[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 17 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 336 - Capítulo 17 - Opções Avançadas de Inicialização do Windows 7

Nesta lição veremos conceitos importantes, principalmente quando acontecem problemas na reinicialização do sistema. Vamos tratar dos seguintes tópicos:

  • Opções de inicialização avançada do Windows 7 e o Modo de Segurança.
  • Last Know Good Configuration e Control Sets.

Opções de Inicialização Avançada do Windows 7 e o Modo de Segurança:

Ao inicializar o Windows 7, será exibido um menu de opções, menu este que é montado a partir de informações da base de dados do BCD, conforme descrito anteriormente. Este menu somente é montado se existirem, pelo menos dois sistemas operacionais instalados no computador. Consideramos como sendo “diferentes opções de inicialização”, diferentes versões do Windows (9x, Me, NT, 2000 ou XP) ou uma mesma versão com diferentes chaves de inicialização como por exemplo /fastdetect e /basevideo. Se houver uma única opção o menu não será exibido.

Quando o menu é exibido você pode selecionar uma das opções do menu e pressionar Enter. Logo após pressionar Enter é exibida a mensagem Iniciando… Se neste momento você pressionar a tecla F8, será exibido um menu de opções avançadas de inicialização. Se não for exibido o menu, ou seja, se houver uma única opção de inicialização, você deve ficar atento à tela do computador. Quando a mensagem Iniciando… aparecer, você deve pressionar a tecla F8 para exibir o menu com as opções avançadas de inicialização.

É comum utilizarmos o menu de opções avançadas quando estamos com problemas na inicialização do Windows 7. Nestas situações, as opções do menu avançado podem nos ajudar na solução de problemas, conforme veremos na sequencia. Vamos analisar cada uma destas opções, iniciando pelas opções de Modo de Segurança.

Nota: No Windows 7 você pode pressionar a tecla F8 enquanto o menu de inicialização, com as diferentes versões do Windows disponíveis, estiver sendo exibido. Ao pressionar F8 será exibido o menu de opções avançadas do Windows, no qual são exibidas as opções indicadas na Figura 17.18 e explicadas logo a seguir.

  • Modo de Segurança
  • Modo de Segurança  com Rede
  • Modo de Segurança com Prompt de Comando

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 17.18 – Opções Avançadas de Inicialização.

  • Habilitar  Log de Inicialização
  • Habilitar vídeo de baixa resolução (640x480)
  • Última configuração válida (avançado)
  • Modo de Restauração de Serviços de Diretório
  • Modo de depuração
  • Desabilitar o reinício automático durante falha do sistema
  • Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver
  • Iniciar o Windows Normalmente

A seguir passo a descrever todas estas opções de inicialização.

Entendendo o Modo de Segurança de inicialização:

Quando o Windows 7 não está conseguindo inicializar no modo Normal, temos a opção de inicializá-lo no Modo de Segurança. No Modo de Segurança apenas os drivers e serviços estritamente necessários à inicialização do sistema são carregados. O sistema é inicializado utilizando um driver de vídeo padrão VGA, com resolução de 800 x 600 e com suporte ao mouse, teclado, monitor, sistema de armazenamento local (discos rígidos, disquete, etc). O suporte a dispositivos não essenciais, tais como dispositivos de áudio é desabilitado  no Modo de Segurança. Os programas configurados para serem inicializados automaticamente são ignorados no Modo de Segurança. Todo este cuidado é tomado para que o Windows 7 possa inicializar, mesmo que com um conjunto mínimo e drivers e serviços. Uma vez inicializado, você poderá alterar as configurações que estão impedindo que o Windows 7 inicialize no modo Normal.

Ao entrar no Modo de Segurança, faça sempre o logon com uma conta com permissão de Administrador, para que você possa ter acesso irrestrito a todas as ferramentas e consoles de diagnóstico e correção de erros.

A maioria das ferramentas de configuração, diagnóstico e correção de erros estão disponíveis no Modo de Segurança, para que o Administrador possa fazer as configurações necessárias, para corrigir os problemas que estão impedindo o Windows 7 de inicializar no modo Normal. Por exemplo, no Modo de Segurança temos acesso ao Painel de controle, às Ferramentas Administrativas, ao utilitário de Backup, ao Editor da Registry, às configurações de rede e assim por diante.

Se você desconfia que o problema é com algum hardware recém instalado ou com o driver de um hardware recém instalado, utilize o Gerenciador de dispositivos para verificar se existe algum problema de hardware. Se o Windows 7 conseguir inicializar no Modo de Segurança é porque os serviços básicos do Sistema Operacional estão funcionando corretamente. Se o Windows 7 deixou de inicializar normalmente após a instalação de um driver é provável que o respectivo driver seja a causa do problema.

Estando no Modo de Segurança você pode utilizar o Gerenciador de Dispositivos para desinstalar ou desabilitar o driver que está causando problemas. Uma vez desabilitado o referido driver, o Windows 7 deverá voltar a inicializar normalmente.

Nota: Para mais detalhes sobre o uso do Gerenciador de Dispositivos, consulte o Capítulo 3, o qual faz parte do Volume 1, desta série de livros sobre o Windows 7.

Ao fazer a inicialização no Modo Seguro, o Windows XP vai exibindo cada driver e serviço que vai sendo carregado.

Ao iniciar o computador no Modo de Segurança você deve fazer o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador, para que você possa ter acesso a todas as configurações do Windows 7 e fazer as alterações necessárias.

Uma vez tendo feita as alterações necessárias você deve reinicializar o computador para testar se as alterações que foram feitas surtiram o efeito desejado, qual seja, permitir que o Windows 7 possa voltar a inicializar no modo Normal.

Se você precisa acessar recursos da rede, ao invés da opção Modo de Segurança, deve selecionar a opção Modo de Segurança com Rede. Com esta opção o sistema de rede do Windows será carregado (desde que não existam problemas que impeçam a carga dos componentes de rede) e, mesmo no Modo de Segurança, você terá acesso aos recursos da rede.

Nota: O Modo de Segurança com rede não funcionará em computadores portáteis que estão utilizando cartões PCMCIA de rede. O suporte a cartões PCMCIA é desabilitado no Modo de Segurança, mesmo quando você seleciona a opção Modo de Segurança com rede.

A opção Modo de Segurança com prompt de comando carrega o Windows 7 porém não carrega a interface gráfica, mas sim a interface de linha de comando (Cmd.exe) com suporte a todos os comandos reconhecidos pelo Windows 7. Devido às facilidades da interface gráfica, dificilmente alguém vai optar por esta opção, a não ser que você seja um fã de carteirinha da interface baseada na linha de comando.

Em resumo podemos afirmar que o Modo de Segurança é uma ferramenta especialmente útil quando o Windows 7 está com problemas para inicializar no Modo Normal. Nestas situações podemos inicializar no Modo de Segurança e fazer as alterações necessárias para que o Windows 7 possa voltar a inicializar no modo Normal.

Agora vamos entender um pouco melhor a opção Ultima Configuração Válida (Last Know Good Configuration) e a sua relação com os chamados Control Sets. Na parte final deste item trataremos das demais opções do Menu de opções avançadas do Windows.

Última Configuração Válida e Control Sets:

A opção Última Configuração Válida (Avançado) é indicada em situações onde a instalação de um novo driver ou programa está causando problemas, impedindo que o Windows 7 possa inicializar normalmente. Vamos supor que você baixou da internet uma nova versão para o driver da placa de som do seu computador. Você instala a nova versão do driver e ao reinicializar o computador, o Windows 7 não consegue inicializar normalmente. Nesta situação você pode inicializar utilizando as opções avançadas do menu de inicialização e selecionar a opção Última configuração válida. Com isso serão carregadas as configurações da última configuração com a qual o Windows 7 conseguiu inicializar normalmente, ou seja, as configurações anteriores a atualização do driver que está causando o problema.

Ao selecionar a opção Última Configuração Válida o Windows 7 será inicializado usando as informações da Registry, as quais o Windows 7 salvou na última vez que você inicializou o Windows 7 com sucesso, ou seja, as informações da Última configuração válida. As informações sobre a Última configuração válida são armazenadas na Registry do Windows 7, no seguinte caminho:

HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet

Ao inicializar um computador com o Windows 7 estão disponíveis duas configurações para inicialização: Default and LastKnownGood. Estas configurações são conhecidas como Control Sets. Um Control Set é um conjunto de configurações da Registry, configurações estas utilizadas para inicializar o computador. Quando você faz o logon no Windows 7 normalmente e faz alterações nas configurações, como por exemplo instalar uma nova versão de um driver, estas alterações são salvas no CurrentControlSet. Ao encerrar o Windows 7 (Shutdown) as alterações são copiadas para o control set Default. Na próxima vez que você fizer o logon com sucesso, as configurações do control set Default serão copiadas para o control set Last Know Good Configuration. Se você não conseguir fazer o logon com sucesso devido às últimas alterações, você tem a opção de reinicializar o sistema e utilizar a opção Última Configuração Válida. Observe que as configurações da Última configuração válida somente são sobrescritas depois que você faz as alterações, reinicializa o computador e consegue fazer o logon com sucesso. Se devido às alterações você não conseguir fazer o logon ou sequer reinicializar o Windows 7, as configurações da Última configuração válida não serão sobrescritas e você terá a opção de carregá-las na próxima inicialização, revertendo as alterações que foram feitas e estão impedindo o Windows 7 de inicializar corretamente.

Você pode utilizar a Última configuração válida em situações tais como:

  • Você instalou uma novo driver ou uma nova versão de um driver existente e o Windows 7 não consegue mais inicializar corretamente. Nesta situação você pode reinicializar utilizando a opção Última Configuração Válida. Com isso as configurações anteriores a alteração que não está funcionando serão carregadas e o Windows 7 voltará a inicializar normalmente.
  • Por engano ou por sabotagem um dispositivo fundamental, como por exemplo o controlador IDE foi desabilitado. Se um dispositivo como o controlador IDE for desabilitado, o Windows 7 não conseguirá inicializar normalmente. Nestas situações você pode utilizar a Última Configuração Válida para restaurar as configurações que estavam funcionando normalmente.

Nota: Lembre que se após ter feito alguma alteração, o Windows 7 reiniciar e você conseguir fazer um logon, as configurações do control set Last Know Good Configuration serão sobrescritas pelas configurações atuais. Nesta situação você não poderá mais utilizar a opção Última Configuração Válida, para voltar à situação anterior. Para estas situações é que existe a opção Restauração do sistema, a qual foi vista anteriormente e também o recurso de Backup Completo do Computador, o qual foi visto no início do Capítulo. Vejam que o objetivo deste capítulo é justamente aprender a utilizar os recursos de recuperação do Windows 7, para fazer com que o Windows possa voltar a funcionar normalmente, em caso de problemas. Claro que o ideal é que você nunca precisasse usar estes recursos, mas, na prática, sabemos que os problemas ocorrem e temos que estar preparados para solucioná-lo. Um bom Técnico de Informática tem que saber usar estes recursos. Não pode ser como alguns técnicos que conheço em que o primeiro recurso quando ocorre um problema é Formatar e Instalar Tudo de Novo. Esta não é uma solução aceitável e qualquer semi aspirante a debiloide sabe usar o Formatar e Instalar tudo de novo. O Verdadeiro profissional da área deve ser capaz de usar as ferramentas disponíveis para detectar e solucionar os problemas, quando necessário.

Outras Opções de Configuração do Menu de Opções Avançadas do Windows:

  • Habilitar Log de Inicialização: Ao selecionar esta opção o Windows 7 cria um log com a descrição da carga e inicialização dos drivers e serviços. Este log é gravado em um arquivo chamado NTBTLOG.TXT, o qual é gravado na pasta onde o Windows 7 está instalado. Ao inicializar o Windows 7 no Modo de Segurança este log também é automaticamente criado.
  • Habilitar vídeo de baixa resolução (640 x 480): Esta opção inicializa o Windows 7 utilizando um driver VGA com configurações mínimas. Esta opção é útil quando você está tendo problemas com o driver da placa de vídeo ou do monitor.
  • Ultima Configuração Válida: Foi descrita no tópico anterior.
  • Modo de Restauração de Serviços de Diretório: Esta opção só é utilizada em computadores com o Windows Server 2012, Windows Server 2008, Windows Server 2003 ou Windows 2000 Server, configurados como DCs (controladores de domínio), quando é necessário restaurar um backup do Active Directory.
  • Modo de depuração: Inicializa o Windows 7 no modo de depuração do Kernel. Este é um modo avançado, normalmente utilizado por técnicos de suporte avançado ou por programadores. Para usar esta opção, o computador deve estar ligado em rede a outro computador, através da porta Serial COM2 e, no outro computador, deve ser executado um programa de depuração.
  • Desabilitar o reinício automático durante falha do sistema: No caso de falhas críticas do sistema, como por exemplo quando um dispositivo indispensável de hardware como um HD, não pode ser inicializado, é exibida a já conhecida (e odiada) “Tela Azul da Morte”, que é uma tela em modo texto, com um monte de códigos sobre o erro crítico que está ocorrendo. Conforme veremos em um dos próximos tópicos, você pode configurar o Windows 7 para reinicializar, automaticamente, em caso de erros críticos. Por exemplo, pode ser que o erro foi uma falha momentânea e na próxima reinicialização, o Windows 7 consiga inicializar, normalmente. Porém se o erro persistir e o Windows 7 estiver configurado para reinicializar automaticamente, o Windows 7 entrará em um ciclo infindável. Ocorre o erro, reinicializar automaticamente, o erro ocorre novamente, reinicializa novamente, o erro ocorre a assim por diante. Para evitar este ciclo interminável, você pode pressionar a tecla F8 logo após a inicialização e selecionar a opção Desabilitar o reinício automático durante falha do sistema. Com isso, quando ocorrer o erro, a tela do erro ficará sendo exibida, até que você desligue o computador. Você poderá analisar a tela de erro, com cuidado, para tentar descobrir a causa do problema.
  • Desabilitar Imposição de Assinatura de Driver: Pode ocorrer de o Windows 7 não conseguir inicializar devida a um drive de hardware sem assinatura, que foi instalado. Todo driver de hardware deve ter uma assinatura (que nada mais é do que um Certificado Digital), a qual identifica o fabricante e a origem do driver. Caso um administrador tenha instalado um driver, mesmo que o Windows 7 tenha avisado ser um driver sem assinatura reconhecida, pode ocorrer de o Windows não poder inicializar, por causa deste driver. Nestes casos, você pode usar esta opção para inicializar o Windows 7 e desinstalar o driver sem assinatura.
  • Iniciar normalmente: Inicializa o Windows 7 no modo normal.

Muito bem, estas são as opções avançadas de inicialização do Windows 7, as quais, conforme vimos, podem ser úteis em uma série de situações onde o Windows 7 está sendo impedido de inicializar normalmente. A seguir veremos o recurso conhecido como Windows Recovery Environment  - Ambiente de Recuperação do Windows, o qual é acessado diretamente através do DVD de instalação do Windows 7. Então tenha em mãos, o DVD de instalação do Windows 7, pois vamos utilizá-lo no próximo exemplo.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI