NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalTutoriaisSergiocastro : Compactacao008
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

FILTRO DE TUTORIAIS:


Compactando e descompactando com o WinZip

 

Objetivos:

 

Nesta etapa iremos essencialmente aprender a compactar e descompactar com o WinZip, utilizando as duas interfaces do programa. Também iremos aprender a anexar um arquivo ao e-mail.

 

Compactando e descompactando arquivos

 

Como já escrevi nos tutoriais anteriores, compactar arquivos ajuda reduzir o tamanho destes e/ou simplesmente agrupá-los para facilitar o controle.

 

Todos os programas de compactação de arquivos funcionam de maneira idêntica, cria-se um arquivo e neste podemos adicionar, remover e extrair os objetos (pastas e arquivos). Com o WinZip não é diferente, vamos ver como fazer isto.

 

Criando um novo arquivo

 

Existem alguns caminhos que, pelos quais, você pode criar novos arquivos no WinZip. Veja eles:

  • Botão “New” da barra de ferramentas
  • Menu “File” > “New Archive...”
  • Pelo atalho “Ctrl + N”
  • Está disponível também no menu de contexto do Windows

Vamos fazer pela primeira opção, visto que as demais só se diferenciam pelo modo de acessar a função.

 

Clique no botão “New”, que a janela “New Archive” se abrirá. A janela esta disponível na imagem a seguir.

 

 

 

Nesta janela, você escolhe o local onde quer criar o arquivo, é só utilizar a opção “Salvar em” e percorrer pelos discos do computador, então selecionar o local desejado. No campo “Nome do Arquivo” defina o nome desejado e depois, clique no botão “Ok” que, o arquivo será criado no local indicado e a janela “Add” será aberta automaticamente.

 

Você pode pesquisar os arquivos no disco, tanto pelos ícones à esquerda da janela, quanto pelo menu suspenso “Look in”. No menu suspenso “Action”, você escolhe o modo como os arquivos serão adicionados. São quatro os modos, estão descritos a seguir.

  • Add files – Adiciona todos os arquivos selecionados.
  • Freshen existing files – Atualiza os arquivos existentes, no entanto não adiciona novos arquivos. Útil quando se quer apenas atualizar arquivos que foram modificados.
  • Move files – Funciona semelhante a opção “Add files”, com a particularidade de excluir os arquivos do disco rígido após a compactação.
  • Update files – Funciona semelhante ao “Freshen files”, no entanto adiciona os arquivos que não estão presente.

Nas opções “Compression”, é possível escolher uma entre seis opções de compressão. A opção “Maximum” oferece a maior taxa de compressão, no entanto a operação é processada de modo mais lento e a opção “None” é processada rapidamente, pois não oferece compressão, serve apenas para agrupar arquivos.

 

Depois de definir todas as opções, selecione o botão “Add” que todos os arquivos serão adicionados e você terá seu arquivo comprimido.

 

Descompactando um arquivo

 

Não seria nada interessante se, após compactarmos os arquivos, não pudéssemos reverter a situação, isto seria como se mandássemos um pacote lacrado pra alguém, mas ele não conseguisse abrir.

 

O WinZip disponibiliza alguns caminhos para se descompactar arquivos, vejamos eles:

  • Menu “Actions” > “Extract...” ou “Shift + E”;
  • Botão “Extract” da barra de ferramentas;
  • Selecionando o(s) arquivo(s) desejado e usar o botão direito do mouse e
  • Pelo menu de contexto no Windows Explorer

Exceto a última, todas as demais opções são trabalhadas na interface do programa. Para que isto seja possível é necessário, primeiramente, abrir o arquivo. Para abrir um arquivo ZIP, se você estiver com o programa aberto use as seguintes opções:

  • Menu “File” > “Open Archive...” ou “Ctrl + O” e,
  • Botão “Open” da barra de ferramentas,
  • Pode ser aberto, ainda, através do Windows Explorer com um clique duplo no respectivo arquivo.

Quando você utiliza alguma das opções de extração, citadas acima, a janela “Extract” é aberta, na qual há algumas opções para descompactar o arquivo. Vejamos a janela e as opções de extração na imagem abaixo.

 

 

 

No espaço onde são mostrados os drives do computador, você pode selecionar o local onde quer descompactar o(s) arquivo(s). Na seção “File”, pode-se escolher entre extrair os arquivos selecionados (primeira opção), todos os arquivos (segunda opção) ou arquivos definidos na caixa de texto da última opção.

 

Ao lado da seção “File” existem as seguintes opções:

  • Open Explorer window – Com esta opção marcada, após a descompressão será aberto o Windows Explorer mostrando os respectivos arquivos.
  • Overwrite existing files – Se existirem a arquivos com os mesmos nomes serão sobrescritos.
  • Skip older files – define que o WinZip não descompactará um arquivo, caso no disco rígido exista uma versão mais nova.
  • Use folder names – Com esta opção selecionada o WinZip usa os caminhos para fazer as subpastas, caso contrário os arquivos serão todos descompactados numa mesma pasta.

Faça todos os ajustes necessários e depois clique no botão extract, pronto seus arquivos serão extraídos.

 

Usando o Menu de Contexto

 

O menu de contexto é muito útil, pois nos possibilita um rápido acesso as funções do programa diretamente no Windows Explorer. As funções do menu de contexto são exatamente iguais as usadas no programa, diferindo apenas no modo de acesso. As opções, também, estão disponíveis de acordo com o tipo de arquivo selecionado. Se, por exemplo, você seleciona um arquivo não compactado, serão exibidas opções que permitam compactar este arquivo, mas se o arquivo estiver compactado, as opções serão para descompactá-lo.

 

Veja o menu de contexto selecionado a partir de um arquivo não compactado.

 

 

 

Usando a Interface Wizard

 

A interface Wizard pode ser acessada pelo menu “File” > “Wizard...” ou “Shift + W” ou pelo botão “Wizard” na barra de ferramentas. A Interface Wizard foi apresentada na primeira parte desse tutorial, então veremos aqui apenas os modos de acesso.

 

Ao selecionar a interface Wizard a janela do assistente será mostrada, use o botão “Next” para acessar a janela mostrada na imagem a seguir.

 

 

 

Com as três opções é possível fazer todas as tarefas básicas, as opções são: descompactar arquivos; atualizar arquivos existentes e criar novos arquivos. Tudo funciona semelhante ao que já foi abordado na interface Classic, com a diferença que a Interface Wizard é um assistente passo-a-passo.

 

Criando um novo arquivo

 

Selecione a opção “Create a new Zip file” e clique em Next. Na janela seguinte digite o nome do arquivo no espaço “File name”, este arquivo será criado no caminho proposto um pouco acima. Se você quiser usar outro local para criar o arquivo selecione o botão “Browse...”, este botão abre a janela “New Archive” a mesma que foi abordada anteriormente. Escolha o local de destino do arquivo e defina o nome, depois clique em “Ok”, o caminho do arquivo virá preenchido no espaço “File name”, clique no botão “Next” que você terá disponível a janela da imagem a seguir.

 

 

Use os botões “Add files...” e “Add folders...”, para adicionar seus arquivos e pastas. Eles funcionam identicamente ao comando “Add” que descrevi no tópico “Criando um novo arquivo”, a novidade é que com o comando “Add folder...” você seleciona pastas inteiras facilmente. Os arquivos e pastas adicionados ficam em forma de linha de comando no espaço em branco acima dos botões, é possível remove-los com o auxilio do botão “Remove”. Depois de todas as definições clique no botão “Zip Now”, o arquivo será criado no local indicado na janela “Choose Zip Name”.

 

Depois da operação completa, a última janela lhe permite enviar, o arquivo recém-criado, por e-mail. Para retornar ao inicio da Interface Wizard clique no botão “Restart”, se sua inteção for fechar o programa, use o botão “Finish”.

 

Descompactando um arquivo existente

 

Para descompactar um arquivo existente use a opção “Unzip or install from an existing Zip file”. Clique em Next e use o botão “Search...” para selecionar o arquivo desejado. Quando você clica no botão “Search...” é exibida a seguinte janela.

 

 

 

Utilize a opção “Let me find it (not automatic), pois é a mais intuitiva para localizar arquivos. Localize o arquivo desejado, clique no botão abrir que você estará de volta na janela “Select Zip file”, agora use o botão “Next >”. Na janela seguinte você pode aceitar o caminho proposto ou selecionar um novo através do botão “Select different folder…”, as duas opções abaixo desse botão são: sobrescrever arquivos encontrados automaticamente e mostrar os arquivos após a descompressão. Pronto, use o botão “Finish” para fechar o programa ou “Restart” para voltar ao inicio.

 

A opção “Update an existing Zip file” funciona semelhante a etapa anterior, com a diferença que irá atualizar os arquivos.

 

Enviando arquivos por e-mail

 

Uma opção muito útil dos arquivos compactados é a facilidade de anexar eles aos e-mails, pois além de agrupar vários arquivos num só, também reduz muito o tamanho, e isso é indispensável principalmente para quem usa internet discada, como eu.

 

Para anexar o arquivo ao e-mail, abra ele e depois use a opção “Mail Archive…” (Ctrl + M) do menu “File”. Ao selecionar esta opção, o seu programa de e-mail será aberto, depois é só compor a mensagem e enviar. Pode ser usada a opção “Zip and e-mal” do menu de contexto do Windows.

 

Atente que para você enviar o arquivo por e-mail é necessário que seu programa de e-mail, como o Outlook, por exemplo, esteja corretamente configurado.

 

Outras opções

 

O WinZip disponibiliza muitas outras opções e recursos, no entanto aqui abordamos apenas as básicas, mas isso não impede de você explorá-las. No menu “Actions”, por exemplo, estão disponíveis uma série de comandos interessantes, um deles é o “Test” ou “Shift + T”, que permite você analisar o arquivo e detectar erros caso exista. A opção Vírus Scan, abre o antivírus que irá verificar por vírus no arquivo. Não deixe de explorar estes recursos.

 

No menu Help você encontrará alguns recursos tais como, ajuda, tutorial, dicas e atalho para página do WinZip, pena que está tudo em inglês. A última opção “About WinZip…” (imagem abaixo) trás informações do programa e do registro do usuário.

 

 

 

Foi um prazer esta com vocês por todos estes tutoriais, espero ter colaborado para o enriquecimento intelectual de todos. Quaisquer dúvidas podem usar o e-mail abaixo, estarei respondendo a medida do possível, em breve estarei com novo assunto.

 

Até a próxima etapa.

 

Att,

 

Sergio de Castro

sergiodecastro@click21.com.br

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2020 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI