[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 01 : Cap01_14
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 020 - Capítulo 01 - Instalando o Windows XP a partir do zero - boot a partir do CD-ROM

Neste tópico faremos uma instalação do Windows XP Professional em um computador novo, onde ainda não existe nenhuma versão do Windows instalada. Utilizaremos um dos métodos de instalação mais simples, que consiste em inicializar o sistema a partir do CD-ROM. Hoje em dia praticamente todos os computadores têm a capacidade de inicializar o sistema (ou, utilizando um termo popular na informática: “dar o boot”) a partir do CD-ROM; somente computadores mais antigos, de seis ou sete anos atrás, não têm a capacidade de inicializar pelo CD-ROM.

Dependendo da quantidade de memória e da velocidade do processador a instalação pode demorar entre trinta e sessenta minutos. Estou utilizando um computador com 512 MB de RAM (a partir de 256 MB já é possível utilizar o Windows XP com um desempenho aceitável), com um processador Pentium III de 1 GHZ.

Agora vamos aprender, passo a passo, a fazer a instalação do Windows XP Professional. O procedimento para fazer a instalação do Windows XP Home é idêntico, de tal maneira que com os passos apresentados o leitor terá condição de fazer a instalação de qualquer uma das versões.

Para instalar o Windows XP Professional em um computador novo, siga os passos indicados a seguir:

1.          Ligue o computador, insira o CD-ROM do Windows XP Professional no drive e desligue o computador.

2.          Agora ligue novamente o computador; desta vez o CD-ROM do Windows XP já deve estar no drive.

Em alguns computadores, a opção para inicializar pelo CD-ROM não está automaticamente habilitada. Nestes casos você precisa entrar no Setup do sistema e configurar a opção para habilitar o boot pelo CD-ROM. Para entrar no Setup do sistema, basta pressionar várias vezes a tecla Del, logo após ter ligado o computador. Para orientações sobre a configuração do Setup, consulte o manual da placa-mãe do seu equipamento, pois a configuração do Setup é diferente para cada tipo/modelo de placa-mãe.

3.          Aguarde até que o sistema seja inicializado a partir do CD-ROM. Em alguns computadores surge uma mensagem pedindo para que seja pressionada qualquer tecla para fazer a inicialização a partir do CD-ROM. Fique atento a esta mensagem. O Windows XP começa a ser carregado a partir do CD-ROM. Surge uma tela azul com a mensagem “Instalação do Windows”. Esta é a fase chamada de “fase DOS” ou fase de caractere, pois nestas etapas iniciais o programa de instalação ainda não está em modo gráfico.

4.             Aguarde alguns instantes até que os arquivos necessários à instalação sejam lidos do CD-ROM e copiados para uma pasta temporária no disco rígido do computador. Surge uma tela com o título “Instalação do Windows XP Professional”. Nesta tela temos a opção de pressionar ENTER para continuar a instalação, pressionar R para reparar uma instalação com problemas ou pressionar F3 para cancelar o processo de instalação.

Falaremos mais sobre o processo de recuperação no Capítulo 18.

5.             Pressione ENTER para continuar com a instalação. O programa de instalação faz algumas verificações e em seguida exibe uma tela com o “Contrato de Licença de Usuário Final”. Neste contrato estão os direitos e deveres do usuário do Windows XP. Para ler todo o contrato você pode utilizar a tecla Page Down para rolar o texto na tela.

6.          Pressione a tecla F8 para aceitar o Contrato de Licença e seguir com a instalação.

Em seguida será exibida uma relação com todas as partições disponíveis no seu computador. Se for um computador novo será exibida apenas uma partição ainda não formatada, com o espaço total do disco rígido. Nesta etapa temos as seguintes opções:

  • Você pode selecionar uma das partições que está sendo exibida e pressionar ENTER para instalar o Windows XP nesta partição.
  • Selecionar uma partição não formatada (aparece com a descrição “espaço não particionado) e pressionar a letra C para criar uma partição nova, onde será instalado o Windows XP.
  • Selecionar uma partição e pressionar a letra D para excluir a partição. Fique atento, pois ao excluir uma partição todos os dados desta partição serão excluídos e não poderão ser recuperados.

7.          Como estamos instalando o Windows XP em um computador novo, o qual tem somente uma partição, que ocupa o tamanho total do disco rígido, basta selecionar esta partição e pressionar Enter. O Windows XP será instalado na partição selecionada na pasta Windows, que normalmente é no drive C:, na pasta C:\Windows. Se a partição escolhida ainda não estiver formatada você tem a opção de formatá-la. Neste momento você tem quatro opções:

  • NTFS (Rápido)
  • FAT (Rápido)
  • NTFS
  • FAT

O sistema de arquivos FAT vem desde a época do MS-DOS e somente é aconselhável caso você queira utilizar versões antigas do Windows, em conjunto com o Windows XP, em uma máquina Multi-boot. Para poder utilizar as configurações de segurança do Windows XP Professional, tais como permissões de acesso e criptografia, você precisa do sistema de arquivos NTFS. A diferença entre (Rápido) e sem o Rápido é quanto à maneira com que o disco é formatado. A opção (Rápido), como era de se esperar, demora bem menos do que a outra opção.

No Capítulo 9 falaremos um pouco mais sobre as diferenças entre FAT e NTFS.

8.             Selecione a opção NTFS (Rápido) e pressione Enter.

9.             Inicia o processo de formatação da partição escolhida. Aguarde alguns instantes, pois dependendo do tamanho do disco rígido pode demorar alguns minutos. Após a formatação é feita uma análise da partição para verificar se não existem problemas com ela. Após a análise se inicia um processo de cópia de arquivos do CD-ROM para o disco rígido. Neste momento são copiados os arquivos que darão suporte à próxima fase da instalação, a qual será iniciada após o encerramento da fase atual, quando o computador é inicializado novamente e então se inicia a fase gráfica da instalação.

10.           Ao final do processo de cópia surge uma mensagem avisando que o computador será reinicializado em 15 segundos. Se você não quiser aguardar os 15 segundos, basta pressionar Enter. Após a reinicialização começa a parte gráfica do processo de instalação, etapa esta que continua por conta, sem intervenção do usuário. A janela é dividida em duas partes. No painel da esquerda são exibidas as etapas da instalação já cumpridas (Coletando informações, Atualização dinâmica, Preparando a instalação) e as etapas restantes (Instalando o Windows, Finalizando a instalação), bem como uma estimativa do tempo restante para finalizar a instalação. No painel da direita são exibidas mensagens sobre as novas características/funcionalidades do Windows XP. Durante esta fase são detectados e instalados os vários dispositivos de Hardware, e efetuadas as diversas configurações necessárias para o funcionamento do Windows XP.

11.           Aguarde até que as etapas sejam executadas até que surja a janela Opções regionais e de idiomas. Nesta tela definimos as configurações para o idioma do Windows XP que está sendo instalado e as configurações de teclado. As configurações do idioma definem uma série de aspectos do Windows XP. Por exemplo, o símbolo da moeda, o formato da data e da hora, se o relógio é de 12 ou de 24 horas e assim por diante. Estas configurações podem ser alteradas após a instalação do Windows XP, utilizando o ícone Opções regionais e de idioma, do Painel de controle, conforme veremos no Capítulo 3. Vamos aceitar as configurações detectadas pelo programa de instalação.

12.        Dê um clique no botão Próximo, para seguir para a próxima etapa da instalação. Surge a janela Personalizar o software, pedindo que você digite o seu Nome e o nome da sua empresa.

13.        Preencha os campos Nome e Organização e dê um clique no botão Próximo, para seguir para a próxima etapa da instalação. Em seguida é exibida a janela Chave do produto (Product Key), na qual você deve digitar a chave de 25 dígitos que aparece na etiqueta do CD do Windows XP.

14.        Digite a chave solicitada e dê um clique no botão Próximo, para seguir para a próxima etapa da instalação. Surge a janela Nome do computador e senha do administrador. Se você estiver instalado o Windows XP em um computador residencial ou em uma pequena rede que você mesmo administra, você pode selecionar o nome do computador sem maiores problemas. Se você está instalando o Windows XP em uma estação de trabalho de uma rede corporativa, consulte o administrador da rede para saber se existe algum padrão de nomes para as estações de trabalho da rede. O nome do computador é importante pois é através dele que acessamos os recursos compartilhados no computador, tais como pastas e impressoras compartilhadas.

15.        Para nome digite MICROXPPRO. Também é solicitada uma senha para o usuário Administrador. Ao instalar o Windows XP, automaticamente, é criada uma conta chamada Administrador (na versão em Português e Administrator na versão em Inglês). Esta conta tem permissão para realizar qualquer operação no computador: instalar e desinstalar dispositivos de Hardware, instalar e desinstalar programas e até mesmo formatar o disco rígido. Por isso é importante a definição de uma senha para a conta Administrador, pois se deixarmos a senha em branco, qualquer usuário poderá fazer o logon como Administrador e ter acesso a todos os recursos do computador.

16.        Digite a seguinte senha: senha123.

17.        Digite novamente a senha escolhida no campo Confirmar senha.

18.        Dê um clique no botão Próximo (Next), para seguir para a próxima etapa da instalação. Se você tiver um modem conectado ao computador, o Windows XP detecta o modem e abre uma janela para que você selecione em qual país ou região você está, qual o código DDD da sua cidade, se é necessário digitar um número para ter acesso a uma linha externa e o tipo de discagem: De tom ou de pulso.

19.        Preencha as informações sobre discagem, caso você tenha um modem conectado.

20.        Dê um clique no botão Próximo (Next), para seguir para a próxima etapa da instalação.

21.        Surge uma janela para que você confira a data, a hora e o fuso horário. Verifique se as informações estão corretas e altere o que for necessário.

22.        Dê um clique no botão Próximo (Next), para seguir para a próxima etapa da instalação. Caso exista uma placa de rede instalada no computador e o Windows XP tenha detectado, corretamente a placa,, será iniciado o processo de instalação da rede. Temos duas opções para a configuração de rede:

  • Configurações típicas: Esta opção é utilizada quando instalamos o Windows XP em uma estação de trabalho de uma rede corporativa. Com esta opção as configurações de rede são carregadas, automaticamente, a partir de um servidor da rede (servidor rodando o serviço DHCP), toda vez que o computador é ligado. Não é utilizada em redes que não tenham servidores de rede.
  • Configurações personalizadas: Com esta opção é aberta uma janela para que sejam informados diversos parâmetros para configuração da rede. Por padrão, é instalado o protocolo TCP/IP. Para que dois computadores possam trocar informações, ambos devem ter instalado o mesmo protocolo para comunicação na rede. O protocolo mais utilizado, que é o padrão no Windows XP, é o protocolo TCP/IP, o qual também é utilizado na Internet. Falaremos sobre os diversos parâmetros de configuração de rede, bem como sobre o protocolo TCP/IP, no Capítulo 16.

23.        Selecione a opção Configurações personalizadas.

24.        Dê um clique no botão Próximo (Next), para seguir para a próxima etapa da instalação. Nesta etapa é exibida a marca/modelo da placa de rede que foi detectada pelo Windows XP. Vamos alterar alguns parâmetros do protocolo TCP/IP.

25.        Dê um clique na opção Protocolo TCP/IP e depois dê um clique no botão Propriedades. Surge a janela Protocolo > Propriedades do Protocolo TCP/IP.

26.        Marque a opção Usar o seguinte endereço IP.

27.        Preencha os seguintes campos com os seguintes valores:

  • Endereço IP: 10.204.123.2
  • Máscara de rede: 255.255.255.0

28.        Dê um clique no botão OK.

29.       Dê um clique no botão Próximo (Next), para seguir para a próxima etapa da instalação. Surge uma janela perguntando se o computador fará parte de um grupo de trabalho (Workgroup) ou de um domínio. Grupos de trabalhos são utilizados para pequenas redes, de até 5  ou 10 computadores, no máximo, onde não existem servidores com o Windows 2000 Server ou com o Windows Server 2003 instalado. Domínios são utilizados para redes empresariais, com um grande número de equipamentos, onde existem servidores com o Windows 2000 Server ou com o Windows Server 2003 instalado. Falaremos mais sobre Workgroup e Domínios no Capítulo 11.

30.        Selecione a opção “Não, o computador não está em uma rede ou está em uma rede sem um domínio. Tornar este computador um membro do seguinte grupo de trabalho:”.

31.        No campo para digitação do nome do grupo de trabalho digite GROZA ou outro nome qualquer que você for utilizar para a sua instalação.

32.        Dê um clique no botão Próximo (Next), para seguir para a próxima etapa da instalação. A instalação do Windows continua, automaticamente, com mais algumas etapas: cópia de arquivos, registro de componentes, configurações do menu Iniciar e assim por diante. Ao final desta etapa o computador é automaticamente reinicializado. O computador reinicializa, e a nova tela do Windows XP já é exibida. A primeira inicialização demora um pouco mais do que o normal, pois são feitas diversas configurações necessárias para o funcionamento do Windows XP. Uma pequena animação com o logotipo do Windows XP é exibida e logo em seguida surge um assistente que irá conduzi-lo pelo processo de ativação do Windows XP. Se você tiver acesso à Internet, a ativação pode ser feita automaticamente; caso contrário você terá que fazer a ativação por telefone. Se você não fizer a ativação o Windows XP somente funcionará por 14 dias, e ao final deste período o sistema deixa de funcionar.

33.        Clique no botão Avançar do assistente que é exibido na primeira vez que o sistema é inicializado. Surge uma tela para configuração da sua conexão com a Internet. Nesta tela informamos se a conexão será feita por Modem, por um serviço baseado em DSL (assinante de linha digital) ou através de uma rede local. Vamos fazer uma conexão via Modem/linha discada.

34.        Selecione a opção Modem Telefônico.

35.        Dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa da configuração. Surge uma tela perguntando se você deseja ativar o Windows agora. Para ativar o Windows marque a opção Sim, ativar o Windows pela Internet agora. Se você escolher esta opção, o assistente solicitará as informações sobre o número de telefone do seu provedor Internet, o seu nome de usuário e senha no provedor. Tenha estas informações disponíveis se você optar por ativar o Windows neste momento. As configurações para conexão com a Internet feitas neste momento são gravadas e poderão ser utilizadas para conectar com a Internet sempre que for necessário. Não vamos ativar o Windows neste momento.

36.        Selecione a opção Não, lembre-me periodicamente. Não se esqueça que você tem que ativar o Windows XP dentro de 14 dias, pois caso contrário ele deixará de funcionar.

37.        Dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa da configuração.

38.        Dependendo das opções selecionadas nas etapas anteriores, pode surgir uma tela perguntando se você deseja configurar uma conexão com a Internet. Se surgir esta tela, marque a opção Não, deixar para depois. No Capítulo 4 – Acessando a Internet, aprenderemos a configurar uma conexão com a Internet.

39.        Dê um clique no botão Avançar seguindo para a próxima etapa da configuração. Surge uma tela para a criação de usuários. Além do usuário Administrador, que foi criado durante o processo de instalação, precisamos criar pelo menos mais um usuário. Os usuários criados nesta etapa são configurados com permissões de Administrador. Vamos criar mais dois usuários: caruncho e jsilva.

40.        No campo Seu nome, digite caruncho. No campo 2º usuário digite jsilva. Os usuários serão criados, com senha de logon em branco. No Capítulo 6 aprenderemos a definir uma senha para cada usuário e também as demais configurações relacionadas com as contas de usuários.

41.        Dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa da configuração. Surge a tela com a seguinte mensagem: “Parabéns, você está pronto para começar”. Finalmente, o Windows XP está instalado e pronto para ser usado.

42.        Dê um clique no botão Concluir.

43.        É exibida uma janela onde aparecem o nome dos usuários criados no passo 40. Para fazer o logon como um determinado usuário basta clicar no respectivo nome. Se houver uma senha definida para o usuário, a senha será solicitada. No nosso caso dê um clique no usuário caruncho e o logon será automaticamente efetuado, pois a senha deste usuário ainda está em branco. A Área de trabalho do Windows XP é exibida e estamos pronto para utilizá-lo.

Se você tiver criado somente um usuário, no passo 40, o logon será automaticamente feito com este usuário; não será exibida a lista de usuários, pois somente existirá um usuário além do usuário Administrador que foi criado nas primeiras etapas da instalação.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI