NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivrodelphibas › Capítulo 1 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Delphi Básico
Autor: Rodrigo Costa e Silvio Ferreira
Lição 01 de 29 - Versões e Edições do Software

Este módulo é o responsável por realizar o primeiro contato com o Delphi. Aqui você conhecerá e entenderá as diferentes edições e versões do software e encontrará um passo-a-passo da instalação do mesmo.

Os elementos que compõem o ambiente integrado de desenvolvimento serão apresentados um a um acompanhados de uma explicação detalhada sobre suas finalidades.

Neste módulo você conhecerá o designer visual e o editor de código, aprenderá sobre propriedades e métodos de objetos e como programar seus eventos.

Finalizando esta primeira parte do livro, mostramos como criar um novo projeto, compilar e salvar o projeto criado, abrir um projeto salvo e a estrutura de arquivos gerados pelo Delphi para cada aplicação.


O Delphi é uma ferramenta de desenvolvimento muito poderosa, pois possui uma infinidade de componentes que possibilitam a construção de programas para diversos fins, tais como: Aplicações para a Internet, utilização e manipulação de dados, multimídia, arquivos, geração de relatórios e muitos outros.
Desde seu lançamento, o Delphi tem sua estratégia baseada em formulários e orientação a objetos. Dentre tantas qualidades, podemos destacar seu compilador extremamente rápido, seu ótimo suporte a banco de dados, sua profunda integração com a programação para o Windows e sua tecnologia de componentes. Além disso, não podemos deixar de evidenciar o elemento mais importante: a linguagem Object Pascal, que é o fundamento de tudo no Delphi.

As versões 2,3 e 4 trouxeram ainda mais recursos à tecnologia Delphi como suporte à automação OLE, o tipo de dado variante, suporte a depuração DLL, componentes de banco de dados estendidos e uma total integração com o Windows 95 (Delphi 2) e Windows 98 (Delphi 4). O Delphi 5 aperfeiçoou ainda mais o IDE (Ambiente integrado de desenvolvimento) e incluiu a tecnologia de acesso a banco de dados da Microsoft: o ADO (Activex Data Objects). Já o Delphi 6 implementou todos esses recursos para o desenvolvimento independente de plataforma com a CLX (Component Library for Cross-Plataform ou biblioteca de componentes independentes de plataforma), uma biblioteca de tempo de execução estendida, mecanismo de banco de dados dbExpress, suporte excepcional para a XML e uma estrutura poderosa de desenvolvimento para a Web.
O Delphi 7 conseguiu tornar mais robustas algumas dessas novas tecnologias com correções e aperfeiçoamentos e ainda oferece novas tecnologias como o novo componente de geração de relatórios: o Rave Reports (que subtituiu o QuickReport), a tecnologia IntraWeb de desenvolvimento de aplicativos para a Internet e o ambiente de projeto ModelMaker para criação de diagramas UML. Além disso, apresenta um novo visual baseado no Windows XP e o “Delphi Preview for .Net” que é o primeiro compilador da Borland para a linguagem Pascal/Delphi voltado para a plataforma .Net da Microsoft.
 
O Delphi 7 está disponível em várias edições, umas com mais recursos e outras com menos. Abaixo estão relacionadas as edições do Delphi 7:

  • Personal – esta edição é voltada para iniciantes em Delphi e programadores eventuais. Também não possui suporte à programação com banco de dados, nem para quaisquer outros recursos avançados do Delphi.
  • Professional Studio – edição destinada aos desenvolvedores profissionais que desejam mais recursos de programação. Ela inclui todos os recursos básicos além de suportar o desenvolvimento com banco de dados (incluindo suporte a ADO), suporte básico a servidores Web (WebBroker) e algumas ferramentas externas, incluindo o ModelMaker e o IntraWeb. Para cumprir tudo o que este curso se destina a ensinar é preciso que disponha ao menos desta edição.
  • Enterprise Studio – esta edição se destina aos desenvolvedores que estejam construindo aplicações corporativas. Ela disponibiliza todas as tecnologias XML e os serviços avançados da Web, o suporte a CORBA, a internacionalização a arquitetura de três camadas (three-tier architecture) e muitas outras ferramentas.
  • Architect Studio – esta edição amplia o suporte da edição Enterprise Studio ao Bold que é um ambiente para a construção de aplicativos que são orientados em tempo de execução por um modelo UML e podem mapear seus objetos para um banco de dados e para a interface com o usuário, graças a uma grande variedade de componentes avançados.

Existe também uma versão “Trial” disponível para download no site da Borland através do seguinte endereço:
http://www.borland.com/products/downloads/download_delphi.html

Além das diferentes edições disponíveis do software, um ponto importante é que qualquer ambiente Delphi pode ser personalizado e por este motivo as telas exibidas neste curso podem ser um pouco diferentes daquelas exibidas em seu computador.

As edições Professional Studio e superiores do Delphi 7 incluem uma cópia funcional do Kylix 3 (Delphi para Linux) na edição da linguagem Delphi. Entretanto este curso não aborda o desenvolvimento em Kylix e Linux.
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 179 páginas, comprando o seguinte e-book:

DELPHI BÁSICO

LIVROS INDICADOS DE DELPHI:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI