar ou inclui-la no dicionário.
Figura 07 –Ortografia.
Figura 08 –Quadro ortográfico.
Geralmente as pessoas preferem editar seu texto em outro processador, como Word, bloco de notas e etc. Já que o PageMAKER não possui recursos mais avançados.
Entretanto, ele aceita a importação de arquivos com o texto criado por outros processadores. Normalmente os arquivos feitos em outros processadores são exportados para o formato RTF , e este formato raramente irá causar problemas de compatibilidade.
Concluí-se mais uma lição sobre o PageMAKER , nele você estudou sobre a criação de textos, blocos de textos, espero que você tenha gostado e até a próxima lição. Bons estudos.
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI