NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosLivrodelphibas › Capítulo 2 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »
Delphi Básico
Autor: Rodrigo Costa e Silvio Ferreira
Lição 11 de 29 - Variáveis

Neste módulo serão apresentados os conceitos da linguagem Object Pascal. Você encontrará as instruções principais do Delphi para a declaração de variáveis, os tipos de variáveis existentes, os operadores de cálculos, operador de atribuição, operadores lógicos, estruturas de decisão, estruturas de repetição e a modularização do código através de functions e procedures.

Além disso, nos exemplos propostos, são abordadas funções de conversão de tipos de dados, utilização de arquivos textos, manipulação de strings e a indexação de variáveis alfanuméricas.

O processador de um microcomputador (CPU) é o responsável pelo controle e processamento dos cálculos matemáticos e das resoluções de expressões lógicas.  Todavia, os dados que são usados num processamento precisam ser armazenados em algum lugar – este lugar é a memória principal.  Ela funciona como um depósito que guarda nossas informações e como um depósito, não podemos simplesmente ir armazenando nossas informações sem qualquer arrumação.  Para isso, existem “caixas” na memória (posições de memória), que nos permitem organizar essas informações.  Essas caixas, conceitualmente recebem nomes e são conhecidas como variáveis. Assim, a variável é uma pequena porção da memória onde guardamos os dados que precisamos utilizar em nossa aplicação em tempo de execução.

Obs: Apesar de uma variável armazenar informações de uma aplicação, ela não substitui a utilização de um banco de dados. A variável armazena informações apenas durante a execução do programa, enquanto o banco de dados armazena informações permanentemente mesmo quando o computador é desligado. Os mecanismos de banco de dados gravam as informações fisicamente no disco rígido e os dados residentes na memória são deletados quando o computador é desligado.

Exemplos de variáveis:

nome
idade
media_final

Toda variável necessita ser declarada, ou seja, reserva-se um local da memória informando que tipo de dados residirão ali.  Assim, a sintaxe de declaração de uma variável é :

variável  :  tipo de dados ;

ou

variável1, variável2, ..., variáveln  :  tipo de dados ;

Exemplo:

Se declararmos as variáveis NOME, IDADE e BOTAFOGUENSE da seguinte forma:

declare
         NOME : texto;
         IDADE : numérico;
         BOTAFOGUENSE : lógico;

estamos criando áreas na memória identificadas por NOME, IDADE e BOTAFOGUENSE, que só poderão receber, respectivamente, valores alfanuméricos, numéricos e lógicos (Verdadeiro ou Falso).

O mesmo exemplo em Delphi ficará assim:

Var
      nome : string;
      idade : integer;
      botafoguense : boolean;

Os nomes das variáveis devem começar com uma letra ou sublinhado (_), seguidos de uma seqüência de letras, números ou caracteres sublinhados e não podem conter espaços em branco ou caracteres especiais como: #,%,$,! e operadores aritméticos: +, -, / e *.

Você pode declarar uma variável em três áreas distintas de uma Unit. Cada área indicará o escopo da variável, ou seja, como e onde será possível acessá-la.

Para criar uma variável que possa ser acessada por outras Unit’s (por todo o projeto), você deve declará-la na seção Public da Unit.

Para criar uma variável que seja manipulada apenas na Unit em que se está trabalhando, você deve declará-la na seção var que fica localizada bem antes da seção implementation da Unit.

E por fim, você pode declarar uma variável que só vai existir dentro de um procedimento (procedure ou function), para isto, crie uma seção var antes do begin do procedimento e declare a variável desejada.


Declarando variáveis

« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

* Você pode baixar (fazer download) do conteúdo completo deste curso, em formato PDF, com 179 páginas, comprando o seguinte e-book:

DELPHI BÁSICO

LIVROS INDICADOS DE DELPHI:

Gostou deste artigo?

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

    Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

    Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2019 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI