AS EMPRESAS ESTÃO "DESESPERADAS" POR ESTE TIPO DE PROFISSIONAL... - VOCÊ É UM DELES?

MEGA FORMAÇÃO EM INFRAESTRUTURA DE TI - O Conhecimento que Vira Dinheiro - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows 2003 Server › Capítulo 17 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 2003 SERVER - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti

Lição 156 - Capítulo 17 - Know-how em: O novo recurso de Shadow Copies

Pré-Requisitos: Pastas compartilhadas e montar drives de rede.
Metodologia: Apresentação do novo recurso de Shadow Copies.
Técnica: Exemplos práticos de utilização.

Nota: Já vi algumas traduções de shadow copies como sendo “sombras de cópia”, mas, sinceramente, me recuso a utilizar esta tradução. Por isso, neste tópico, vou utilizar o termo original: shadow copies.

O recurso de shadow copies é uma das novidades do Windows Server 2003. Este recurso pode ser habilitado individualmente, em cada volume de um servidor com o Windows Server 2003. Uma vez habilitado este recurso, todas as pastas compartilhadas no volume passarão a utilizar o recurso de shadow copies.

O recurso de shadow copies permite que o Windows Server 2003 mantenha cópias de várias versões de um mesmo arquivo e permite que o usuário, tenha acesso as diferentes versões disponíveis (na prática, havendo espaço disponível, até 64 versões do mesmo arquivo podem ser mantidas).

Por exemplo, vamos supor que você crie um arquivo do Word e salve ele em um volume com o recurso de shadow copies habilitado. Daqui a uma semana você abre este mesmo arquivos, faz algumas alterações e salva o arquivo novamente. Com o recurso de shadow copies, será mantida uma cópia da versão anterior, cópia esta que poderá inclusive ser acessada, se for necessário. Podem ser mantidas várias versões do mesmo arquivo. O número de versões que é mantida pelo recurso de shadow copies depende do tamanho do próprio arquivo e do espaço em disco reservado para este recurso.

Este recurso funciona como se fosse uma “lixeira” da rede, porém uma lixeira modificada, onde são mantidas várias versões do mesmo arquivo, podendo estas versões serem acessadas pelo cliente. Este recurso funciona também como um backup alternativo. Rapidamente o usuário pode recuperar uma versão mais recente do arquivo (provavelmente mais recente do que a versão que está na fita de backup), sem ter que esperar uma hora ou mais até que o arquivo seja restaurado a partir de uma fita de backup.

O recurso de shadow copies traz muitos benefícios, dentre os quais gostaria de destacar os seguintes:

  • Recuperação rápida e fácil de arquivos que foram excluídos acidentalmente. Se você excluir, por engano, um arquivo, poderá abrir uma versão anterior e copiá-la para um local seguro.
  • Recuperação rápida e fácil de arquivos que foram sobrescritos por engano.
  • Comparação de versões dos arquivos. Você pode utilizar uma versão anterior para identificar as mudanças que foram efetuadas em um determinado arquivo.

Nota: O recurso de shadow copies é configurado através da janela de propriedades do volume (C:,D: e assim por diante), na guia Shadow Copies, conforme mostrarei na parte prática mais adiante.

Importante: Para que os clientes possam utilizar o recurso de shadow copies, deve ser instalado o software cliente de shadow copies em cada estação de trabalho que irá utilizar este recurso. Na parte prática mostrarei como fazer esta instalação.

É fundamental lembrar que o recurso de shadow copies não é um recurso que irá substituir o backup. Principalmente porque as diferentes versões do mesmo arquivo são gravadas no mesmo disco. Ou seja, se o disco for danificado você perderá a última versão e também todas as versões mantidas no recurso de shadow copies. Nesta situação a única maneira de recuperar as informações é restaurando a partir do backup.

Quando o espaço reservado para a manutenção de versões anteriores dos arquivos for preenchido, os arquivos mais antigos serão descartados, para que novos possam ser gravados. Você aprenderá a configurar o espaço reservado para o recurso de shadow copies mais adiante, nos exemplos práticos.

As versões anteriores dos arquivos, mantidas pelo recurso shadow copies são somente leitura, ou seja, você não poderá fazer alterações diretamente nestas cópias. Você poderá abrir estas cópias e salvar em uma nova pasta e fazer alterações, mas não diretamente nas cópias mantidas pelo recurso de shadow copies.

Mais algumas observações sobre o recurso de shadow copies.

A quantidade mínima de espaço que pode ser reservada para este recurso é de 100 MB. O valor padrão é 10% do tamanho do volume onde o recurso de shadow copies será habilitado. As versões antigas, mantidas pelo recurso de shadow copies poderão ser gravadas em um volume diferente do volume original.

O volume a ser reservado para este recurso depende da forma como os arquivos são utilizados. Se você tem arquivos que são alterados diariamente, será necessário uma boa quantidade de espaço para este recurso. Se você tem arquivos que raramente são alterados, a quantidade de 10% do volume pode ser mais do que suficiente.

Nota: Se você tiver que alterar o volume onde são gravadas as cópias, todas as cópias existentes serão excluídas e um novo histórico começará a ser criado no novo volume. Por isso é importante planejar com cuidado o espaço necessário, antes de habilitar o recurso de shadow copies em um volume.

O agendamento do recursos de shadow copies.

Quando você habilita o recurso de shadow copies, o Windows Server 2003 cria um agendamento padrão e define um intervalo. A cópia dos arquivos é feita de acordo com este agendamento.

Este agendamento pode ser alterado e deve ser adaptado de acordo com as características de uso do volume. Na parte prática você aprenderá a alterar este agendamento.

Habilitando o recurso de shadow copies em um volume:

Neste item mostrarei como habilitar o recurso de shadow copies em um volume. Você verá que as configurações são extremamente simples.

Exemplo: Para habilitar o recurso de shadow copies em um volume, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2.         Abra o Meu computador ou o Windows Explorer.
3.         Clique com o botão direito do mouse no volume onde será habilitado o recurso de shadow copies. No menu de opções que é exibido clique em Properties (Propriedades).
4.         Será exibida a janela de propriedades do volume. Clique na guia Shadow Copies. Será exibida a figura indicada na Figura 17.67:


Figura 17.67 A guia Shadow Copies.

5.         Observe que, por padrão, o recurso de shadow copies está desabilitado.
6.         Para habilitar o recurso de shadow copies clique no botão Enable (Habilitar).
7.         Será exibida uma janela com uma mensagem de aviso, informando sobre o agendamento padrão que será criado para o recurso de shadow copies. Clique em Yes (Sim) para fechar esta janela e habilitar o recurso de shadow copies.
8.         O recurso será habilitado. Nesta mesma janela você já pode configurar as opções deste recurso. Clique no botão Settings... (Configurações...).
9.         Será aberta a janela na qual você pode definir o espaço máximo em disco a ser utilizado pelo recurso de shadow copies No exemplo da Figura 17.68, estou definindo um tamanho máximo de 4GB (4096 MB) para este recurso.


Figura 17.68 Definindo o espaço a ser utilizado pelo recurso de shadow copies.

10.       Nesta janela você também tem acesso ao botão Schedule... (Agendamento). Este botão permite que você defina o agendamento para que sejam feitas as cópias dos arquivos pelo recurso de shadow copies. Clique no botão Schedule... (Configurações...).
11.       Será aberta a janela para você configurar o agendamento. Esta é a mesma janela que você utilizou para definir o agendamento de uma tarefa agendada e das rotinas de backup, que você aprendeu a utilizar no Capítulo 15. No exemplo da Figura 17.69 estou definindo um agendamento diário, para realizar a cópia as 7:00 horas da manhã. Para que a cópia seja efetuada mais do que uma vez por dia, você pode definir múltiplos agendamentos, clicando no botão New (Novo), conforme descrito no Capítulo 15.


Figura 17.69 Agendamento diário para as 7:00 hs.

12.       Defina o agendamento desejado e clique em OK.
13.       Você estará de volta à janela de configurações.Dê um clique em OK para fecha-la.           
14.       Você estará de volta à janela de propriedades do volume. Nesta janela você pode utilizar o botão Create Now (Criar Agora), para fazer com que o Windows Server 2003 faça uma cópia dos artigos que foram alterados imediatamente, sem esperar pelo próximo agendamento.
15.       Ao lado deste botão é exibida uma listagem com o histórico das cópias efetuadas.
16.       Clique em OK para fechar a janela de propriedades.

Pronto, o recurso de shadow copies está habilitado no servidor. O próximo passo é instalar o software que permite aos clientes utilizar o recurso de shadow copies. Este software tem que ser instalado na estação de trabalho dos clientes que irão utilizar este recurso. Este software é chamado de “Previous Versions Client”. Antes de mostrar como instalar o cliente do shadow copies, apresento mais uma recomendação importante:

  • Não utilize o recurso de shadow copies em servidores que estão configurados para dual-boot com outras versões do Windows. Nestes casos pode acontecer de os arquivos de shadow copies serem corrompidos.

Instalando o cliente de shadow copies.

Para que um usuário acessando uma pasta compartilhada no servidor (pasta esta que está em um volume para o qual o recurso de shadow copies foi habilitado) possa utilizar o recurso de shadow copies, é necessário que o cliente de shadow copies seja instalado na estação de trabalho do usuário. Os arquivos de instalação do cliente shadow copies estão disponíveis na seguinte pasta, de qualquer servidor com o Windows Server 2003 instalado:

%systemroot%\system32\clients\twclient\x86\twcli32.msi 

Onde %systemroot% é a pasta onde o Windows Server 2003 foi instalado.

O arquivo twcli32.msi é um arquivo de instalação, no padrão do Microsoft Installer. Este arquivo pode ser distribuído via GPO (veja Capítulo 18)  ou pode ser disponibilizado em um drive de rede para que os usuários instalem em suas estações de trabalho. Este arquivo tem apenas 287 KB. A seguir mostro como fazer a instalação do cliente de shadow copies.

Exemplo: Para instalar o cliente de shadow copies manualmente, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2.         Abra o Windows Explorer e localize o arquivo twcli32.msi.
3.         Dê um clique duplo neste arquivo para iniciar a instalação do cliente de shadow copies.
4.         A instalação é rapidamente efetuada e uma mensagem de que a instalação foi efetuada com sucesso é exibida. Clique em Finish (Concluir), para fechar esta mensagem.

Pronto, o cliente de shadow copies foi instalado. Agora você aprenderá a utiliza-lo.

Como acessar as shadow copies.

1.         Abra o Windows Explorer ou o Meu computador.
2.         Clique no drive de rede para o qual você deseja acessar as shadow copies.
3.         No menu de opções que é exibido clique em Properties (Propriedades).
4.         Será exibida a janela de propriedades do drive de rede. Clique na guia  Previous Versions (Versões Anteriores). Será exibida a janela indicada na Figura 17.70


Figura 17.70 A janela de versões anteriores.

5.         Observe que é exibida a lista de cópias disponíveis. No exemplo da Figura 17.70 estão disponíveis três copias de versões anteriores.
6.         Clique em uma das cópias e depois clique em Copy. Será exibida uma janela para que você selecione uma pasta de destino para onde será copiada a versão anterior com todo o conteúdo do drive de rede. Observe que sempre é copiado todo o conteúdo e não apenas os arquivos que mudaram entre uma cópia e outra. Selecione a pasta de destino e clique em OK. A cópia será iniciada. Uma vez finalizada a cópia você terá acesso a uma versão da pasta compartilhada e de todo o seu conteúdo, no momento em que a cópia foi realizada pelo recurso de shadow copies.
7.         Você pode marcar uma das cópias e clicar no botão View (Visualizar). Será aberta uma janela com todo o conteúdo do drive de rede. Observe no campo Address (Endereço), que é informada a data e a hora em que foi feita a cópia, conforme exemplo da Figura 17.71:


Figura 17.71 Visualizando uma das cópias disponíveis.

8.         O conteúdo da cópia é somente leitura, conforme comentado anteriormente. Você pode navegar pelas pastas e arquivos da cópia e usar o recurso de copiar e colar para copiar um ou mais arquivos. Com esta opção você pode recuperar um único arquivo ou uma única pasta, ao invés de ter que copiar todo o conteúdo do drive.
9.         Feche a janela que exibe uma cópia dos arquivos.
10.       Você estará de volta à guia Shadow Copies. Você pode marcar uma versão e clicar no botão Restore (Restaurar), para restaurar a versão que está marcada. Use esta opção com cuidado, pois ao usar esta opção, os arquivos que estão atualmente em uso na pasta compartilhada, serão substituídos pelos arquivos da cópia que está sendo restaurada. Com esta operação todo o conteúdo é restaurado, você não terá a opção de selecionar os arquivos a serem restaurados.
11.       Clique em OK para fechar a janela de propriedades.

Desabilitando o recurso de shadow copies em um volume:

Neste item mostrarei como desabilitar o recurso de shadow copies em um volume.

Exemplo: Para desabilitar o recurso de shadow copies em um volume, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como administrador ou com uma conta com permissão de administrador.
2.         Abra o Meu computador ou o Windows Explorer.
3.         Clique com o botão direito do mouse no volume onde será desabilitado o recurso de shadow copies. No menu de opções que é exibido clique em Properties (Propriedades).
4.         Será exibida a janela de propriedades do volume. Clique na guia Shadow Copies.
5.         Clique no botão Disable (Desabilitar). Será exibida uma mensagem solicitando confirmação para que seja desabilitado o recurso de shadow copies. Clique em Yes para confirmar que o recurso será desabilitado no volume que está sendo configurado.
6.         Você estará de volta à guia Shadow Copies. Observe que já aparece o status Disabled (Desabilitado), ao lado da letra do volume.
7.         Clique em OK para fechar a janela de propriedades.

Pronto, o recurso de Shadow Copies foi desabilitado no volume.

Gerenciando shadow copies com o comando vssadmin.

Você pode gerenciar o recurso de shadow copies com o comando vssadmin. Este comando tem várias opções. A seguir comento as principais opções deste comando. Na Ajuda do Windows Server 2003 você encontra uma referência completa, com todas as opções do comando vssadmin. É só abrir a ajuda do Windows Server 2003 e pesquisar usando a palavra vssadmin.

Utilizações do comando vssadmin:

  • vssadmin list shadows

Este comando exibe uma lista completa de todas as cópias armazenadas no volume, conforme exemplo a seguir:

C:\>vssadmin list shadows
vssadmin 1.1 - Volume Shadow Copy Service administrative command-line tool
(C) Copyright 2001 Microsoft Corp.

Contents of shadow copy set ID: {b9fef05a-98da-4d44-b1bf-0625ffed3ca9}
   Contained 1 shadow copies at creation time: 6/26/2003 11:29:59 PM
      Shadow Copy ID: {93dfd4e9-1355-4116-bd1d-b7bd126e961a}
         Original Volume: (C:)\\?\Volume{3ca6c0d3-75cf-11d7-b6a1-806e6f6e6963}\
         Shadow Copy Volume: \\?\GLOBALROOT\Device\HarddiskVolumeShadowCopy4
         Originating Machine: srv-win2003.abc.com
         Service Machine: srv-win2003.abc.com
         Provider: 'Microsoft Software Shadow Copy provider 1.0'
         Type: ClientAccessible
         Attributes: Persistent, Client-accessible, No auto release, No writers,
 Differential

Contents of shadow copy set ID: {02ca95b2-e231-496f-915e-cd0f59221bb8}
   Contained 1 shadow copies at creation time: 6/26/2003 11:33:10 PM
      Shadow Copy ID: {edc13c66-fc15-486c-adca-28fdf6521c49}
         Original Volume: (C:)\\?\Volume{3ca6c0d3-75cf-11d7-b6a1-806e6f6e6963}\
         Shadow Copy Volume: \\?\GLOBALROOT\Device\HarddiskVolumeShadowCopy5
         Originating Machine: srv-win2003.abc.com
         Service Machine: srv-win2003.abc.com
         Provider: 'Microsoft Software Shadow Copy provider 1.0'
         Type: ClientAccessible
         Attributes: Persistent, Client-accessible, No auto release, No writers,
 Differential

  • vssadmin create shadow /for=C:

Este comando é utilizado para criar uma cópia manualmente para o volume C: É equivalente ao botão Create Now da guia Shadow Copies.

  • vssadmin Delete Shadows

É utilizada para eliminar shadow copies de um volume. Existem algumas opções que podem ser utilizados com este comando, como por exemplo a opção /Oldest, conforme exemplo a seguir:

vssadmin Delete Shadows /For=C: /Oldest

Este comando irá eliminar a shadow copies mais antiga do volume.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

UNIVERSIDADE DO WINDOWS SERVER E AD

UNIVERSIDADE PRÁTICA DO WINDOWS SERVER E DO ACTIVE DIRECTORY - Planejamento, Instalação, Configurações, Administração e Segurança no Windows Server: 2019, 2016, 2012 e 2008.

Acesso Vitalício, Novas Aulas toda Semana, Suporte à Dúvidas e Certificado de Conclusão.

Para Todos os Detalhes, Acesse:

 

Universidade do Windows Server e do Active Directory - Curso Completo de Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012, Windows Server 2008 e Active Directory - Curso Prático e Profissionalizante de Windows Server

 

Universidade do Windows Server e do Active Directory - Curso Completo de Windows Server 2019, Windows Server 2016, Windows Server 2012, Windows Server 2008 e Active Directory - Curso Prático e Profissionalizante de Windows Server

https://juliobattisti.com.br/windows-server-curso-completo.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

MEGA FORMAÇÃO EM INFRAESTRUTURA DE TI

(Online, Vitalício, Prático e Atualizado)!

  • Chega de ser Ignorado pelo Mercado!

  • A vida não vai Melhorar Sozinha!

  • Quem domina infraestrutura, domina o Mercado.

  • Com esta Formação você vai Dominar o Conhecimento e torne-se o Profissional que as Empresas estão Buscando, "desesperadamente", mas não estão encontrando.

NÃO PROCURE VAGAS, SEJA PROCURADO!

 

Curso Completo de Excel - Curso Online com Certificado - 925 Vídeo Aulas - 22 Cursos - 120:42 horas

 

Para Todos os Detalhes, Acesse:

Curso Completo de Excel - Curso Online com Certificado - 925 Vídeo Aulas - 22 Cursos - 120:42 horas

 

https://juliobattisti.com.br/curso-infra-ti.asp

 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI