[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 022 - Capítulo 02 - Aplicações em Quatro Camadas

Como uma evolução do modelo de três camadas, surge o modelo de quatro camadas. A idéia básica do modelo de quatro camadas é retirar a apresentação do Cliente e centralizá-las em um determinado ponto, o qual na maioria dos casos é um servidor Web. Com isso, o próprio Cliente deixa de existir como um programa que precisa ser instalado em cada computador da rede. O acesso à aplicação é feito através de um navegador, como o Internet Explorer ou o Netscape Navigator. A Figura 2.5 nos dá uma idéia geral do modelo em quatro camadas.

Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti
Figura 2.5 O modelo de desenvolvimento em quatro camadas.

Para acessar a aplicação, o cliente acessa o endereço da aplicação, utilizando o seu navegador. Por exemplo http://www.empresa-xy.com/sistemas/rh.aspx. Todo o acesso do cliente ao Banco de Dados é feito de acordo com as regras contidas no servidor de Aplicações. O cliente não tem acesso ao Banco de Dados, sem antes passar pelo servidor de Aplicações. Com isso as quatro camadas são as seguintes:

  • Cliente: Neste caso, o Cliente é o Navegador utilizado pelo usuário, quer seja o Internet Explorer, Netscape Navigator, ou outro navegador qualquer, compatível com as aplicações utilizadas.
  • Apresentação: Neste modelo, se desloca do cliente para o servidor Web. A interface pode ser composta de páginas HTML, ASP, PHP ou qualquer outra tecnologia capaz de gerar conteúdo para o navegador. Com isso, alterações na interface da aplicação são feitas diretamente no servidor Web, sendo que estas alterações estarão, automaticamente, disponíveis para todos os Clientes. Com este modelo não existe a necessidade de reinstalar a aplicação em todos os computadores da rede, sempre que houver alterações na interface das aplicações. Fica muito mais fácil garantir que todos estão tendo acesso à versão mais atualizada da aplicação. A única coisa que o cliente precisa ter instalado na sua máquina é o navegador.
  • Lógica: São as Regras do Negócio, as quais determinam de que maneira os dados serão utilizados. Esta camada está no servidor de Aplicações. Desta maneira, quando uma Regra do Negócio for alterada, basta atualizá-la no servidor de Aplicações. Após a atualização, todos os usuários passarão a ter acesso à nova versão, sem que seja necessário reinstalar o programa em cada um dos computadores da rede. Vejam que, ao centralizar as Regras do Negócio em um servidor de Aplicações, estamos facilitando a tarefa de manter a aplicação atualizada.
  • Dados: Nesta camada, temos o servidor de Banco de Dados, no qual reside toda a informação necessária para o funcionamento da aplicação.

Com o deslocamento da camada de apresentação para um servidor Web, resolvemos o problema de termos que atualizar a aplicação, em centenas ou milhares de computadores, cada vez que a interface da aplicação for alterada. Neste ponto, a atualização das aplicações é uma tarefa mais gerenciável, muito diferente do que acontecia no caso do modelo em duas camadas. O custo de manutenção dos sistemas é muito menor.

Os servidores de Aplicação, Web e Banco de Dados não precisam, necessariamente, ser servidores separados, isto é, uma máquina para fazer o papel de cada um dos servidores. O conceito de servidor de Aplicação, servidor Web ou servidor de Banco de Dados é um conceito relacionado com a função que o servidor desempenha. Podemos ter, em um mesmo equipamento, estes diferentes servidores. Claro que questões de desempenho devem ser levadas em consideração e cuidadosamente projetadas, para não prejudicar o desempenho e a segurança das aplicações.

Também podemos ter a funcionalidade do servidor de Aplicações distribuída através de vários servidores, com cada servidor tendo alguns componentes que formam parte das funcionalidades da aplicação. Este modelo onde temos componentes em diversos equipamentos, é conhecido como Modelo de Aplicações Distribuídas. Também podemos colocar os componentes em mais do que um servidor para obtermos um melhor desempenho, ou redundância, no caso de um servidor falhar.

« Lição anterior Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Δ Página principal Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti ¤ Capítulos Curso Completo de SQL Server 2005 - Júlio Battisti Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI