NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
Dando continuidade ao nosso projeto, iremos implementar nesta parte a nossa camada de apresentação. Isso irá envolver a criação das páginas web, e nestas páginas iremos adicionar os controles necessários para interagir com o usuário. Para facilitar o desenvolvimento, iremos começar pela parte que gerencia o site, e para isso, criei uma nova pasta chamada Admin para armazenar os arquivos desta parte.
Agora, teremos que desenvolver a arte para nossas páginas. Você pode fazer isso utilizando diversas ferramentas, seja o Photoshop, Dreamweaver, Fireworks ou Front Page. Eu criei o modelo abaixo:
Tente fazer o seu modelo respeitando as áreas designadas para os elementos.
Criando os arquivos e inserindo os componentes
Agora que já temos o modelo, vamos criar os arquivos que farão parte da administração do nosso sistema de notícias. Lembrando que todos os arquivos, deverão ser criados dentro da pasta Admin, crie os arquivos com os nomes listados abaixo:
» CadCategorias.aspx
» CadUsuarios.aspx
» CadNoticias.aspx
» UpdUsuarios.aspx
» UpdNoticias.aspx
» AdminNoticias.aspx
» AdminUsuarios.aspx
» formAutenticar.aspx
Quero aproveitar a oportunidade e fazer uma correção referente a primeira parte deste tutorial. Havíamos informado a necessidade de criar a função para alterar Categorias, porém, visto que trata-se de um processo muito simples, o que não se exige a criação desta função. Devido a isso, deixamos de listar acima o arquivo que fará a alteração de Categorias.
Característica dos Arquivos.
Acompanhe a baixo, e faça com bastante atenção, a inserção dos controles em cada arquivo listado:
cadCategorias.aspx
Veja o modelo:
cadUsuarios.aspx
Veja o Modelo:
cadNoticias.aspx
Veja o modelo:
updUsuarios.aspx
Veja o Modelo:
updNoticias.aspx
Veja o modelo:
Ok pessoal, na próxima parte deste tutorial continuaremos a construção das páginas que faltam, e também, já definiremos o nosso esquema de acesso à dados.
Portanto, não deixem de acompanhar a conclusão deste tutorial.
Um abraço,
Lano de Castro