[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 12 : 10
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO

Autor: Júlio Battisti
Lição 212 - Capítulo 12 - Anexando Tabelas no Microsoft Access

Anexar é diferente de importar. Ao anexarmos uma tabela, os dados não serão copiados para o Banco de Dados .mdb, do Microsoft Access. Ao anexarmos uma tabela do SQL Server 2005, o Microsoft Access cria uma referência à tabela que está sendo anexada, ao invés de copiar os dados da tabela. A referência contém as informações necessárias para que o Banco de Dados do Microsoft Access possa acessar os dados da tabela do SQL Server 2005. Os demais elementos do Microsoft Access – consultas, formulários, relatórios, páginas, macros e módulos – podem acessar a tabela anexada, como se ela fosse uma tabela local do próprio Access.

Uma das grandes vantagens da anexação é que os dados mantêm-se atualizados, ou seja, sempre que alterações forem feitas nos dados no SQL Server, estas alterações tornam-se imediatamente visíveis no Microsoft Access, utilizando o Gerenciador de Tabelas vinculado, o qual é acessado através do menu Ferramentas -> Utilitários de Banco de Dados. Em contra-partida, se o servidor SQL Server estiver em um computador da rede e perdermos o acesso à rede, também perderemos o acesso às tabelas anexadas. Questões de desempenho também devem ser consideradas, uma vez que, ao utilizarmos tabelas anexadas, poderemos ter uma grande quantidade de dados trafegando pela rede. Esta consideração torna-se mais importante em situações de acesso remoto, onde o Banco de Dados do Microsoft Access e o servidor SQL Server estão ligados através de um link de WAN de baixa velocidade.

Para aprendermos a anexar tabelas vamos criar um Banco de Dados chamado pubs_anexado.mdb, na pasta C:\Meus documentos. Depois iremos anexar as tabelas (o Microsoft Access 2000 chama de vincular) do Banco de Dados pubs, da instância SERVIDOR\SQL2005. Para que possamos anexar tabelas, precisamos de uma fonte ODBC que faça a conexão com o Banco de Dados do SQL Server 2005, onde estão as tabelas a serem anexadas. Nós já temos esta fonte ODBC, que foi criada no exemplo anterior: C:\Meus documentos\Instancia2.dsn. Utilizaremos esta fonte no nosso exemplo prático.

Exercício: Utilizando as orientações do item anterior, crie um Banco de Dados chamado pubs_anexado.mdb, na pasta C:\Meus documentos. Ao criar este Banco de Dados, este será, automaticamente, carregado no Microsoft Access. Mantenha o Banco de Dados pubs_anexado.mdb aberto.

Para anexar tabelas do Banco de Dados pubs, da instância SERVIDOR\SQL2005, ao banco de dados pubs_anexado.mdb do Microsoft Access, siga os passos indicados a seguir:

Passo 1. Estando com o Microsoft Access 2000 aberto, e com o arquivo pubs_anexado.mdb carregado, selecione o seguinte comando: Arquivo -> Obter dados externos -> Vincular tabelas.

Surge a janela Vincular, indicada na Figura 12.25.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Julio Battisti
Figura 12.25 A janela Vincular.

Na lista Arquivos do tipo, devemos selecionar em qual formato estão os dados cujas tabelas serão anexadas ao Microsoft Access. Podemos anexar dados de diversos formatos, como por exemplo de outros arquivos do Microsoft Access, de arquivos do Dbase, etc.

Para anexar arquivos do SQL Server, temos que utilizar uma fonte ODBC.

Passo 2. Na lista Arquivos do tipo selecione ODBC Databases( ).

Surge a janela Selecione a fonte de dados. Nesta janela, podemos selecionar uma fonte ODBC do tipo Fonte de dados de Arquivo ou Fonte de dados de máquina.

Passo 3. Dê um clique na guia Fonte de dados de arquivo e, no campo Nome da fonte, digite C:\Meus documentos\Instancia2.dsn, conforme indicado na Figura 12.26.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Julio Battisti
Figura 12.26 Utilizando a fonte Instancia2.dsn criada anteriormente.

Passo 4. Dê um clique no botão OK.

Surge a janela Logon do SQL Server. Nesta janela, devemos fornecer o nome de usuário e senha para fazer a conexão com o Servidor SQL Server 2005.

Passo 5. Digite sa para usuário e a senha para este usuário, conforme indicado na Figura 12.27.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Julio Battisti
Figura 12.27 Informações de login.

Passo 6. Dê um clique no botão OK.

Surge a janela Vincular tabelas, onde podemos selecionar quais tabelas serão anexadas, ou no idioma do Microsoft Access, vinculadas.

Passo 7. Dê um clique no botão Selecionar Tudo, para selecionar todas as tabelas. Sua tela estará conforme indicado na Figura 12.28.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Julio Battisti
Figura 12.28 Selecionando todas as tabelas.

NOTA: Você também pode selecionar as tabelas individualmente, caso não queira anexar todas. Para ir selecionando as tabelas individualmente, mantenha a tecla Ctrl pressionada e vá clicando nas tabelas a serem vinculadas.

Passo 8. Dê um clique no botão OK.

Surge uma janela informando o progresso da vinculação.

Passo 18.   Caso o Microsoft Access não consiga definir qual o relacionamento entre as tabelas, será exibida uma janela solicitado que você defina informações adicionais para cada tabela na qual existem dúvidas. No exemplo da Figura 12.29, o Microsoft Access está nos pedindo que informemos qual o campo, ou conjunto de campos, que formam a Chave Primária para a tabela Dependentes. Selecione os campos CPF e Nome, e dê um clique no botão OK.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Julio Battisti
Figura 12.29 Definindo uma Chave Primária composta por dois campos.

Passo 10.   Dê um clique no botão OK.

NOTA: Podem surgir mais janelas pedindo que sejam definidas informações adicionais. Se não informarmos todos os dados solicitados, pode acontecer de algumas tabelas não poderem ter seus dados atualizados através do Microsoft Access.

Uma vez encerrada a anexação você estará de volta ao Microsoft Access, onde já são exibidas as tabelas anexadas.

Observe que o ícone ao lado das tabelas anexadas é a figura de um pequeno globo. Este ícone é o indicativo que permite diferenciar entre tabelas anexadas e as que fazem parte do Banco de Dados do Access.

Agora você pode utilzar as tabelas anexadas como se estas fizessem parte do banco de dados. Podemos criar consultas, formulários, relatórios e demais objetos do Microsoft Access, os quais utilizam dados das tabelas anexadas.

Passo 11.   Feche o Microsoft Access 2000.

NOTA: Ao clicar com o botão direito do mouse em uma tabela anexada e selecionar o comando Excluir, você não ira excluir a tabela no Banco de Dados do Microsoft SQL Server 2005, você ira apenas excluir as informações de vinculação com a tabela. A tabela no SQL Server 2005 não será afetada. Ao fazer esta exclusão no Microsoft Access, você receberá uma mensagem semelhante à indicada na Figura 12.30.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Julio Battisti
Figura 12.30 Excluindo informações de vínculo.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI