NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisSergiocastro : Compactacao006
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Instalação e desinstalação do WinZip

 

Objetivos:

 

Neste tutorial aprenderemos a instalar e desinstalar o WinZip. No entanto, antes veremos os requisitos do sistema, necessários para uma boa instalação e um bom desempenho do programa. Serão abordadas, também, algumas configurações que podem ser feitas durante a instalação, assim como a diferença entre as duas interfaces do programa.

 

Antes de começarmos a trabalhar com o WinZip, veremos os requisitos deste programa, lembre que usaremos a versão 9.0 SR-1 e, que o download pode ser feito a partir do site do desenvolvedor do Software (http://www.winzip.com), conforme descrito no primeiro tutorial.

 

Requisitos do Sistema

 

Os programas são feitos baseados na estrutura de algum sistema operacional e por isso são feitas algumas exigências antes de ser instalado algum programa. Você não poderia, por exemplo, instalar o AutoCad 2004 num computador rodando o Windows 3.X. Um exemplo mais atual é que você não consegue instalar o Office 2003 em computadores com Windows 95, 98 ou ME, visto que um dos requerimentos para este Software é o Windows XP. Estes requerimentos são exigidos porque os novos Sistemas Operacionais trazem novos recursos, bem como os novos programas os trazem baseado no Sistema.

 

Bem, o WinZip 9.0 SR-1 requer Windows 98, Windows Me, Windows XP, Windows NT 4.0, or Windows 2000.

 

O WinZip não requer nenhum outro programa/arquivo externo para compactar ou descompactar arquivos ZIP. No entanto, algumas operações opcional do WinZip requerem programas externos, um exemplo disto são os AntiVirus. Alguns deles são detectados automaticamente, veja abaixo quais eles.

 

McAfee (Network Associates - http://www.nai.com)

McAfee VirusScan – 4.0.3a; 5.01; 5.11; 5.16; 5.21; 6.0 e 7.0

 

Symantec (http://www.symantec.com)

Norton Antivírus – 5.0; 6.0 (2000); 7.0 (2001); 8.0 (2002); 9.00.67 (2003) e 10.0.0.109 (2004).

 

Obs.: A versão 2002 não roda em Windows 95 e a versão 2003 e 2004 não rodam em Win95 ou NT.

 

Kaspersky Labs, Inc . (http://www.kaspersky.com)

Kaspersky Anti-Virus – 3.0 e 4.0

 

Agora que vimos os requisitos para instalação do WinZip e também os programas Antivírus reconhecidos automaticamente, vamos para a instalação.

 

Instalação

 

Instalar um programa significa copiar todos os arquivos necessários para o funcionamento do aplicativo, escrever informações no registro do Windows, criar atalhos, etc. Mas não se preocupe que você não precisa fazer tudo isso, existe um “amiginho” chamado Instalador, que faz tudo isso por nós. O que o instalador faz é automatizar todas as tarefas mencionadas anteriormente de forma muito simples, o nosso papel é somente passar algumas informações, tais como: pasta para instalação ou local do atalho.

 

Bem, vamos para a instalação. Primeiro localize o instalador que você baixou (http://www.winzip.com) e dê um clique duplo nele, vai abri a seguinte janela, clique no botão “Setup”.

 

 

 

Ao clicar no botão “Setup”, a janela a seguir será aberta. Nesta janela você pode escolher o diretório (a pasta) na qual queira instalar o programa, você também pode aceitar o caminho proposto (recomendado). Caso queira selecionar um novo local, faça isto e logo após clique em “Ok”.

 

 

 

Após clicar no botão “Ok” os arquivos serão copiados e mostrada a janela “WinZip Setup – Thank you for installing WinZip!”. Use o botão “Next” para porseguir, na janela “WinZip Setup – Choose ‘Classic’ or ‘Wizard’, then click ‘Next’”, lhe trás a opção de selecionar uma entre duas interfaces para a inicialização padrão do programa. As duas interfaces foram mostradas no tutorial Parte 1, selecione uma das interfaces e use o botão “Next” para prosseguir.

 

A próxima tela é a janela “WinZip Setup – Click ‘next’ to continue”, nesta janela você pode escolher uma dentre duas opções de intalação.

  • Express Setup (recommended)
  • Custom Setup (for advanced users)

A primeira não necessita de configurações adicionais, por isso recomendada para a maioria dos usuários. Já a segunda você pode fazer algumas configurações adicionais na janela “Explorer Configurations”, que iremos aprender logo a seguir. Veja a janela referida.

 

 

 

Vejamos qual a função de cada uma dessas opções:

  • Associate WinZip with archives : É usado para abrir os arquivos diretamento do Windows Explorer, sem a necessidade de abrir o programa anteriormente.
  • Explorer shell extension : Habilita o WinZip no menu de contexto do Windows, isso facilita você fazer várias operações apenas usando o botão direito do mouse.
  • Display WinZip context items in a submenu : Os intens do menu de contexto do WinZip é mostrado num submenu, esta opção modifica apenas a estética.
  • Display icons on context menus : Pequenos ícones são mostrados ao lado de cada intem do menu de contexto.
  • Include WinZip Quick Pick in taskbar tray : Um ícone do WinZip sera colocado na Área de Notificação, facilitando assim o acesso ao programa.
  • Include WinZip in Start menu : Esta opção inclui um ícone do programa no menu iniciar.
  • Include WinZip on desktop : Esta opção adiciona um ícone do WinZip ao desktop.

Na próxima janela o botão nos permite editar os tipos de arquivos associados ao WinZip. Estes arquivos permite que o WinZip seja aberto automaticamente quando for aberto algum desses arquivos no Windows Explorer ou Meu Computador. O WinZip é normalmente usado para abrir arquivos ZIP, mas existem uma porção de arquivos que podem ser abertos por ele, isto pode ser conferido na janela a seguir. Nesta janela existe uma lista de arquivos com botão de seleção, as opções selecionadas estão associadas ao WinZip, como pode ser visto entre parêntese, já as opções não selecionadas estão associadas a outro programa qualquer ou a nenhum programa, isso pode ser visto no parêntese ao lado.

 

 

 

Prossiga com a instalação clicando no botão “Next”, a tela de finalização será exibida, é só clicar no botão “Finish” e o WinZip estará instalado. O programa será aberto na interface escolhida durante a instalação. Pronto, o WinZip pode ser usado por 21 dias como cópia de avaliação, após este tempo você deve comprar a licença que pode ser obtida no site do fabricante.

 

 

 

Desinstalação

 

Quando o programa é instalado, são copiados vários arquivos que vão dar suporte ao seu funcionamento, conforme citado anteriormente em instalação. Agora imagine a seguinte situação: você não precisa mais do programa e quer removê-lo, ou porque o tempo de avaliação (21 dias) acabou ou simplesmente porque você não gostou do programa. Não seria fácil se tivéssemos que apagar (deletar) arquivo por arquivo, seria um enorme sacrifício. Felizmente, assim como na instalação temos um instalador para automatizar o processo, quando pretendemos desinstalar dispomos de um mesmo recurso, só que em ordem inversa, o Desinstalador. O desinstalador (Uninstall) apaga todos os arquivos que foram copiados e desfaz todas as configurações feitas na instalação, tais como, integração ao Shell do Windows, atalhos, notificação do sistema, etc.

 

O desinstalador do WinZip é disponibilizado na pasta de atalho do Menu Inicial, mas, caso ele não esteja lá, por algum motivo, é só acessar: Painel de Controle > Adicionar ou Remover Programas, lá você encontrará a opção de desinstalação do WinZip. Veja a opção “Uninstall WinZip” em destaque no Menu Iniciar, a seguir.

 

 

 

Ao clicar na opção “Uninstall WinZip” você terá a opção de continuar ou não, atrvés da janela de confirmação a seguir. Caso queira realmente desinstalar é só selecionar a opção “Sim”, a opção “Não” cancela tudo.

 

 

 

Alternando entre a Interface Wizard e Classic

 

O WinZip tem uma janela normal, como todos os outros programas, chamada Interface Classic. Além desta interface, existe também outra, chamada Wizard.

 

A interface Wizard é uma espécie de assistente que lhe auxilia passo a passo na realização de tarefas básicas, estas tarefas são:

  • Descompactar arquivos
  • Atualizar arquivos
  • Compactar novos arquivos
  • Enviar, após a compactação, arquivos por e-mail

Provavelmente, estas tarefas satisfaçam a maioria das necessidades com arquivos comprimidos. É uma forma fácil e atraente de trabalhar com arquivos ZIP.

 

Há três maneiras muito simples de mudarmos de uma interface para outra.

  • Menu File > Wizard...
  • Atalho – Shift+W
  • Pela Barra de Ferramentas, clicando no botão

A interface Wizard, assim como a Classic, pode ser vista na Parte 1 deste tutorial.

 

Conclusão

 

O WinZip, apesar de ser em Inglês, é um programa muito simples de ser usado para operações de compactação e descompactação de arquivos. Com uma interface gráfica muito intuitiva, fica simples usá-lo, mesmo para quem não sabe nada de inglês e este tutorial veio para somar a facilidade de aprendizado.

 

Até o próximo tutorial.

 

Att,

 

Sergio de Castro

sergiodecastro@click21.com.br

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI