NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Olá pessoal, meu nome é Maurício Júnior e estou mais uma vez aqui para mostrar o próximo passo em fazer um sistema de login utilizando ASP com três camadas.
Espero poder estar ajudando a todos.
Para quem não acompanhou o desenvolvimento das outras partes, segue um link de cada uma (8.1).
Referência: 8.1
No passo anterior, falei e mostrei com figuras como adicionar o arquivo Global.bas e como criar uma classe dentro do seu projeto utilizando o Visual Basic 6.0.
Mostrei também como criar um projeto que na hora da compilação, o mesmo irá gerar uma dll onde pode ser registrada no COM PLUS.
Especificamente na “parte II”, mostrei e expliquei o banco de dados de usuários e criação da STORED PROCEDURE para validação de usuários para logar no sistema.
Qualquer dúvida, favor acessar e verificar.
Continuarei com o Visual Basic 6.0 para criar uma “function” responsável em verificar ou validar o usuário e senha junto ao banco de dados utilizando a STORED PROCEDURE do nome “ASPSP001_VALIDARUSUARIO” cujo recebe dois parâmetros necessários. Dentro da mesma “function” irei verificar o perfil do usuário e também retorna-lo à página que chamou.
Referência: 8.2
Mostro na referência 8.2 apenas que a classe de segurança está junto com o Global.bas dentro de um mesmo projeto.
Public Function ValidarUsuario(ByVal USU_CO_USUARIO As String,
_ Static sSql As String On Error GoTo error If AbreConexao("open") Then sCoSenha = Encryptografar(USU_CO_SENHA) AbreConexao "close" |
Referência: 8.3
O código (8.3) é uma function responsável para validação de usuário junto ao sistema. Esse código é ainda dentro do Visual Basic 6.0.
A referência (8.4) mostro a imagem como deve ficar a “function” dentro do Visual Basic 6.0 e na classe “clsSeguranca” todo o tipo de verificação do usuário que irá logar no sistema.
Referência: 8.4
Explicação:
Como topo passo começo analisando a assinatura da “function”, esse não será diferente. (8.5)
Referência: 8.5
Note que a function ValidarUsuario é pública e possui dois parâmetros de entrada do tipo string e retorna um array do tipo Variant. Esse tipo geralmente é usado para retornar array e muito usado dentro do Visual Basic 6.0.
Em seguida, declarei as variáveis a serem usadas dentro da function. (Referência 8.6)
Referência: 8.6
Referência: 8.7
O código (8.7) declarei o On Error GoTo error para poder pegar qualquer tipo de erro que ocorrer dali em diante. A linha seguinte do código é uma condição para verificar se a conexão junto ao banco e dados está aberta. Essa function AbreConexao(“open”) está dentro do arquivo base que criei anteriormente chamado Global.bas. O mesmo foi explicado em passos anteriores.
Referência: 8.8
A variável declarada anteriormente, uso para criptografar a senha enviada do site em asp que por si manda para o componente desenvolvido em Visual Basic 6.0. Essa function “Encryptografar” está dentro do arquivo Global.bas, explicado e mostrado em passos anteriores.
Em seguida, depois de criptografar usando a function devidamente desenvolvida, monto o SQL utilizando uma STORED PROCEDURE do banco de dados passando os parâmetros necessários. A SP foi criada em passos anteriores, seguida da explicação. Não esqueça de colocar as aspas simples e duplas quando o parâmetro é do tipo “string” e apenas aspas duplas para o valor que for do tipo “numérico”.
A linha seguinte é atribuindo ao array declarado anteriormente e utilizo a function “ExecutaSQLArray” passando a string SQL montada anteriormente. Essa function retorna um array de dados.
Referência: 8.9
A referência 8.9, verifico com a condição IsArray passando o array atribuído anteriormente, isto é, primeiro verifico se tem dados para executar uma outra STORED PROCEDURE que consulta o perfil do usuário. No próximo passo irei falar mais sobre essa SP. A linha abaixo, atribuo a outra variável de array a function ExecutaSQLArray passando o SQL montado, por final, termino a condição com o END IF.
Referência: 8.10
Explicação:
Bom, as duas primeiras linhas pegam os vetores de usuário e perfil atribuindo ao vetor que será retornado junto ao sistema ou function que chamou. Na declaração falada, mostro que esse array poderia ter duas posições 0 e 1. (8.11)
Referência: 8.11
A variável tendo duas posições, posso adicionar na posição zero valores e na posição um valores. (8.12)
Referência: 8.12
A referência 8.13, serve para, se ocorrer algum tipo de erro dentro do código da function o mesmo será redirecionado automaticamente para dentro da parte error do código.
Referência: 8.13
Ainda com a referência 8.13, verifico se o erro é diferente de zero. Se for diferente, gero o log de erro mandando a classe e a descrição do erro. No final retorno para a function que chamou a variável vRetorno (8.14) e fecho a conexão (8.15).
Bom, fico por aqui. Espero ter ajudado de alguma forma.
O próximo passo, irei falar como registrar a dll no COM PLUS e chamada de uma página ASP 3.0.
Qualquer dúvida favor entrar em contato.
Livros publicados:
Mauricio Junior
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI