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FILTRO DE TUTORIAIS:
Na ultima parte do tutorial sobre cancelamento de vendas, vamos corrigir o exercício que foi deixado no tutorial passado. Vamos lá?
Correção:
Partindo do balanço patrimonial exposto abaixo:
E ainda considerando o estoque inicial como composto por 5 unidades de mercadorias, avaliadas pelo método de custo médio por R$ 70,00 cada. (dados extraídos da ultima planilha de controle de estoques), deveríamos contabilizar as seguintes operações, após elaborar um balancete de 4 colunas, uma DRE e um Balanço Patrimonial. Lembrando que os impostos PIS e COFINS serão calculados somente no final do exercício, pelas seguintes alíquotas, 1% e 3%, respectivamente.
As operações eram as seguintes:
Dia 01-02, compra de 10 unidades de mercadorias, por R$ 100,00 cada, com pagamento a vista. (ICMS de 20%).
Dia 03-02, pagamento do valor que constava no balanço como contas a pagar.
Dia 04-02, venda de 07 unidades de mercadorias, por R$ 1.400,00, sendo R$ 600,00 a vistas e o restante a prazo. (ICMS 19%).
Dia 07-02, pagamento do PIS e do COFINS que estavam provisionados no balanço.
Dia 08-02, recebimento de R$ 300,00 de clientes.
Dia 09-02, compra de 2 unidades de mercadorias por R$ 80,00 cada, a prazo. (ICMS de 20%).
Dia 10-02, pagamento de despesas bancarias no valor de R$ 70,00.
Dia 12-02, venda de 5 unidades de mercadorias, a vista, pelo valor total de R$ 600,00. (ICMS de 19%).
Dia 15-02, o cliente referente a venda do dia 04-02, devolveu 3 unidades de mercadorias, sendo que o valor da devolução será abatido do valor que o cliente tem a pagar.
Dia 18-02, compra de R$ 15,00 em material de limpeza, a vista.
Dia 20-02, compra de 3 unidades de mercadorias, por R$ 90,00 cada, sendo metade do valor pago a vista e o restante a prazo. (ICMS de 15%).
Dia 25-02, recebimento de R$ 200,00 de clientes, sendo R$ 150,00 relativos a dividas de vendas de mercadorias e R$ 50,00 de juros pro pagamento em atraso.
Dia 26-02, compra de 3 unidades de mercadorias por R$ 100,00 cada a prazo. (ICMS de 10%).
Dia 26-02, pagamento de R$ 30,00 de frete referente as compras de mercadorias efetuadas no mesmo dia.
Dia 26-02, pagamento de R$ 15,00 de seguro das mercadorias compradas. (seguro que cobre o transporte da mercadoria).
Vamos primeiro ao registro em nossa planilha de controle de estoque:
Temos preenchida a nossa planilha de controle de estoques, vamos a alguns comentários, em relação aos lançamento mais importantes.
No dia 01-02, compramos 10 unidades por R$ 100,00, totalizando assim uma compra de R$ 1.000,00, sendo que temos que retirar desse valor a quantia de ICMS que iremos recuperar, sendo que a alíquota é de 20%, logo, temos a recuperar um ICMS de R$ 200,00, assim o custo de nossa mercadoria nesse caso é de R$ 800,00 no total e de R$ 80,00 cada unidade.
A operação do dia 15-02, foi uma devolução, podemos notar isso pelo registro das quantidades e do valor entre parentes, indicando que estamos fazendo um ajuste nessas colunas, podemos notar somente olhando para a planilha que a devolução foi de 3 unidades. Nesse lançamento precisamos identificar o valor que baixamos de custo por ocasião da venda, pois é esse valor que devemos retornar ao nosso estoque, isso é bem fácil de ser feito basta sabermos a data em que essa venda foi efetuada, dia 04-02 (conforme enunciado), e identificar na planilha qual foi o custo dessa mercadoria e “retorná-lo” ao nosso estoque. Feito isso ficamos agora com 8 unidades de mercadorias avaliadas a um custo unitário de R$ 75,08, que somam a quantia de R$ 600,67.
O outro lançamento que merece uma analise é o do dia 26-02, pois nele além de precisarmos calcular o custo da mercadoria, retirando o ICMS, temos que incluir o valor do frete e do seguro, conforme consta nos enunciados, para tanto calculamos as quantidades vezes o preço unitário (100 x 3 = 300), agora retiramos o ICMS com uma alíquota de 10% de acordo com o enunciado (300 x 10% = 30,00), o custo de nossa mercadoria nesse momento é de R$ 270,00, agora temos que somar o custo do frete e do seguro, R$ 30,00 e R$ 15,00 respectivamente, o nosso custo total é de R$ 315,00.
Vamos continuar a correção do exercício:
O registro em nossos razonetes ficariam da seguinte forma:
Temos assim contabilizada todas as nossas operações nos razonetes, vamos comentar alguns dos principais lançamentos.
A operação do dia 03-02, que foi numerada em nossos razonetes com o numero 3, foi o pagamento do valor que constava em contas a pagar, logo, precisamos identificar quanto era esse valor e depois efetuar o registro do pagamento, com um debito na conta de CONTAS A PAGAR, e um crédito na conta BANCOS.
A operação do dia 15-02, que foi identificada em nossos razonetes com o número 9, foi uma devolução (cancelamento), o clientes devolveu 3 unidades de mercadorias, sendo que o valor da devolução será abatido da divida que o cliente possui com nossa empresa, o primeiro passo, foi calcular quanto é o valor do cancelamento, bom se a venda do dia 04-02, foi 7 unidades e o valor total da venda foi de R$ 1.400,00, cada mercadoria foi vendida pelo valor unitário de R$ 200,00, se o cliente esta nos devolvendo 3 unidades, essa devolução é no valor de R$ 600,00 (200 x 3), então esse é o valor das vendas que estão sendo canceladas, para o registro desse fato, debitamos a conta de VENDAS CANCELADAS, e creditamos a conta de clientes.
O próximo passo, registrar nos razonetes, o retorno dessa mercadoria ao nosso estoque, e conseqüentemente o ajuste na conta de CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS, o valor já havíamos identificado quando elaboramos a nossa planilha de controle de estoques, o registro será feito com um débito na conta de MERCADORIAS para registrar o aumento no saldo dela, afinal essa mercadoria esta retornando ao nosso estoque, e com um crédito na conta de CMV para diminuir o seu saldo.
O ultimo passo é o registro da anulação do valor do ICMS, para efetuar tal registro, primeiro temos que calcular o valor do ICMS que estaremos anulando, para tanto basta identificarmos o valor da venda e multiplicarmos pela alíquota do ICMS (detalhe: a alíquota nesse passo tem que ser igual alíquota que utilizamos na venda, por exemplo, no caso acima a alíquota na venda foi de 19%, então calcularemos o ICMS do cancelamento com 19%, se a alíquota na venda tivesse sido de 12%, teríamos que calcular o ICMS da devolução com 12%, se não tivesse alíquota nenhuma, por exemplo, uma operação isenta de ICMS, não calcularíamos o ICMS sobre a devolução, ok?), como a alíquota foi de 19% na venda, temos que calcular o ICMS sobre a devolução com 19% também, assim totaliza a quantia de R$ 114,00, agora basta fazermos o registro, para tanto fizemos um débito na conta de ICMS a Pagar e um crédito na conta de ICMS s/ Vendas.
O lançamento do dia 26-02 teve de diferente em relação aos demais, o fato de alem de termos que calcular o custo da mercadoria, termos que incluir neste o valor dos gastos com frete e seguro, de acordo com os tutoriais passados.
Vamos agora ver como ficaria o balancete de verificação:
Terminado o nosso balancete de verificação, vamos agora elaborar o nosso balanço patrimonial e a nossa DRE, e para elaborarmos o balanço patrimonial temos antes que zerar as contas de resultado.
Zeramento das contas de resultados:
Agora que temos as contas de resultados zeradas podemos elaborar o nosso balanço patrimonial que ficaria da seguinte forma:
Bem terminamos assim o nosso exercício.
No próximo tutorial começaremos a falar sobre as devoluções de compras de mercadorias.
Até a próxima.
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