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ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 031 - Módulo 03 - Consultas: Definições e Usos

Você utiliza consultas para visualizar, alterar e analisar dados de diferentes maneiras. Você também pode utilizá-las como origem de registros para formulários e relatórios. 

O tipo mais comum de consulta é uma consulta seleção. Uma consulta seleção recupera dados de uma ou mais tabelas utilizando critérios por você especificados e, em seguida, exibe os registros obtidos na ordem desejada. 

Você cria uma consulta com um assistente ou a partir do zero no modo Estrutura da consulta. Você especifica os dados com os quais deseja trabalhar adicionando as tabelas que contêm os dados e preenchendo a grade de estrutura. 

Usamos consultas para selecionar registros, atualizar tabelas ou efetuar cálculos com base nos dados já existentes em uma tabela. Por exemplo, podemos utilizar uma consulta para calcular o total de vendas por país de destino ou por cliente para um determinado ano ou o total mensal de vendas dentro do ano.  

Também podemos criar consultas que atualizam os dados de uma tabela. Vamos supor que você deva aplicar um reajuste de 20% em no Preço Unitário de todos os produtos da tabela Produtos. Ao invés de fazermos esta modificação manualmente, podemos utilizar um tipo especial de consulta chamado "Consulta de atualização", a qual fará as alterações necessárias. 

Em determinadas situações precisamos montar um relatório em que os dados que farão parte do relatório não estão disponíveis em uma única tabela. Também pode acontecer de precisarmos de dados que são calculados com base em um mais campos de uma tabela. Nestas situações primeiro temos que montar uma consulta que nos forneça a listagem desejada e, somente depois, podemos criar o relatório baseado na consulta montada inicialmente. Esta é uma das situações mais comuns em que utilizamos consultas para resolver um problema prático do dia-a-dia. 

Quando criamos uma consulta o Microsoft Access não salva junto com a consulta, os dados por ela retornados. Ao salvar uma consulta, somente o comando SQL - Structured Query Language é salvo. Cada vez que a consulta é executada, o comando SQL é executado e os dados são retornados a partir das tabelas que fazem parte da consulta. No comando SQL está toda a informação necessária para que o Microsoft Access execute a consulta, tais como: campos a serem retornados, critérios de filtragem, ordenação dos resultados, campos calculados, etc.

Nota: Conforme veremos nas próximas lições não é preciso conhecer a linguagem SQL para criar consultas no Microsoft Access. As consultas serão criadas utilizando a interface Gráfica do Microsoft Access.

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