NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 022 - Capítulo 02 - Aplicações em Quatro Camadas

Como uma evolução do modelo de três camadas, surge o modelo de quatro camadas. A idéia básica do modelo de quatro camadas é retirar a apresentação do Cliente e centralizá-las em um determinado ponto, o qual na maioria dos casos é um servidor Web. Com isso, o próprio Cliente deixa de existir como um programa que precisa ser instalado em cada computador da rede. O acesso à aplicação é feito através de um navegador, como o Internet Explorer ou o Netscape Navigator. A Figura 2.5 nos dá uma idéia geral do modelo em quatro camadas.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 2.5 O modelo de desenvolvimento em quatro camadas.

Para acessar a aplicação, o cliente acessa o endereço da aplicação, utilizando o seu navegador. Por exemplo http://www.empresa-xy.com/sistemas/rh.aspx. Todo o acesso do cliente ao Banco de Dados é feito de acordo com as regras contidas no servidor de Aplicações. O cliente não tem acesso ao Banco de Dados, sem antes passar pelo servidor de Aplicações. Com isso as quatro camadas são as seguintes:

  • Cliente: Neste caso, o Cliente é o Navegador utilizado pelo usuário, quer seja o Internet Explorer, Netscape Navigator, ou outro navegador qualquer, compatível com as aplicações utilizadas.
  • Apresentação: Neste modelo, se desloca do cliente para o servidor Web. A interface pode ser composta de páginas HTML, ASP, PHP ou qualquer outra tecnologia capaz de gerar conteúdo para o navegador. Com isso, alterações na interface da aplicação são feitas diretamente no servidor Web, sendo que estas alterações estarão, automaticamente, disponíveis para todos os Clientes. Com este modelo não existe a necessidade de reinstalar a aplicação em todos os computadores da rede, sempre que houver alterações na interface das aplicações. Fica muito mais fácil garantir que todos estão tendo acesso à versão mais atualizada da aplicação. A única coisa que o cliente precisa ter instalado na sua máquina é o navegador.
  • Lógica: São as Regras do Negócio, as quais determinam de que maneira os dados serão utilizados. Esta camada está no servidor de Aplicações. Desta maneira, quando uma Regra do Negócio for alterada, basta atualizá-la no servidor de Aplicações. Após a atualização, todos os usuários passarão a ter acesso à nova versão, sem que seja necessário reinstalar o programa em cada um dos computadores da rede. Vejam que, ao centralizar as Regras do Negócio em um servidor de Aplicações, estamos facilitando a tarefa de manter a aplicação atualizada.
  • Dados: Nesta camada, temos o servidor de Banco de Dados, no qual reside toda a informação necessária para o funcionamento da aplicação.

Com o deslocamento da camada de apresentação para um servidor Web, resolvemos o problema de termos que atualizar a aplicação, em centenas ou milhares de computadores, cada vez que a interface da aplicação for alterada. Neste ponto, a atualização das aplicações é uma tarefa mais gerenciável, muito diferente do que acontecia no caso do modelo em duas camadas. O custo de manutenção dos sistemas é muito menor.

Os servidores de Aplicação, Web e Banco de Dados não precisam, necessariamente, ser servidores separados, isto é, uma máquina para fazer o papel de cada um dos servidores. O conceito de servidor de Aplicação, servidor Web ou servidor de Banco de Dados é um conceito relacionado com a função que o servidor desempenha. Podemos ter, em um mesmo equipamento, estes diferentes servidores. Claro que questões de desempenho devem ser levadas em consideração e cuidadosamente projetadas, para não prejudicar o desempenho e a segurança das aplicações.

Também podemos ter a funcionalidade do servidor de Aplicações distribuída através de vários servidores, com cada servidor tendo alguns componentes que formam parte das funcionalidades da aplicação. Este modelo onde temos componentes em diversos equipamentos, é conhecido como Modelo de Aplicações Distribuídas. Também podemos colocar os componentes em mais do que um servidor para obtermos um melhor desempenho, ou redundância, no caso de um servidor falhar.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

 
 

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®

LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO

DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI