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FILTRO DE TUTORIAIS:
Nos tutoriais passados, aprendemos algumas das finalidades da contabilidade: A de auxiliar na gestão da empresa, e a de efetuar o controle patrimonial.
Porém, a maioria das empresas é constituída para gerar lucros, com exceção de algumas tais como associações, sindicatos, cooperativas e etc, que não serão o nosso foco nesse momento.
E apurar o resultado de uma empresa, saber se ela gerou lucro ou prejuízo, é outra função da contabilidade que aprenderemos nessa série de tutoriais.
Num primeiro momento, pode até parecer fácil, saber se uma empresa deu lucro ou prejuízo, bastaria você saber quanto custou algo, e por quanto a empresa o vendeu.
Assim, por exemplo, se uma cadeira, custou R$ 100,00 e você vendeu ela por R$ 200,00, você teve um lucro de R$ 100,00 (200,00 – 100,00 = 100,00).
Só que nem sempre é assim, uma empresa tem várias outras despesas, tais como aluguel, telefone, luz, água, IPTU, impostos, salários e etc. Usando o mesmo exemplo acima, e considerando que as despesas expostas atrás totalizem R$ 250,00. Nesse caso a empresa teria um prejuízo de R$ 150,00.
Que foi apurado da seguinte forma:
Preço de Venda R$ 200,00
(-) Custo da Mercadoria R$ 100,00
Lucro Bruto R$ 100,00
(- ) Despesas R$ 250,00
Prejuízo R$ 150,00
Mas uma vez, pode continuar parecendo ser fácil apurar o resultado, porém no decorrer dos tutoriais, veremos que mesmo uma empresa dando prejuízo, ela pode melhorar a sua saúde financeira, mesmo uma empresa dando prejuízo não quer dizer que ela perdeu dinheiro e outros pormenores que veremos, que fazem a contabilidade ser algo interessante.
E extremamente importante apurar o lucro de forma correta pelo seguinte motivo, alguns de vocês já devem ter ouvido falar que alguns impostos tais como o IMPOSTO DE RENDA DA PESSOA JURICA, e a CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LIQUIDO, são calculados em cima do lucro. Esses impostos são calculados de acordo com um percentual sobre o lucro apurado pela contabilidade.
Logo, se houver algum erro na apuração do lucro, haverá algum erro no pagamento do imposto, e se por algum motivo o lucro errado ficou a menor, o imposto também foi pago a menor, a empresa fica sujeita a uma multa da RECEITA FEDERAL (contabilmente chamamos de FISCO, para designar não só a RECEITA FEDERAL, mais também qualquer outro fiscal, seja ele do estado no caso do ICMS, ou do município no caso do ISS)
Se a empresa pagou a maior, houve um desperdício de dinheiro, e qualquer pessoa sabe o quanto é difícil ganhar dinheiro, e logicamente não está afim de ficar pagando imposto a maior.
Para iniciarmos nos conceitos de apuração do resultado, usaremos como exemplo, uma empresa comercial, assim entendido como aquela que compra e vende mercadorias, diferente daquela que fabrica e vende seus produtos (empresa industrial), e diferente também daquela que só presta serviços, estas duas ultimas serão vistas em tutoriais próprios.
Aprendemos que existem 3 tipos de grupos de contas, ATIVO, PASSIVO e PATRIMONIO LIQUIDO.
A partir de agora, conheceremos mais 3 tipos de grupos de contas que são as contas de RECEITA, DESPESA e CUSTO.
Aprendemos que as contas de ativo, passivo e patrimônio liquido, tem cada uma a sua respectiva finalidade.
E qual seria a finalidade das contas de receita, despesa e custo?
Essas contas são chamadas contas de temporárias ou transitórias, chamamos elas assim porque em alguma data elas serão zeradas propositalmente com a finalidade de permitir a apuração do resultado. Assim essas contas nunca aparecerão no balanço.
Quando exemplificarmos ficará mais fácil a assimilação.
Receita – são grupos de contas que registram as operações que ocasionam um aumento no patrimônio (AUMENTO DE DINHEIRO, OU DE DIREITOS TAIS COMO CONTAS A RECEBER).
Custos – são grupos de contas que registram as operações que ocasionam uma redução no patrimônio, porém os custos estão diretamente associados às vendas. Assim ocorre um custo quando há diminuição de um ativo (geralmente mercadorias).
Despesas - são grupos de contas que registram as operações que ocasionam uma redução no patrimônio, porém as despesas não estão diretamente associadas às vendas. Identicamente haverá uma diminuição de um ativo (geralmente dinheiro).
Para diferenciar melhor Custo de Despesa, temos que nos atentar ao seguinte: os custos estão diretamente associados às vendas e as despesas não.
Vejam como: Quando você faz uma venda de mercadoria, você entrega a mercadoria (DIMINUIÇÃO DO ATIVO MERCADORIAS) e em contrapartida você terá o recebimento de dinheiro pela venda. Nesse caso temos um custo, que é o custo de mercadorias vendidas, pois a saída da mercadoria esta associada a venda efetuada.
Já o pagamento (DIMINUIÇÃO DO ATIVO DINHEIRO) do aluguel é uma despesa, pois não esta associada à venda, ou seja, você pagará o aluguel independente de ter efetuado uma venda ou não.
Para melhor assimilar o conceito de receita pense assim: uma empresa quando vende algo, tem em mente, obter um lucro. Se você vendeu uma mercadoria que custou R$ 300,00 por R$ 500,00, você terá um aumento no seu patrimônio de R$ 200,00, (UM LUCRO DE R$ 200,00) em vista que R$ 300,00 referente ao custo, não foi aumento no patrimônio e sim uma troca, você trocou uma mercadoria que custou R$ 300,00, por dinheiro em igual valor monetário (R$ 300,00)
Outro conceito muito importante é que as contas de Receitas serão creditadas nos aumentos e debitadas nas diminuições.
Já as contas de Despesas e Custos, serão debitadas nos aumentos e creditadas nas diminuições.
Vamos ao exemplo:
Considere o seguinte balanço:
Ativo | Passivo | ||
Caixa | 2.000,00 | Fornecedores | 1.000,00 |
Mercadorias | 3.000,00 | Patrimônio Liquido | |
Capital Social | 4.000,00 | ||
SOMA DO ATIVO | 5.000,00 | SOMA DO PASSIVO | 5.000,00 |
Vamos a operação:
A empresa vendeu todo o seu estoque de mercadorias, e recebeu a vista a quantia de R$ 5.000,00. E após a venda foi feita a apuração do resultado.
Vamos primeiro contabilizar a venda da mercadoria:
Primeiramente abriríamos todos os razonetes com os respectivos saldos. Ficaria assim:
Caixa | Capital Social | |||
2.000,00 (S) |
4.000,00 (S) |
Mercadorias | Fornecedores | |||
3.000,00 (S) | 1.000,00 (S) |
Agora teríamos que ir registrando passo a passo a operação.
Primeiramente faríamos o registro do valor da VENDA, que foi de R$ 5.000,00. Vimos no enunciado que a venda foi feita à vista, assim entrou dinheiro no caixa da empresa, logo houve um débito na conta caixa.
Sabendo que fizemos um débito de R$ 5.000,00 temos que fazer um crédito de R$ 5.000,00 em alguma outra conta. Essa outra conta que registrará o crédito será uma conta de Receita, chamada de Receita de Vendas.
Logo nossos razonetes após os registros ficariam da seguinte forma:
Caixa | Capital Social | |||
2.000,00 (S) 5.000,00 |
4.000,00 (S) |
Mercadorias | Fornecedores | |||
3.000,00 (S) |
1.000,00 (S) |
Receita de Vendas | |
5.000,00 |
Feito o registro da venda, temos agora que fazer o registro da saída da mercadoria, tendo em vista que a empresa vendeu todo o seu estoque de mercadorias. Portanto deixou de ter as mercadorias.
Primeiro item importante a ser notado, e saber que a empresa vendeu TODO o seu estoque, logo, temos que saber quanto a empresa tinha de estoque de mercadorias, que pode rapidamente ser identificado olhando o saldo inicial no razonete ou mesmo a conta MERCADORIAS no balanço, assim identificamos que a empresa tinha R$ 3.000,00 de estoques de mercadorias.
Logo, temos que registrar uma diminuição na conta de estoque. Sendo ela uma conta de ativo, temos que fazer um registro de R$ 2.000,00 a crédito nessa conta. E se fizemos um registro a crédito, temos que ter um registro a débito também que será na conta que registrará o Custo da Mercadoria Vendida, abreviadamente chamaremos de CMV.
Nossos razonetes agora ficariam da seguinte forma:
Caixa | Capital Social | |||
2.000,00 (S) 5.000,00 |
4.000,00 (S) |
Mercadorias | Fornecedores | |||
3.000,00 (S) |
3.000,00 |
1.000,00 (S) |
Receita de Vendas | Custo da Merc. Vendida (CMV) | |||
5.000,00 |
3.000,00 |
Feito isso contabilizamos a operação da venda.
Notem que como eu disse acima, a conta de Receita foi credita e a conta de Custo foi debitada.
Esse crédito na conta de Receita e o débito na conta de Custo, tem um sentido, vamos tentar entende-lo.
Vendemos a R$ 5.000,00, porém custou R$ 3.000,00, temos então um lucro de R$ 2.000,00.
Esse valor (R$ 2.000,00) de lucro ficará registrado no Patrimônio Liquido, numa conta intitulada de Lucros Acumulados.
Mas porque esse lucro fica no Patrimônio Liquido da empresa?
Por exclusão podemos dizer que não é uma obrigação ou um dever, logo não pertence ao passivo. Não temos a obrigação de num prazo certo devolver esses R$ 2.000,00.
Nem é um direito e nem um bem da empresa, logo também não ficará no ativo. Bem não pode ser porque não é palpável, ou algo material, esse registro simplesmente é um valor.
Na verdade esse valor R$ 2.000,00, já está no caixa da empresa, tendo em vista que ela vendeu se estoque que era de R$ 3.000,00 e recebeu R$ 5.000,00, podemos dizer então que dos R$ 5.000,00 que ela recebeu, R$ 3.000,00 são da mercadoria, e os R$ 2.000,00 é o lucro obtido.
Logo também não pode haver o registro de um mesmo ativo 2 vezes. Não existe como você registrar R$ 1,00 duas vezes no ativo, se isso ocorrer você não terá um R$ 1,00 e sim R$ 2,00.
Sobra apenas o grupo do Patrimônio Liquido.
O lucro é um dinheiro que a empresa ganhou. Porém como a empresa tem dono, o lucro que ela gerou com essa operação será no futuro distribuído aos sócios. Como eu disse esse dinheiro não vai ser exigido dela tão cedo.
Nas contas do Patrimônio Liquido, os aumentos não são registrados a créditos? Logo a conta de Receita também será registrada a crédito. E as diminuições não são registradas a débito? Logo as contas de despesas, por reduzirem o lucro, são registradas a débito.
Bom como a operação acima foi bem simples, já vimos que o lucro gerado nessa operação foi de R$ 2.000,00.
Mas vamos ver como na contabilidade chegamos a esse valor?
Acima eu tinha dito que as contas de Receitas, Despesas e Custos são as contas transitórias ou temporárias, assim elas não aparecem no balanço, elas só possuem saldo até o momento em que queremos apurar o resultado, quando fazemos a apuração essas contas tem o seu saldo transferido para outra conta, é nesse momento que falamos que essas contas são zeradas.
Então para apurar o resultado faremos o seguinte:
Primeiro abriremos uma conta chamara APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO, que abreviadamente chamaremos ela de ARE.
Assim nossos razonetes ficariam da seguinte forma agora:
Caixa | Capital Social | |||
2.000,00 (S) 5.000,00 |
4.000,00 (S) |
Mercadorias | Fornecedores | |||
3.000,00 (S) |
3.000,00 |
1.000,00 (S) |
Receita de Vendas | Custo da Merc. Vendida (CMV) | |||
5.000,00 |
3.000,00 |
Ap. Resultado do Exercício (ARE) | |
O segundo passo agora é identificar quais das contas acima, são contas de RECEITA, DESPESA e CUSTO.
Sabemos que as contas, CAIXA. MERCADORIAS, CAPITAL e FORNECEDORES. São contas de ativo (as 2 primeiras), passivo e patrimônio liquido.
Logo, somente sobraram as contas RECEITA DE VENDAS e CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS (CMV). Estas são contas de RESULTADOS.
Identificadas as contas de resultado, o próximo passo é zerar elas, transferindo o seu saldo para a conta de ARE.
Nossos razonetes agora ficariam assim:
Caixa | Capital Social | |||
2.000,00 (S) 5.000,00 |
4.000,00 (S) |
Mercadorias | Fornecedores | |||
3.000,00 (S) |
3.000,00 |
1.000,00 (S) |
Receita de Vendas | Custo da Merc. Vendida (CMV) | |||
5.000,00 (R) | 5.000,00 |
3.000,00 | 3.000,00 (R) |
Ap. Resultado do Exercício (ARE) | |
3.000,00 |
5.000,00 |
Percebam que para efetuar o zeramento na conta de RECEITA DE VENDAS, fizemos um débito no valor que constava de saldo nela (R$ 5.000,00 Credor). Assim se tínhamos R$ 5.000,00 CR para zerar essa conta temos que fazer um lançamento de R$ 5.000,00 Devedor ou a débito. E o crédito correspondente foi feito na conta ARE. Coloquei em parênteses um R de Resultado, para facilitar a identificação do lançamento na conta.
E para zerar o saldo da conta de Custo, no nosso caso, a conta de CMV, fizemos um crédito de R$ 3.000,00. Pois o saldo que tínhamos nela era de R$ 3.000,00 devedor.
Agora, tanto a conta de CMV como a conta de Receita de Vendas estão com o saldo zerado.
Para conferir, vamos apurar o saldo de todas as contas dos razonetes, ficaria assim:
Caixa | Capital Social | |||
2.000,00 (S) 5.000,00 7.000,00 (SF) |
4.000,00 (S) 4.000,00 (SF) |
Mercadorias |
Fornecedores | |||
3.000,00 (S) 0,00 |
3.000,00 0,00 |
1.000,00 (S) 1.000,00 (SF) |
Receita de Vendas | Custo da Merc. Vendida (CMV) | |||
5.000,00 (R) 0,00 |
5.000,00 0,00 |
3.000,00 0,00 |
3.000,00 (R) 0,00 |
Ap. Resultado do Exercício (ARE) | |
3.000,00 |
5.000,00 2.000,00 (SF) |
Assim, a conta caixa ficou com um saldo final de R$ 7.000,00, referente ao saldo inicial de R$ 2.000,00 mais os R$ 5.000,00 recebidos referente à venda efetuada.
A conta Capital Social e Fornecedores, não tiveram os seus saldos alterados.
A conta Mercadorias tinha um saldo inicial de R$ 3.000,00, porém todo esse valor foi vendido, logo ficou com um saldo final de R$ 0,00.
A conta Receita de Vendas, tinha R$ 5.000,00 Credor, que era referente ao registro da venda efetuada, e foi zerada com um lançamento de R$ 5.000,00 a débito, que foi transportado para a conta ARE, para apuração do resultado. Nessa entrou como um crédito.
A conta CMV tinha R$ 3.000,00 Devedor, que era referente ao registro da baixa na conta de mercadorias, devido a venda efetuada, conseqüentemente para seu zeramento foi efetuado um lançamento a credito no mesmo valor, R$ 3.000,00. Que foi transferido para a conta ARE. Nessa entrou com um débito.
Assim as contas de Receita de Vendas e de CMV, também ficaram com o seu saldo zerado.
Todas as contas que estão com o saldo zerado não aparecerão no balanço.
A conta de APURAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO (ARE), esta com um saldo de R$ 2.000,00, que é referente ao registro de R$ 5.000,00 a crédito que veio transferido da conta de Receita de Vendas menos os R$ 3.000,00 a débito que veio transferido da conta de CMV.
Nesse exato momento, terminamos os registros de apuração do resultado. Sendo o resultado, o valor de R$ 2.000,00 a crédito que consta na conta ARE.
Valor igual ao que apuramos acima.
Como eu disse o resultado do período, fica dentro do grupo do patrimônio liquido, assim temos que identificar que quando o saldo na conta ARE esta no lado do crédito, ou seja, um saldo credor. Teremos um LUCRO. Pois zeraremos a conta de ARE com um débito e creditaremos a conta de LUCRO DO EXERCICIO, lembrando que as contas de Patrimônio Liquido são aumentadas com Créditos. Logo houve um aumento no patrimônio da empresa.
Assim abriremos uma conta intitulada de LUCRO DO EXERCICIO no grupo do Patrimônio Liquido.
Essa conta receberá os R$ 2.000,00 que estão no saldo da conta ARE, logo, teremos que fazer mais um registro de transferência, além de abrimos um razonete para a conta LUCRO DO EXERCICIO.
Veja como fica.
Caixa | Capital Social | |||
2.000,00 (S) 5.000,00 7.000,00 (SF) |
4.000,00 (S) 4.000,00 (SF) |
Mercadorias |
Fornecedores | |||
3.000,00 (S) 0,00 |
3.000,00 0,00 |
1.000,00 (S) 1.000,00 (SF) |
Receita de Vendas | Custo da Merc. Vendida (CMV) | |||
5.000,00 (R) 0,00 |
5.000,00 0,00 |
3.000,00 0,00 |
3.000,00 (R) 0,00 |
Ap. Resultado do Exercício (ARE) | Lucro do Exercício | |||
3.000,00 2.000,00 (T) 0,00 |
5.000,00 2.000,00 (SF) 0,00 |
2.000,00 (T) |
Feito isso temos o nosso resultado apurado, e podemos agora levantar o balanço patrimonial da empresa, lembrando que as contas que estão com o saldo zerado não aparecerão no balanço, que ficará assim:
Ativo | Passivo | ||
Caixa | 7.000,00 | Fornecedores | 1.000,00 |
Patrimônio Liquido | |||
Capital Social | 4.000,00 | ||
Lucro do Exercício | 2.000,00 | ||
SOMA DO ATIVO | 7.000,00 | SOMA DO PASSIVO | 7.000,00 |
Mais uma vez eu volto a lembrar que hoje em dia a contabilidade é feita através de computadores, assim o sistema se encarregará de efetuar o zeramento das contas de resultado e bem como da transferência para o Patrimônio Liquido, porém convém saber como é feito esses lançamentos.
Tente fazer o seguinte exercício e no próximo tutorial estaremos fazendo a correção.
Considere o seguinte balanço:
Ativo | Passivo | ||
Caixa | 2.000,00 | ||
Mercadorias | 500,00 | Patrimônio Liquido | |
Capital Social | 2.500,00 | ||
SOMA DO ATIVO | 2.500,00 | SOMA DO PASSIVO | 2.500,00 |
A operação foi a venda de metade do estoque, por R$ 2.000,00, a vista.
Até a próxima.
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