NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 09 : 11
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti

Lição 232 - Capítulo 09 - Criando e expandindo um volume simples

Podemos criar um Volume simples, em qualquer espaço não alocado de um disco de Armazenamento dinâmico. Um Volume simples pode conter espaço não alocado de um único disco, possui uma letra de unidade atribuída ao Volume e pode ser formatado com FAT, FAT32 ou NTFS. Após criado, um Volume simples pode ser expandido somente com espaço do mesmo disco e somente se tiver sido formatado com NTFS. Um Volume simples aparece para o Windows 2000 Server como um drive. Por exemplo F:, G:, etc.

Exemplo: Para criar um Volume simples, siga os passos indicados a seguir:

1.       Abra o console personalizado Gerenciamento de discos, criado anteriormente.

2.       No painel da esquerda, dê um clique na opção Gerenciamento de disco para exibir as informações sobre os discos e partições.

3.       Localize um disco de Armazenamento dinâmico que possua espaço não alocado. No exemplo que estou utilizando, criarei o volume no Disco 1, que é o disco de 4,01 GB.

4.       Dê um clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado. No menu que surge dê um clique na opção Novo volume. O Windows XP abre o Assistente para novos volumes.

5.       A primeira tela é simplesmente informativa. Dê um clique no botão Avançar (Next) para ir para a segunda tela do assistente.

6.       Na tela que surge, certifique-se de que a opção Volume simples esteja marcada, conforme indicado pela Figura 9.14.


Figura 9.14
Criando um Volume simples.

7.       Dê um clique no botão Avançar (Next) para ir para a terceira tela do assistente.

Na terceira tela, o Windows XP exibe o disco no qual será criado o Volume, e também o tamanho máximo disponível. Nesta tela, caso existam outros discos dinâmicos, com espaço livre, é possível alterar o disco no qual será criado o Volume simples. Para isto basta utilizar Adicionar ou Remover para incluir o disco desejado.

8.       Especifique um tamanho para o volume a ser criado e dê um clique no botão Avançar para ir para a quarta tela do assistente. Especifique 2048 no campo Selecione o espaço em MB. Dê um clique no botão Avançar (Next), para ir para a próxima etapa do assistente.

9.       Na quarta tela podemos definir uma letra de unidade a ser atribuída ao assistente. Por padrão o Windows XP sugere a primeira letra disponível. Aceite a sugestão do Windows XP e dê um clique no botão Avançar (Next) para ir para a quinta tela do assistente.

10.     Na quinta tela, podemos definir o sistema de arquivos a ser utilizado, bem como um rótulo para a unidade. Vamos formatar com NTFS, pois somente volumes com NTFS podem ser expandidos, conforme veremos nos próximos exemplos. Marque as opções conforme indicado na Figura 9.15.


Figura 9.15
Formatando o Volume com NTFS.

11.     Dê um clique no botão Avançar (Next) para ir para a tela final do assistente.

12.     Na tela final é exibido um resumo das escolhas feitas nas etapas anteriores. Caso algo esteja errado, utilize o botão Voltar (Back) para corrigir.

13.     Dê um clique no botão Concluir (Finish) e pronto. Em poucos instantes o Windows XP terá criado um Volume simples com as opções especificadas.

Observe que, ao concluir a formatação, a palavra Íntegro é exibida abaixo do tamanho do volume. Volumes são exibidos com uma cor diferente da cor utilizada para partições primárias em discos básicos. As cores utilizadas pelo gerenciador de discos são descritas na legenda, na parte de baixo da janela.

14.     Mantenha o console Gerenciamento de discos aberto, pois iremos utilizá-lo nos próximos exemplos.

No próximo exemplo aprenderemos a expandir um volume simples. Expandir um volume significa adicionar mais espaço ao volume já existente. Ao expandir um volume, o espaço total do volume é igual à soma dos vários espaços que formam o volume expandido.

Exemplo 2: Para expandir um Volume simples, siga os passos indicados a seguir:

1.       Com o console para Gerenciamento de disco ainda aberto, dê um clique com o botão direito do mouse no volume a ser estendido. No menu que surge dê um clique na opção Estender volume. Será aberto o Assistente para extensão de volumes.

2.       A primeira tela é simplesmente informativa, dê um clique no botão Avançar (Next) para ir para a segunda tela do assistente.

3.       Na segunda tela, o Windows XP exibe qual o tamanho máximo que você pode adicionar ao volume. Este tamanho é a soma dos espaços não alocados disponíveis. Se você tiver espaço não alocado em outros discos, pode utilizar o botão Adicionar para acessar os demais discos disponíveis. Vamos aumentar o volume em mais 512 MB. Para isso marque as opções conforme indicado na Figura 9.16.


Figura 9.16
Estendendo o volume em mais 512 MB.

4.       Dê um clique no botão Avançar (Next) para ir para a tela final do assistente.

5.       Na tela final, o Windows XP exibe as opções escolhidas nos passos anteriores. Caso deseje alterar alguma opção, utilize o botão Voltar (Back).

6.       Dê um clique no botão Concluir (Finish) para estender o volume em mais 512 MB. Com isso o nosso Volume simples deve estar com 2560 MB, 2048 da criação original mais 512 MB que foram adicionados ao estender o volume.

7.       Feche o console Gerenciamento do computador.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI