[MEU 50º LIVRO]: BANCOS DE DADOS E ACESS - CURSO COMPLETO - DO BÁSICO AO VBA - 1602 páginas

Páginas: 1602 | Autor: Júlio Battisti | 40% de Desconto e 70h de Vídeo Aulas de Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 02 : Cap02_19
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 036 - Capítulo 02 - Criando Pastas e Sub-pastas

Trabalhando com pastas e arquivos:

Para armazenar informações de maneira permanente, isto é, informações que não são perdidas quando o computador é desligado, devemos gravar as informações em arquivos em um disquete, no HD ou em um CD/DVD. O disquete é uma solução para gravar pequenos arquivos, devido à pequena capacidade de armazenamento do disquete: 1,44 MB. O CD-ROM, conforme o próprio nome indica (ROM = Read Only Memory, ou seja, Memória Apenas de Leitura) é um dispositivo que só pode ser gravada uma vez e os arquivos nele gravados não podem ser alterados. Por isso toda a informação que temos no computador, inclusive os arquivos do Windows 7, ficam gravados no disco rígido (HD), em diversas pastas e subpastas, conforme já descrito anteriormente. No disco rígido é possível gravar, alterar e, se for necessário, excluir informações.

O Windows 7 é composto de milhares de arquivos, o Microsoft Office também e assim qualquer programa que instalamos é composto por um grande número de arquivos. Para organizar toda esta informação o Windows 7 utiliza o conceito de pastas e subpastas. Este conceito não é nenhuma novidade. Desde a época do MS-DOS já havia o conceito de diretórios e sub-diretórios, só o que mudou, a partir do Windows 95 foi o nome – de diretório para pastas – e a possibilidade de termos nomes longos para pastas e arquivos, pois na época do MS-DOS e Windows 3.xx estávamos limitados a nomes de no máximo 8 caracteres.

Podemos pensar numa pasta como se fosse (e na prática é) uma divisão lógica/organizacional do disco rígido, divisão esta utilizada para organizar as informações. Assim temos uma pasta na qual é instalada o Windows (e várias subpastas com as diferentes partes do Windows), temos uma pasta Arquivos de programas, dentro da qual é criada uma subpasta para cada programa instalado no computador, por exemplo temos a subpasta C:\Arquivos de programas\Microsoft Office, onde são instalados os arquivos do Office e assim por diante. Os principais objetivos da utilização de pastas e subpastas é organizar a informação que está no disco rígido e facilitar a localização de arquivos e pastas.

Nesta e nas próximas lições você aprenderá a realizar uma série de operações com pastas e arquivos. Para realizar estas operações vamos utilizar tanto o Windows Explorer.

Nota: Nos exemplos que apresentaremos serão criadas pastas e subpastas no disco rígido C:. Também é possível criar pastas e subpastas no disquete, apenas temos que lembrar que a capacidade do disquete, em termos de espaço de armazenamento, é bastante reduzida: 1,44 MB.

Criando pastas e subpastas com o Windows Explorer:

Neste tópico aprenderemos a criar pastas e sub-pastas utilizando o Windows Explorer. Para o exemplo proposto criaremos a estrutura indicada na Figura 2.34. Esta estrutura será criada diretamente dentro do C:\ A Microsoft sempre recomenda que sejam criadas pastas dentro da estrutura de pastas do próprio usuário, ou seja, dentro da pasta Documentos do usuário. Neste exemplo eu vou criar a estrutura diretamente no C:\ por dois motivos:

  • Mostrar que existe a possibilidade de criar pastas em qualquer parte do drive C:\
  • Utilizar estas pastas para alguns exemplos sobre Pastas Compartilhadas, no Capítulo 7.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.34 – Estrutura de pastas e subpastas para os exemplos práticos.

Exemplo prático: Para criar a estrutura de pastas e sub-pastas proposta na Figura 2.34, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon no Windows 7.

2.         Abra o Windows Explorer: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Windows Explorer.

3.         Por padrão, virá selecionada a pasta Bibliotecas, do usuário logado. No meu exemplo, vem a pasta Bibliotecas do usuário juliob, que é o usuário com o qual estou logado. No campo endereço, clique na setinha para a direita, que aparece bem no início do campo Endereço e, no menu de opções que é aberto, clique em Computador, conforme destacado na figura 2.35. Esta é uma maneira rápida de acessar pontos importantes, tais como o Área de Trabalho ou o Computador, conforme já descrito anteriormente.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.35 – Um atalho rápido para os principais itens do Computador.

4.         No painel da direita serão exibidos todos os recursos locais e de rede, conforme exemplo da Figura 2.36, onde é exibido o Drive C:\, o disquete (A:\) e o drive de CD (D:\), denominados de Dispositivos de Armazenamento Removíveis, além de dois drives de rede (J:\) e (M:\).

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.36 – Exibindo os recursos locais e de rede.

5.         Agora vamos abrir o C:, para exibir o seu conteúdo. Você pode fazer isso de duas maneiras diferentes. Dando um clique duplo no ícone Disco Local (C:), no painel da direita. Com isso, já será exibido, no Painel da direita, todo o conteúdo do C: Ou você pode usar o Painel da esquerda. Clique na setinha para a direita, que aparece ao lado de Computador, para expandir esta opção. Abaixo de computador, no Painel da esquerda, são exibidos os vários drives e unidades de rede do computador. Clique na setinha para a direita, ao lado de Disco Local (C:), para expandir esta opção e exibir, abaixo dela, a lista de pastas do C: Para o nosso exemplo, vamos utilizar a opção de dar um clique duplo em Disco Local (C:), no Painel da Direita.

Dê um clique duplo na opção Disco Local (C:), no painel da direita. O drive C será aberto e o seu conteúdo será exibido no Painel da Direita.

Nota: Quando o disco rígido é formatado, um nome é atribuído (conforme você aprenderá no Capítulo 9). Para alterar o nome do disco rígido, também conhecido como label do disco rígido, clique com o botão direito do mouse em C: e no menu e opções que é exibido, clique em Renomear. Digite o novo nome e tecle Enter. Por padrão é atribuído o nome Disco Local, mas você pode alterar este nome, sempre que necessário.

6.         Para criar uma nova pasta temos duas opções diferentes.

  • Clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço em branco, no painel da direita. No menu que surge selecione o comando Novo -> Pasta. Uma nova pasta, com o nome Nova pasta é criada no disco rígido. Neste momento não clique nem faça nada, simplesmente digite o nome da pasta a ser criada e tecle Enter. Quando você digita a primeira letra do novo nome, o nome Nova pasta é excluído e o nome que você está digitando aparece. Digite Documentos do chefe e tecle Enter. Pronto a pasta Documentos do chefe foi criada no disco rígido.

ou

  • Clique no botão Nova pasta (último botão da barra de botões). Uma nova pasta, com o nome Nova pasta é criada no disco rígido. Neste momento não clique nem faça nada, simplesmente digite o nome da pasta e tecle Enter. Quando você digita a primeira letra do novo nome, o nome Nova pasta é excluído e o nome que você está digitando aparece. Digite Documentos do chefe e tecle Enter. Pronto a pasta Documentos foi criada no disco rígido.

Use qualquer um destes dois métodos, para criar a pasta Documentos do chefe. Observe que após a criação, a pasta já passa a ser exibida no Painel da direita, no Windows Explorer.

7.         Neste momento a pasta Documentos do chefe já foi criada, agora temos que criar as sub-pastas indicadas na Figura 2.34. Iniciaremos pela criação das pastas Memorandos e da pasta Ofícios, as quais ficam diretamente dentro da pasta Documentos do chefe.

8.         Como estas pastas serão subpastas da pasta Documentos do chefe, antes de criar estas pastas temos que selecionar a pasta Documentos do chefe.

9.         No Painel da direita, dê um clique duplo na pasta Documentos do chefe para entrar nesta pasta.

10.       Clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco, no painel da direita. No menu que surge selecione o comando Novo -> Pasta. Digite Memorandos e pressione Enter. Pronto, a subpasta Memorandos foi criada dentro da pasta Documentos do chefe.

11.       Clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco, no painel da direita. No menu que surge selecione o comando Novo -> Pasta. Digite Ofícios e pressione Enter. Pronto, a subpasta Ofícios foi criada dentro da pasta Documentos do chefe.

12.       Agora você está em condições de criar as demais subpastas indicadas na Figura 2.34. Apenas lembre que, por exemplo, para criar as pastas 2000, 2001 e 2002 dentro da pasta Memorandos, primeiro você precisa “entrar” na pasta Memorandos. Em resumo, se você quer criar uma subpasta, a primeira coisa a fazer é acessar a pasta na qual será criada a subpasta.

13.       No Painel da direita, dê um clique duplo na pasta Memorandos para entrar nesta pasta.

14.       Clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco, no painel da direita. No menu que surge selecione o comando Novo -> Pasta. Digite 2000 e pressione Enter. Pronto, a subpasta 2000 foi criada dentro da pasta Memorandos. Clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco, no painel da direita. No menu que surge selecione o comando Novo -> Pasta. Digite 2001 e pressione Enter. Pronto, a subpasta 2001 foi criada dentro da pasta Memorandos. Clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco, no painel da direita. No menu que surge selecione o comando Novo -> Pasta. Digite 2002 e pressione Enter. Pronto, a subpasta 2002 foi criada dentro da pasta Memorandos.

15.       Agora nós temos que entrar na pasta Ofícios para, dentro desta pasta, criar as sub-pastas 2000, 2001 e 2002. Para acessar a pasta Ofícios, utilizaremos o Painel da Esquerda. No painel da esquerda, localize a pasta Documentos do chefe, a qual está dentro do Disco Local (C:). Observe se as pastas Memorandos e Ofícios já são exibidas, abaixo da pasta Documentos do chefe. Se as pastas Memorandos e Ofícios ainda não estão sendo exibidas, é por que elas estão ocultas. Se for este o caso, clique na setinha cinza, não inclinada, ao lado de Documentos do chefe, para exibir o seu conteúdo. Uma vez que as pastas Memorandos e Ofícios estejam sendo exibidas, abaixo de documentos do Chefe, clique na pasta Ofícios, para exibir o seu conteúdo no Painel da direita. Observe que a pasta Ofícios está vazia. Isso por que foi criada recentemente e nenhum arquivo ainda foi gravado nela, nem foi criada nenhuma subpasta. Agora que já acessamos a pasta Ofícios, vamos criar as sub-pastas 2000, 2001 e 2002.

16.       Clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco, no painel da direita. No menu que surge selecione o comando Novo -> Pasta. Digite 2000 e pressione Enter. Pronto, a subpasta 2000 foi criada dentro da pasta Ofícios. Clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco, no painel da direita. No menu que surge selecione o comando Novo -> Pasta. Digite 2001 e pressione Enter. Pronto, a subpasta 2001 foi criada dentro da pasta Ofícios. Clique com o botão direito do mouse em um espaço em branco, no painel da direita. No menu que surge selecione o comando Novo -> Pasta. Digite 2002 e pressione Enter. Pronto, a subpasta 2002 foi criada dentro da pasta Ofícios.

17.       Após criada e estrutura proposta, teremos uma série de pastas e subpastas, porém estas pastas estão vazias, nos próximos exemplos aprenderemos a copiar arquivos para estas pastas, a renomear pastas e arquivos e a excluir pastas e arquivos. Agora a nossa estrutura de pastas e sub-pastas deve estar completa, conforme indicado na Figura 2.42:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.37 – Completamos a criação da estrutura de pastas e subpastas, proposta no exemplo.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Quer Aprender VBA no Excel, Sem Dificuldades, com Exemplos
Práticos Passo a Passo e com Explicações Detalhadas?

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passos

Junto com o livro você Recebe 11 Bônus Incluindo 50 horas de Vídeo Aulas.

Mesmo que Você não Saiba Nada de Programação VBA ou já Tenha Tentado
Aprender VBA e Desistiu ou Achou Difícil, com Este Livro EU GARANTO que Você Aprenderá, SEM DIFICULDADES. APRENDIZADO GARANTIDO.

Clique Aqui Para Todos os Detalhes sobre Esta Oferta

- É com alegria que Comunico o lançamento do meu 42º Livro.

 

- Perfeito para Iniciantes em Programação VBA.

 

- Abordo desde o Básico até Comandos Avançados.

 

- Códigos detalhadamente explicados, linha por linha.

 

- Criação de Funções e Procedimentos com VBA.

 

- O Modelo de Objetos do Excel - Exemplos Práticos.

 

- Criação de Formulários - UseForms.

 

- Criação de um Sistema de Cadastro Completo, com Foto.

 

- Como trabalhar com Tabelas Dinâmicas na Programação VBA.

 

- Como trabalhar com Gráficos na Programação VBA.

 

- Rotina que Escreve um número por Extenso usando VBA.

 

- E muito, muito mais mesmo...

 

- Junto com o livro você recebe 50 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas, Dashboards e Muito mais.

 

[Bônus]: 60 horas de Vídeo Aulas sobre Macros, Programação VBA, Fórmulas e Funções Avançadas no Excel, Recursos Avançados, Dashboards e Muito mais.

 

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

Aprenda com Júlio Battisti: "Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Uteis - Passo a Passos

A BÍBLIA DA
PROGRAMAÇÃO
VBA NO EXCEL

 

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI