NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Neste tutorial segue com a série de tópicos sobre noções básicas de informática, bem como definições sobre o mundo tecnológico. Serão abordados diversos assuntos tais como: computação, microinformática, noções de redes de computadores, componentes básicos dos computadores, funções dos componentes, noções de sistema operacional Windows, serviços de Internet, instalação física dos computadores, mais alguns temas que são abordados quase sempre na maioria das provas em concursos que são realizados em todo o Brasil. Você aprenderá desde saber o que é um computador até meios de transmissão de dados e redes de computadores.
Nesta 27ª parte, serão comentadas e analisadas algumas informações básicas e instruções sobre organização e uso dos arquivos dentro do computador, bem como melhor forma de uso de um dos mais usados gerenciador de informações do mercado.
Veremos suas características, funções, formas de configurações, aplicabilidade e também visualização de telas, e principais atalhos para otimização de uso. Estes tipos de informações são cobrados na maioria dos concursos públicos e também no uso diário dentro das organizações.
Todas as marcas e nomes aqui citados têm seus direitos reservados aos respectivos fabricantes, sendo aqui mencionados para efeitos de estudo e pesquisa.
Organização de Dados
* Em tutoriais já estudados
Conforme tutoriais anteriores, nesta 26ª parte, serão visto mais profundamente as diversas informações sobre gerencia de dados no computador.
Foi visto que :
» ARQUIVO
A forma de o computador guardar os dados e programas nos discos é através de arquivos. Podem ser dados de trabalho diário, como documentos de processadores de texto, etc.
Há diferenças entre arquivos de dados e arquivos de programas. Basicamente, os arquivos de dados possuem conteúdos variáveis, de acordo com a introdução de dados por parte do usuário, e os nomes dados a estes arquivos são de escolha do próprio, da forma como ele quiser reconhecer o arquivo criado.
Os arquivos tipo programas recebem os seus nomes fornecidos pelos fabricantes dos softwares, e seus respectivos conteúdos não podem ser alterados pelo usuário.
» DIRETÓRIOS E SUBDIRETÓRIOS
O armazenamento de grupos de arquivos em diferentes diretórios facilita e muito a localização de arquivos e também melhora o gerenciamento de dados. Diretório é o lugar criado pelo usuário para guardar os arquivos.
A finalidade de um diretório é facilitar e simplificar o armazenamento de informações pelo agrupamento das informações (ARQUIVOS) iguais ou semelhantes.
O diretório que contêm todos os outros é chamado de DIRETÓRIO PRINCIPAL ou RAIZ, os outros são chamados de SUBDIRETÓRIOS ou Diretórios de primeiro nível.
Veja na tela abaixo um exemplo :
Diretório Principal e Subdiretórios – Veja, por exemplo, o diretório chamado “Arquivos de Programas”. Abaixo dele representados pelo sinal de (+) temos outros diversos subdiretórios todos eles organizados por tipo de programas ou semelhança. Na figura, é apresentada uma letra chamada C:, pode ser chamado de diretório matriz e no sistema operacional Windows, geralmente é onde são instalados todos os programas, inclusive o próprio sistema operacional. Dependendo do tipo de instalação que é feita no HD, pode ser chamada também de partição C:, pois o disco rígido pode ser fracionado em diversas partições (D:, E: e etc)
» O Windows Explorer
O programa chamado EXPLORANDO ou Windows Explorer é o gerenciador de arquivos e pastas utilizados pelo sistema operacional Windows, seja ele em qual versão estiver sendo utilizado no computador.
Tem por finalidade, facilitar a cópia, exclusão, inclusão, organização, movimentação e todas as atividades referentes ao gerenciamento de arquivos, podem este também ser usado para a instalação de softwares na estação de trabalho.
Este ícone abaixo geralmente era usado em versões mais antigas do Windows, sendo possível acessar através dos passos:
1 – Menu Iniciar
2 – Programas
3 – Windows Explorer
Em versões mais atuais do Windows o explorer pode ser acessado pelos seguintes passos:
1 – Menu Iniciar
2 – Meu computador
* Painel Windows Explorer
Assim como os demais programas, o Windows Explorer é uma janela e por isso contém as mesmas barras que abrigam os comandos de operações.
Há algumas diferenças na área de trabalho já que o Explorer é divido em painéis. Observe abaixo a divisão:
O painel da esquerda é chamado de raiz, este contém os componentes de sistema e os diretórios, que são chamadas também de pastas de sistema.
O painel que se encontra à direita mostra o conteúdo de cada item disposto no painel da esquerda. Observa na seta.
Estes conteúdos são denominados de subpasta, quando se tratar de um diretório subordinado a um outro ou, simplesmente, arquivo, quando mostrar um conteúdo final de uma pasta.
No painel do Windows Explorer à esquerda, temo algumas pastas que contém subpastas, estas são precedidas do sinal (+). Este sinal quando visível significa que a pasta raiz se encontra fechada com suas subpastas recolhidas.
* Explorando os objetos
Objeto é todo e qualquer ícone que esteja disposto e visível nos painéis do gerenciador de arquivos Explorer.
Para explorar os objetos deve-se primeiro selecionar a pasta que se deseja pesquisar.
Efetuando um simples clique sobre um ícone, é feito à operação de seleção e mostra-se o conteúdo no painel direito (subpastas e arquivos). Observe abaixo:
No exemplo acima, quando se seleciona a pasta raiz C: no lado direito, à esquerda aparecem às pastas que compõem esta partição.
Ao efetuar um clique no sinal de (+) são mostradas as subpastas dispostas em ramificação abaixo da pasta matriz sem alterar a visualização do painel direito.
Dois cliques sobre um determinado ícone realiza as duas tarefas citadas anteriormente, ou seja:
» selecione um objeto
» mostra as subpastas
A ação de efetuar um clique sobre um subpasta no painel direito apenas tem a função de selecionar.
Efetuando dois cliques sobre uma subpasta no painel direito do Windows Explorer, transporta todas as subpastas para o painel esquerdo e mostra o conteúdo da subpasta acionada.
Observação 1: Para recolher as subpastas mostradas ao clicar no sinal de (+), basta clicar no sinal de (-). Ao efetuar esta operação a pasta volta para o estado anterior e também retorna com sinal de (+)
Observação 2: Observe que quando ativamos uma pasta que está precedida do sinal de (+), esta passa a ter o sinal de (-).
Nos próximos tutoriais serão vistos mais assuntos relacionados à informática para concursos.
Até a próxima.
Confira todos os artigos de Informática para Concursos:
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2024 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI