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Cancelamento de Vendas – 5.ª Parte

 

No tutorial passado finalizamos um exercício, porém o mesmo ficou com um erro para que vocês tentassem identifica-los e corrigi-lo.

 

Será que você conseguiu identificá-lo?

 

Bom então vamos a correção do mesmo.

 

Correção:

 

Vejam que tínhamos o seguinte balanço patrimonial com erro.

 

 

Analisando com um pouquinho mais de atenção veremos que temos uma conta de ICMS a Recuperar e uma conta de ICMS a Pagar.

 

Ou seja, temos um direito de receber de volta um valor a titulo de ICMS e temos também que pagar um outro valor a titulo de ICMS.

 

Ora, como já foi visto anteriormente, podemos fazer um encontro de valores não?

 

O erro esta justamente ai, ou seja, não foi efetuado o registro daquele nosso encontro de contas. E como faríamos para efetuar essa correção?

 

Apesar de existir um método de fazermos isso, ou seja, proceder a correção de um registro que não tenha sido efetuado, ou que, tenha sido efetuado com erro, vamos refazer o exercício a partir do ponto em que deveríamos ter feito esse registro da compensação dos valores que temos a recuperar com o valor que temos que pagar. E deixaremos para aprender os métodos de correção de lançamento para mais a diante.

 

O primeiro passo para refazermos esse exercício, seria identificar a partir de qual ponto, ele deveria ter sido efetuado, e já sabemos que esse encontro de contas deve ser efetuado no final do período (que geralmente é de um mês), então esse registro é um dos últimos que deveriam ter sido efetuados, logo, podemos refazer o exercício a partir desse ponto:

 

 

Ou seja, logo após o último registro que efetuamos, que no exemplo acima, foi o registro dos impostos (PIS e COFINS).

 

O registro do nosso encontro de contas ficaria da seguinte forma:

 

 

Vejam que após o registro de transferência do crédito de ICMS que tínhamos, ficamos com um saldo de R$ 0,00 na conta de ICMS a Pagar, indicando assim que não temos valor a pagar relativo a esse imposto. E na conta de ICMS a Recuperar ficamos com um saldo de R$ 50,00, esse valor será aproveitado nos meses seguintes.

 

A partir daqui o restante dos registros são idênticos aos que fizemos no tutorial passado, os registro do zeramento das contas de resultados ficam da seguinte forma:

 

 

Nossa DRE é idêntica a que fizemos no tutorial passado, por esse motivo, não há a necessidade de reproduzi-la aqui novamente, isso porque a DRE apresenta somente os saldos das contas de resultado, e como não mexemos em contas dessa natureza durante a correção que efetuamos acima, não mexemos na DRE em si.

 

Já o nosso balanço patrimonial, terá modificações, afinal no primeiro balanço estávamos apresentando R$ 300,00 de ICMS a Recuperar, e R$ 250,00 de ICMS a Pagar, e após o registro do lançamento que deixou de ser feito, estaremos apresentando na conta de ICMS a Recuperar o valor de R$ 50,00, e nenhum valor na conta de ICMS a Pagar.

 

Vamos ver como fica o nosso balanço patrimonial após esse registro que deixou de ser feito?

 

Ficaria da seguinte forma:

 

 

Para melhor compreensão do conteúdo passado, tentem fazer o exercício abaixo, no próximo tutorial estaremos corrigindo, e começaremos a falar sobre as devoluções de compras de mercadorias.

 

Exercício:

 

Partindo do balanço patrimonial acima, inclusive considerando a ultima planilha de estoque que elaboramos, contabilizem as operações a seguir, elaborem um balancete de verificação de 4 colunas, uma Demonstração do Resultado do Exercício e um Balanço Patrimonial.

 

O PIS (1%) e COFINS (3%) será calculado pelo regime cumulativo, e registrado com um único lançamento no final do período.

 

O percentual a ser considerado de ICMS estará entre parênteses.

 

As operações são as seguintes, e todas relativas ao mês de Fevereiro de 2005.

 

Dia 01-02, compra de 10 unidades de mercadorias, por R$ 100,00 cada, com pagamento a vista. (ICMS de 20%).

 

Dia 03-02, pagamento do valor que constava no balanço como contas a pagar.

 

Dia 04-02, venda de 07 unidades de mercadorias, por R$ 1.400,00, sendo R$ 600,00 a vistas e o restante a prazo. (ICMS 19%).

 

Dia 07-02, pagamento do PIS e do COFINS que estavam provisionados no balanço.

 

Dia 08-02, recebimento de R$ 300,00 de clientes.

 

Dia 09-02, compra de 2 unidades de mercadorias por R$ 80,00 cada, a prazo. (ICMS de 20%).

 

Dia 10-02, pagamento de despesas bancarias no valor de R$ 70,00.

 

Dia 12-02, venda de 5 unidades de mercadorias, a vista, pelo valor total de R$ 600,00. (ICMS de 19%).

 

Dia 15-02, o cliente referente a venda do dia 04-02, devolveu 3 unidades de mercadorias, sendo que o valor da devolução será abatido do valor que o cliente tem a pagar.

 

Dia 18-02, compra de R$ 15,00 em material de limpeza, a vista.

 

Dia 20-02, compra de 3 unidades de mercadorias, por R$ 90,00 cada, sendo metade do valor pago a vista e o restante a prazo. (ICMS de 15%).

 

Dia 25-02, recebimento de R$ 200,00 de clientes, sendo R$ 150,00 relativos a dividas de vendas de mercadorias e R$ 50,00 de juros pro pagamento em atraso.

 

Dia 26-02, compra de 3 unidades de mercadorias por R$ 100,00 cada a prazo. (ICMS de 10%).

 

Dia 26-02, pagamento de R$ 30,00 de frete referente as compras de mercadorias efetuadas no mesmo dia.

 

Dia 26-02, pagamento de R$ 15,00 de seguro das mercadorias compradas. (seguro que cobre o transporte da mercadoria).

 

No próximo tutorial estaremos corrigindo esse exercício.

 

Até a próxima.

 

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