[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 07 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 161 - Capítulo 07 - Pastas Compartilhadas e Permissões de Acesso

Vamos iniciar apresentando os conceitos teóricos relacionados com o compartilhamento de pastas, permissões de compartilhamento, permissões NTFS e a interação entre permissões de compartilhamento e permissões NTFS.

Quando compartilhamos uma pasta, permitimos que o seu conteúdo seja acessado através dos demais computadores da rede. Quando uma pasta é compartilhada, os usuários podem acessá-la através da rede, bem como o conteúdo da pasta. Por exemplo, poderíamos criar uma pasta compartilhada onde seriam colocados documentos, orientações e manuais, de tal forma que estes possam ser acessados a partir de qualquer computador conectado à rede.

Ao compartilharmos uma pasta, todo o conteúdo da pasta passa a estar disponível para acesso através da rede. Isso significa que se houverem outras sub-pastas, dentro da pasta compartilhada, estas também estarão disponíveis para acesso pela rede. Considere o exemplo da Figura 7.1. Se a pasta C:\Documentos for compartilhada, todo o seu conteúdo e também o conteúdo das suas sub-pastas C:\Documentos\Ofícios e C:\Documentos\Memorandos estarão disponíveis para acesso através da rede.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.1 Ao compartilhar uma pasta, todo o seu conteúdo estará disponível.

Quando uma pasta é compartilhada em um computador, é criado um caminho para acessar esta pasta a partir dos demais computadores da rede. Este caminho segue o padrão UNC – Unified Namming Convention (Convenção Unificada de Nomes). Todo caminho que segue o padrão UNC inicia com duas barras invertidas, seguida pelo nome do computador onde está o recurso compartilhado (que pode ser uma pasta compartilhada, um impressora compartilhada, etc.), mais uma barra invertida e o nome do compartilhamento. Vamos imaginar que estamos compartilhando recursos em um servidor da rede cujo nome é: SRVRS001. Neste servidor criamos três pastas compartilhadas com os seguintes nomes de compartilhamento: documentos, manuais e memorandos. Também compartilhamos uma impressora com o nome de compartilhamento lasera1. Qual seria o caminho para acessar estes recursos, segundo o padrão UNC?

  • \\SRVRS001\documentos
  • \\SRVRS001\manuais
  • \\SRVRS001\memorandos
  • \\SRVRS001\lasera1

Nota: Conforme veremos na parte prática, o nome do compartilhamento não precisa ser igual ao nome da pasta que está sendo compartilhada. É recomendado que o nome do compartilhamento sirva como indicação para o conteúdo do recurso que está sendo compartilhado, para facilitar a localização dos recursos disponíveis na rede.

Restringindo o Acesso às Pastas Compartilhadas:

Porém quando uma pasta é compartilhada, não significa que o seu conteúdo deva ser acessado por todos os usuários da rede. Podemos restringir quais usuários terão acesso à pasta compartilhada, qual o nível de acesso de cada usuário e qual o número máximo de usuários que poderão acessar a pasta compartilhada simultaneamente, o que é feito através de Permissões de compartilhamento.

Com o uso de permissões, podemos definir quais os usuários poderão acessar o conteúdo da pasta compartilhada e com que nível de permissão (somente leitura, leitura e alteração, pode ou não excluir arquivos e assim por diante). Para isso, é criada uma lista com o nome dos usuários e grupos que possuem permissão de acesso. Além disso é possível limitar o que os usuários com permissão de acesso podem fazer. Pode haver situações em que alguns usuários devem ter permissão apenas para ler o conteúdo da pasta compartilhada; pode haver outras situações em que alguns usuários devem ter permissão de leitura e escrita, enquanto outros devem ter permissões totais, tais como leitura, escrita e até exclusão de arquivos.

Na Figura 7.2, temos um exemplo, em que o grupo Gerentes possui permissões de Controle total em uma determinada pasta, enquanto o grupo Usuários possui permissões apenas para leitura, nesta mesma pasta.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 7.2 Grupos diferentes com permissões diferentes.

Nota: As permissões definem o que cada usuário pode fazer com o conteúdo de uma pasta compartilhada, desde somente leitura, até um controle total sobre o conteúdo da pasta compartilhada. Porém as permissões de compartilhamento somente têm efeito se o acesso for feito pela rede. Se o usuário fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada e acessá-la localmente, através do drive C: (ou outro drive qualquer onde está a pasta compartilhada), as permissões de compartilhamento não serão verificadas e, portanto, não terão nenhum efeito. Para estes casos valerão somente as permissões NTFS. Ainda neste capítulo você aprenderá, em detalhes, sobre as permissões NTFS.

Nota: Permissões de compartilhamento não impedem o acesso ao conteúdo da pasta localmente, isto é, se um usuário fizer o logon no computador onde está a pasta compartilhada, o usuário terá acesso a todo o conteúdo da pasta, a menos que as Permissões NTFS estejam configuradas. Permissões NTFS são um assunto para daqui a pouco.

Os dois últimos parágrafos parecerem repetidos?? Sim, foram repetidos, PROPOSITADAMENTE, devido a importância desde detalhe. Este é o tipo de detalhe que sempre é cobrado nos exames de Certificação do Windows 7. Ficar atento e conhecer estes pequenos detalhes é a diferença entre ser aprovado e ser reprovado no exame.

Ao criarmos um compartilhamento em uma pasta, por padrão o Windows 7 atribui como permissão de compartilhamento “Leitura” para o grupo “Todos”, que, conforme o nome sugere, significa qualquer usuário com acesso a pasta compartilhada, seja localmente, seja pela rede, com permissão somente de leitura. Por isso ao criar um compartilhamento, já devemos configurar as permissões necessárias, a menos que estejamos compartilhando uma pasta de domínio público, onde todos os usuários possam ter acesso de Leitura sobre os arquivos e sub-pastas da pasta que está sendo compartilhada.

DICA: Aviso Importante Para os Usuários do Windows 2000 (Professional e Server):

No Windows 2000 Professional ou Server, para compartilhar uma pasta, basta clicar com o botão direito do mouse na pasta e, no menu de opções que é exibido, selecionar a opção Compartilhamento. Com isso é exibida uma janela onde podemos definir o nome do compartilhamento, as permissões e o número máximo de usuários acessando o compartilhamento simultaneamente.

No Windows 7 o procedimento é bastante semelhante: Clicamos com o botão direito do mouse na pasta a ser compartilhada e, no menu de opções que é exibido, selecionamos o comando Compartilhar com -> e é aberto um menu com vários opções. Ao clicar em qualquer uma das opções, por padrão será aberto um assistente, o qual nos permite compartilhar a pasta com os usuários do próprio computador ou com usuários de outros computadores da rede. Neste livro, não usaremos o Assistente de compartilhamento, por ele ser bastante simplificado e não nos dar acesso a todas as configurações de compartilhamento. Nós vamos configurar o Windows 7 para que não utilize o Assistente de compartilhamento. Com isso, ao clicarmos no botão Compartilhar..., faremos com que seja exibida uma tela através da qual teremos acesso a todas as opções de compartilhamento.

Quando eu comecei a testar as versões de avaliação do Windows 7 e me deparei com o assistente de compartilhamento, a primeira impressão que eu tive foi: NÃO GOSTEI. O segundo pensamento foi: TEM COMO EXIBIR A JANELA DE COMPARTILHAMENTO TRADICIONAL, QUE ERA EXIBIDA ATÉ WINDOWS 2000? (ou pelo menos uma janela semelhante, com opções semelhantes). Felizmente a resposta é sim, podemos fazer com que seja exibida a janela de compartilhamento tradicional, na qual temos acesso a todas as opções de configuração.

Exemplo prático: Para fazer com que seja exibida a janela tradicional de configuração dos compartilhamentos, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o Computador: Iniciar -> Computador.

2.         Selecione o comando Organizar -> Opções de Pasta e Pesquisa.

3.         Será aberta a janela Opções de pasta. Dê um clique na guia Modo de exibição.

4.         Utilize a barra de rolagem vertical para ir mais para o final da lista de opções.

5.         Localize a opção “Usar o assistente de compartilhamento (recomendável)” e, se ela estiver marcada, desmarque-a.

6.         Dê um clique no botão OK para aplicar a alteração.

7.         Agora navegue até uma pasta qualquer, clique com o botão direito do mouse e, no menu de opções que é exibido, clique em Compartilhar com... -> Compartilhamento avançado...

8.         Observe que é exibida uma janela com todas as opções relacionadas ao compartilhamento de pastas. Aprenderemos a utilizar estas opções mais adiante, neste capítulo. Dê um clique no botão Cancelar para fechar a janela de compartilhamento.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI