NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisSergiocastro : Compactacao007
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Configurações do WinZip

 

Objetivos:

 

Aprender a configurar o WinZip.

 

Como todo programa necessita de configurações para possibilitar um melhor desempenho, e também, ajustar às necessidades do usuário, isto porque cada máquina é uma máquina e cada usuário é um usuário único, neste tutorial aprenderemos a fazer as configurações do WinZip, que é o nosso programa alvo.

 

Configurações

 

Os programas vêem com configurações padrões, mas estas configurações podem ser mudadas para melhor atender a sua necessidade de trabalho, modificar a interface do programa e também definir como o programa trabalhará.

 

O WinZip disponibiliza várias configurações, algumas podem ser feitas durante a instalação (como vimos no tutorial anterior) e outras depois que o programa está instalado. Para acessar estas configurações é só selecionar na Barra de Menus: “Options” > “Configurations...”, será exibida a janela “Configurations”, provavelmente com a guia “View”, em destaque na imagem abaixo, selecionada.

 

Guia View

 

 

 

Esta guia, View, nos possibilita fazer configurações visuais e funcionais do programa, tais como: colunas de informações dos arquivos e estilo de clique com o mouse.

 

Vejamos o que pode ser feito nas três seções desta guia:

 

Columns – Nesta seção você pode adicionar ou remover colunas na interface do programa, estas colunas exibem informações dos arquivos e também serve para classificá-los, através de qualquer uma delas, para isto basta clicar na respectiva coluna. O processo de adição ou remoção das colunas, também pode ser feito clicando-se com o botão direito do mouse sobre qualquer das colunas e selecionando a desejada. Uma curiosidade importante é que você pode remover todas, exceto a coluna “Name” que pode ser usada ou não para classificação.

 

Caso queira retornar as configurações padrões do programa é só utilizar o botão “Defaults”.

 

General – A primeira opção desta guia, possibilita o WinZip mostrar o nome dos arquivos conformes estão escritos, com caixa alta ou não. No entanto, o WinZip mostra os arquivos, normalmente como são mostrados no Windows.

A segunda opção “Full row select” faz com que toda a linha, com todas as informações do arquivo, seja selecionada junto com o arquivo.

“Watermark” é uma opção que permite mostrar uma marca d’água, com o ícone do WinZip, do lado direito da janela principal do programa. Esta opção só funciona com o Windows XP.

 

Mouse Selection – Através desta opção, as opções de clique do mouse podem ser configuradas. Tanto podem ser usadas as configurações do sistema, que vem selecionada por padrão, quanto as configurações personalizadas de clique simples para abrir e apontar sobre os arquivos para selecionar.

 

Guia Toobar

 

As configurações desta guia, são referentes à Barra de Ferramentas, podem ser feitas configurações visuais e funcionais. O exemplo de uma configuração visual seria mudar o tamanho dos botões, já uma funcionalidade seria acrescentar ou retirar botões desta barra. As configurações da Barra de Ferramentas estão disponíveis na guia “Toolbar” da janela “Configuration”, disponível na imagem abaixo.

 

 

Na única guia, “Toolbar Configuration”, os botões de seleção, podem ser ativados ou desativados com um clique e, tem as seguintes funções:

 

Use old Explorer-style toolbar buttons – Esta opção mostra a Barra de Ferramentas com caracteristicas de Windows mais antigo.

 

Use large toobar buttons – Use esta opção para mostrar os ícones grandes, que é padrão, caso deseje ícones pequenos é só desmarcá-la.

 

Show button text – Com esta opçõa marcada os nomes dos botões são mostrados abaixo deles.

 

Show tootips – Quando marcada, esta opção permite mostrar uma breve dica descrevendo a função do botão, quando o curso do mouse esta posicionado sobre ele.

 

Para adicionar ou remover botões da Barra de Ferramentas, personalizando esta a seu gosto, selecione o botão “Select Buttons...”, em destaque na cor amarela na guia “Toobar” da janela “Configurations”, que a seguinte janela será mostrada.

 

 

A janela é dividida em duas partes, na da esquerda estão todos os botões disponíveis e a da direita os botões que fazem parte da Barra de Ferramentas. Para adicionar ou remover qualquer botão é só selecioná-lo no seu respectivo lugar e usar os botões “Adicionar ->” e “<-Remover”, localizado entre as duas seções. Caso deseje mudar algum botão de posição, selecione-o e use os botões “Mover para cima” e “Mover para baixo”, localizados no canto inferior direito da janela. O botão “Redefinir” restaura as configurações padrões da Barra de Ferramentas.

 

Guia Folders

 

A guia “Folders”, em destaque na imagem abaixo, disponibiliza configurações de pastas a serem usadas pelo WinZip.

 

Vejamos a função de cada seção:

 

Start-up folder – Nesta opção, pode ser definida uma pasta como padrão, que será automaticamente selecionada todas as vezes que usarmos os comandos, “New” e “Open”. Estes comandos no menu arquivo estão da seguinte forma: “New Archive...” (Ctrl+N) e “Open Archive...” (Ctrl+O), respectivamente. Observe que, esta opção só funcionará se o WinZip for aberto por um de seus atalhos, pois quando é aberto através de algum arquivo no Windows Explorer, com clique duplo, a pasta que estava o arquivo funciona como padrão até que seja fechado.

 

Extract folder – Funciona semelhante à seção anterior, mas usando o comando “Extract”, disponível em Actions > Extract... (Shift+E).

 

Add folder – Com as mesmas características das duas opções anteriores, no entanto, referido ao comando “Add”, disponível em Actions > Add... (Shift+A).

 

Você pode usar uma das três opções, disponíveis para as três seções anteriores e caso queira usar uma pasta por padrão é só usar a opção “Folder”, digitar o caminho no espaço ao lado ou buscá-lo clicando no ícone, uma pasta amarela, ao lado.

 

 

Working folder – Usada para armazenar os arquivos temporários oriundos das mídias removíveis, quando a opção “Use for removable media only” estiver selecionada, o uso é exclusivo, no entanto, quando não está é usada para todas as operações com arquivos temporários.

 

CheckOut base folder – É usado para definer a pasta que será usada como padrão pelo comando “CheckOut”, disponível em Actions > CheckOut... (Shift+C). Quando a opção é deixada em branco o caminho do arquivo a ser analisado é usado.

 

Temp folder – Pasta para armazenar os arquivos temporários criados pelo WinZip, principalmente os decorrentes de visualização e análise de vírus.

 

Guia System

 

Selecione a guia “System” da janela “Configurations”. Nesta guia temos apenas uma seção e na qual tem a opção “Associate WinZip with Archives”, que já vimos na instalação do programa, tutoria anterior. As outras três são opções de atalhos, conforme por detalhes a seguir.

 

Include WinZip Quick Pick in the taskbar tray – Inclue um atalho na Área de Notificação, ao lado direito da Barra de Tarefas. Este atalho permite abrir o WinZip e arquivos recentemente usados, bem como outras operações.

 

Include WinZip in the Start menu – Esta opção é a mais conhecida de todos, disponibiliza um atalho do WinZip no menu Iniciar, que por padrão localiza-se em: Iniciar > Todos os programas > WinZip ...

 

Include WinZip on the desktop – Outra simples e conhecida função, adiciona um atalho na Área de Trabalho, o famoso Desktop.

 

Guia Explorer Enhancements

 

Nesta guia pode-se configurar o menu de contexto e as dicas a serem exibidas quando o mouse é posicionado sobre os arquivos.

 

Na seção Geral temos:

 

Display context menu items in a submenu – Quando habilitada, esta opção disponibiliza as opções do menu de contexto em um submenu.

 

Display icons in a context menus – Esta opção permite que pequenos icons sejam mostrados ao lado de cada comando do menu de contexto.

 

“Add to” includes folder information – Determina como as informações de pastas serão armazenadas, quando é usada a opção “Add to (x.zip)” através do menu de contexto, onde o “x” é o nome do objeto selecionado.

 

Veja os dois modos do menu de contexto na figura abaixo.

 

 

Na seção, “Display comment too tips for Zip files”, estão disponíveis as configurações a respeito das dicas que aparecem quando se posiciona o cursor do mouse sobre algum arquivo Zip, como por exemplo, o caminho do arquivo no disco rígido.

 

No quadro do lado direito da janela, “Context menu commands”, estão disponíveis as opções do menu de contexto. Quando selecionados, estão habilitados ao menu de contexto, ao contrário, estarão desabilitados.

 

Guia Program Locations

 

Os programas externos usados pelo WinZip, estão definidos nesta guia, que esta disponível na imagem abaixo.

 

Na opção Viewer, por exemplo, está definido o caminho do programa para visualização de arquivos. Na opção seguinte, o caminho definido é para o programa que irá criar arquivos executáveis (.EXE), na última, está o nome do Antivírus, que pode ser selecionado na lista de opção do menu suspenso. No espaço mais abaixo pode ser definido um parâmetro e na caixa de seleção, “Run minimized”, força o programa trabalhar minimizado.

 

 

Guia Miscellaneous

 

Nesta seção, Miscellaneous, estão disponíveis todas as configurações que não couberam em nenhuma outra categoria. Veja a guia “Miscellaneous” na imagem a seguir.

 

 

A seção Start-up, define parâmetros para a inicialização do WinZip. A primeira opção, quando selecionada, faz com que o WinZip seja aberto com a interface Wizard. Já a segunda, força a caixa de diálogo “Open Archive” abrir, automaticamente todas as vezes que o programa é iniciado.

 

A primeira opção da seção “Other”, quando selecionada, permite usar o estilo do Windows Explorer configurado no seu sistema, se desabilitado, usa estilo de diretórios do Windows 3.1. Na opção, “Number of files in recent file list”, possibilita definir a quantidade de arquivos que estarão disponíveis na opção “Recente (History)”. O valor a ser definido é válido no intervalo de 1 (um) a 9 (nove), quando usado um valor menor ou maior, será redefinido para um e nove, respectivamente.

 

Estas são as configurações do WinZip, espero ter colaborado para o seu enriquecimento intelectual. Qualquer dúvida, sugestão ou crítica use o e-mail abaixo, mencionando o assunto.

 

Até o próximo tutorial.

 

Att,

 

Sergio de Castro

sergiodecastro@click21.com.br

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI