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Lógica de Programação com C# e VB.NET
Autor: Herbert Moroni Cavallari da Costa Gois
Lição 03 - Variáveis, Tipos de Dados e Constantes

Pense em uma caixa que você usa para guardar suas coisas, qualquer caixa, pode ser uma de papelão. Concorda comigo que a quantidade de coisas que você pode “guardar” ou armazenar nesta caixa é proporcional ao tamanho da caixa correto? Você não pode guardar na caixa algo maior do que ela. Concorda?

As variáveis de forma geral podem ser comparadas a caixas. Elas guardam informações na memória do computador. Já os tipos de dados são usados para dizer que tamanho terá a nossa variável ou quanto ela poderá armazenar.

Então sempre que você cria uma variável você na verdade esta dizendo ao computador que esta reservando ou alocando um espaço na memória para armazenar algo. Para que o computador saiba quanto ele precisa reservar de espaço você precisa informar o tipo de dado quando esta criando a sua variável. Você também precisa dar um nome único a sua variável para poder referenciar ela em seu programa, ou seja, para que possa atribuir e usar os valores dela.

Antes de aprender a sintaxe de como declarar suas variáveis vamos aprender sobre os tipos de dados.

3.1 – Tipos de dados

Dados são os valores que iremos usar nos nossos programas para resolver nossos problemas. Se você precisa fazer uma simples adição, como 45 + 20, os valores 45 e 20 são dados que você precisa ter para realizar a operação.

Aproximando-nos da maneira que o computador manipula as informações, podemos dividir os dados nos seguintes tipos:

  • Inteiro - é toda informação numérica que pertença ao conjunto de números inteiros relativos.
  • Real - é toda informação numérica que pertença ao conjunto dos números reais.
  • Caracter ou Literal - é toda informação composta por um conjunto de caracteres alfanuméricos: numéricos (0...9), alfabéticos (A...Z, a...z) e especiais (#,?,!,@).
  • Lógico - é toda informação que pode assumir apenas duas situações, verdadeiro ou falso.

Os tipos de dados acima são conhecidos como tipos primitivos. Eles são os tipos básicos usados na construção de algoritmos.

Quando você precisar armazenar números inteiros em suas variáveis você as declara como Inteiro.  Para armazenar valores monetários ou números com casas decimais você usa o tipo Real. Para armazenar textos você usa o Literal o Caracter e finalmente para armazenar apenas um valor lógico, ou seja, verdadeiro ou falso você usa o tipo Lógico.

Uma variável do tipo Real vai usar um espaço maior na memória do que uma variável do tipo Inteiro, porque o numero que ela pode armazenar pode precisar de mais espaço do que o que é disponibilizado para uma variável do tipo inteiro. Isso quer dizer que ao usar tipos de dados errados você pode ou desperdiçar espaço na memória ou ter problemas na hora que for armazenar o dado por não caber no espaço alocado. Isso gera um erro no programa.

Outra informação importante. Cada linguagem de programação tem suas particularidade em relação aos tipos de dados primitivos, por isso vou mostrar no curso o que cada variável pode armazenar para cada tipo de dado em sua respectiva linguagem. De forma geral todas elas dividem os tipos em categorias, como as que você acabou de aprender.

Como os dados manipulados pelos computadores durante a execução dos programas são armazenados na memória, esses tipos de dados seguem as características de formato disponível nessa memória, ou seja, são organizados em bits e bytes, por exemplo, para representar um numero inteiro poderiam ser usados dois bytes ou 16 bits que é a mesma coisa. Isso resultaria em 216 combinações possíveis ou 65.536 possibilidades. Lembrando que os números podem assumir valores positivos ou negativos, nosso numero inteiro poderia armazenar um valor que vai de  -32.768 a 32.767.

3.2 – Declarando Variáveis

Como você já aprendeu no inicio deste capitulo, quando declaramos uma variável estamos alocando um espaço na memória do computador para a mesma.

Para declarar uma variável você precisa saber qual tipo de dado ela vai armazenar e qual será o identificador dela. Além disso, não pode usar como nome de suas variáveis uma palavra reservada.

Identificador é o nome da sua variável. É através dele que você usa a sua variável.

Lembre-se destas três regras quando estiver definindo o nome da sua variável:

  • Deve começar por um caractere alfabético;
  • Podem ser seguidos por mais caracteres alfabéticos ou numéricos;
  • Não devem ser usados espaços ou caracteres especiais;

Segue algumas dicas para você nomear suas variáveis melhor:

  • Evite usar underline;
  • Não crie variáveis que apenas se diferenciem apenas pela sua forma. Exemplo: minhaVariavel e outra chamada MinhaVariavel;
  • Procure iniciar o nome com uma letra minúscula;
  • Evite usar todas as letras maiúsculas;
  • Quando o nome tiver mais que uma palavra, a primeira letra de cada palavra após a primeira deve ser maiúscula (conhecido como notação camelCase);
  • Não use notação Húngara.

Você também pode usar as convenções PascalCasing e camelCasing na nomeação das suas variáveis.

Convenção PascalCasing: para usar a convenção PascalCasing para nomear suas variáveis, capitalize o primeiro caractere de cada palavra. Exemplo:

InicializandoDados

Recomenda-se usar o PascalCasing quando estiver nomeando procedimentos e funções, você vai aprender sobre elas no capitulo 8.

Convenção camelCasing: para usar esse tipo de convenção, capitalize a primeira letra de cada palavra menos da primeira. Como o exemplo:

precoMedioDoTerreno

Recomenda-se essa convenção na nomeação de variáveis que usam tipos primitivos.

Exemplos de identificadores válidos:
      nome, x, hi123, k1, notas, media, M, ABC, FGTS

Exemplos de identificadores inválidos:
      5x, e(1), a:g, x-y, preço/3, asd*, pp&hh

Exemplo de declaração de variáveis em PSEUDOCÓDIGO:
      idade: inteiro
      valor, x: real
      nome, telefone, endereco: literal
      pf: lógico

Perceba nos exemplos acima que podemos declarar mais de uma variável do mesmo tipo junto, basta separa-las por vírgula. Em Pseudocódigo você também precisa criar suas variáveis no começo do algoritmo após a palavra-chave Var.

3.3 – Constantes

Constante é um determinado valor fixo que não se modifica ao longo do tempo, durante a execução de um programa. Constante é como uma variável, a diferença é que o seu valor não é alterado durante a execução do programa, você pode armazenar o valor da taxa de juros, por exemplo, e sempre que precisar desse valor você usa a constante.

Você também precisar dizer qual tipo de dado precisará ao declarar sua constante.

Em PSEUDOCÓDIGO as constantes devem ser declaradas como variáveis cujo valor atribuído permanecerá inalterado ao longo do programa.

3.4 – Case-sensitive

Para finalizar esse capitulo quero apenas que você compreenda mais este conceito:

O que é uma linguagem Case-sensitive?

Para compreender compare a diferença entre as seguintes palavras:

  • Professora
  • PROFESSORA
  • ProFeSSora
  • professora

Para nos as quatro palavras são iguais. Para uma linguagem que não é case-sensitive também. Mas para as linguagens que são case-sensitive as quatro palavras são interpretadas diferentes, isso porque essas linguagens diferenciam letras maiúsculas de minúsculas para seus identificadores.

Isso quer dizer que para uma linguagem case-sensitive se você declarasse quatro variáveis conforme as palavras acima, elas seriam quatro variáveis diferentes. Um exemplo de linguagem case-sensitive é o C#, uma variável chamada nome é diferente de outra chamada NOME em C#.

Já em VB.NET se você declara uma variável chamada nome você nem pode declarar outra chamada NOME. Isso gera um erro, porque ele entende que você esta declarando duas varáveis com o mesmo nome, isso porque o VB.NET não é case-sensitive.

3.5 – Exercícios para fixação

1) Classifique os dados de acordo com o seu tipo, sendo (I = inteiro, R = real, C = caracter, L = lógico).

(   ) + 56
(   ) “+4567
(   ) F
(   )  1
(   ) + 35
(   ) “+6677”
(   ) 'F'
(   ) 0,0
(   ) - 0,001
(   ) “-0,0”
(   ) “.V.”
(   ) 0
(   ) + 0,05 (   ) “.V.”     
(   ) F (   ) -1                  
(   ) + 234   
(   ) V          
(   ) -12 (   ) “a”                 
(   ) “abc”
(   ) -1,9E123 (   ) '0'

2) Assinale os identificadores válidos:

(   ) abc        
(   ) AB/C              
(   ) “João”            
(   ) [x]
(   ) 123a              
(   ) 080                
(   ) 1 a 3              
(   ) (x)
(   ) #55               
(   ) AH!                
(   ) Etc...              
(   )  ...a
(   ) xyz                
(   ) Congresso_Internacional       
(   ) A_B-C
(   ) U2                 
(   ) p{0}              
(   ) A123              
(   ) A.
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